Sem categoria

Prêmio TVCA 2022

E olha a Pau e Prosa Comunicação entre os destaques do Prêmio Centro América de Criação Publicitária! Ganhamos o troféu na categoria Televisão (Varejo) com um vídeo da campanha do “Dia das Mães 2021” da Unimed Cuiabá, o que nos trouxe um orgulho ainda mais especial. Afinal, trata-se de um material que, além de exaltar o espírito maternal que a data traz, colocou em [necessária] discussão uma questão bastante atual: o capacitismo.

A campanha mostra o poder que o amor tem para transformar vidas e que, independentemente das particularidades de cada mãe, uma relação única se constrói durante esse tempo. O Dia das Mães, portanto, é momento de celebrar o amor acima de todas as coisas pelos filhos. A figura materna, que é pilar de muitas famílias pelo Brasil, traz muito simbolismo, representando o cuidado, o afeto e a dedicação, características que também são diretrizes da Unimed Cuiabá.

Mas de que forma faríamos isso sem carregar demais no piegas, no que é clichê ou no lugar comum? Uma preocupação, aliás, que é uma constante nas reuniões de brainstorming da Pau e Prosa. Diante de tanto que já se fez em publicidade, principalmente nesta que é uma das datas principais do calendário do varejo, a agência utilizou o conceito das barreiras para mostrar a força da figura materna.

É sabido que as barreiras para se criar um filho não são poucas, mas há situações em que isso se torna ainda mais desafiador e as mães conseguem provar que podem ir além. Com a campanha de Dia das Mães, a Pau e Prosa conseguiu mostrar que o amor pode superar qualquer adversidade. E o fizemos com uma história real, revelando o cotidiano de uma pessoa cadeirante que se tornou mãe.

Vivendo numa sociedade que, por muitas vezes, é capacitista, a nossa personagem Lurdes conseguiu ir contra qualquer desconfiança para mostrar que podia sim criar seu filho, superando os maiores obstáculos e dificuldades. Interessante que o espectador, até próximo do final da peça, tem a impressão de que se trata de mais um comercial comum de Dia das Mães. A revelação de que Lurdes não possui as duas pernas chega com um banho de realidade e de perseverança. Não há quem não se emocione.

Nossos parabéns para toda a equipe da Pau e Prosa Comunicação e, em especial, aos que participaram mais efetivamente da transformação dessa ideia é um belíssimo filme: Neto Costa e Allan Galhardo (criação), Alessandra Godoy (direção) e Pantanal Filmes (produtora).

Posts Relacionados
Na comunicação, como no xadrez
Mais Safra, mais energia, mais amor pelo trabalho.