Sem categoria

A cor faz a magia acontecer

As cores, a forma como as percebemos e sua influência sobre nós vêm sendo estudados já há muito tempo. O filósofo grego Aristóteles já havia se debruçado sobre o assunto e chegou a definir quais seriam as básicas, neste caso seis. Alguns especialistas afirmam que as milhões de cores que existem são resultado da mistura de apenas três. E que só as identificamos por causa da luz que incide sobre as coisas, fazendo com que nosso cérebro as identifique.

Complexo, não!? Seja como for, este é um universo fascinante e sua relevância é tão grande que criadores de logomarcas, grifes de roupas, estabelecimentos comerciais, designers de produtos e até formadores de palestrantes já não conseguem mais trabalhar sem uma análise sobre os efeitos delas nas pessoas. Bem, pelo menos não deveriam. No entanto a gente sabe que ainda há muita aberração, digamos, cromática, por aí.

Como vivemos em uma sociedade onde o visual ganha cada vez mais importância, há uma necessidade premente de aprofundamento nos conceitos que exploram os efeitos das cores sobre o nosso cérebro. Os profissionais precisam conhecer, por exemplo, a chamada Psicologia das Cores, que é uma área de estudo hoje bastante difundida e utilizada por empresas de publicidade, propaganda e marketing.

Basicamente, ela estuda como as cores são percebidas pelos seres humanos, as sensações e comportamentos que elas podem gerar. Isso é importante na hora de decidir qual delas usar em uma marca, embalagem, anúncio. Há exemplos clássicos, como o de gigantes do quilate de Coca-Cola e McDonald’s, onde o vermelho está sempre presente. É por que seus donos acham bonita? Claro que não! É porque se trata da cor do desejo, da excitação. Mesmo que você não esteja com fome, ao ver as embalagens e as propagandas dessas marcas certamente vai sentir vontade de consumir seus produtos.

Da mesma forma, o azul é muito usado para passar a sensação de paz, de calma, de bem-estar, leveza. O verde estimula sentimentos de esperança, simboliza perseverança, lembra natureza. É por isso que você vai vê-las em anúncios de saúde, de previdência, de produtos naturais, de ações cooperativistas. Assim como o lilás é comumente utilizado em algo ligado à sensualidade, o rosa à feminilidade, inocência. E por aí vai!

Executivos, palestrantes e coachs profissionais, se você reparar bem, também selecionam a dedo as cores que vão usar – ou pelo menos deveriam! Dependendo do efeito que se quer causar, um preto cai muito bem para passar seriedade ou deixar o ambiente mais tenso, assim como um azul acalma o público. E as cores vivas e chamativas alegram, deixam a ocasião mais descontraída, mais leve.

A Psicologia das Cores, portanto, jamais pode estar dissociada da produção de um bom profissional de propaganda e marketing. Por isso que na Pau e Prosa Comunicação temos experts no assunto. Verdadeiros artistas – alguns literalmente, vale o registro – que sabem como fazer essa correlação de objetivos e programação visual.

Vemos com os olhos, mas é lá no nosso cérebro que a mágica acontece. Conhecer bem essa mecânica pode ser determinante no sucesso de um produto, uma campanha ou no alcance da mensagem que se quer passar.

Posts Relacionados
Você continua linda.
Pau e Prosa e Femoda, juntos há quatro edições