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E aí? O que faz a assessoria de imprensa?

 

Você sabia que muitas das informações disseminadas em veículos de comunicação sobre determinadas empresas é fruto do trabalho da assessoria de imprensa? Dentro do planejamento estratégico de uma comunicação corporativa está a criação e reconhecimento da marca, identidade organizacional, reputação, divulgação, notoriedade e o gerenciamento de crise. Engana-se quem pensa que a assessoria de imprensa é apenas o elo entre repórteres interessados em uma matéria e integrantes da empresa.

Na comunicação há várias ferramentas para “vender” uma marca. Enquanto a publicidade trabalha com produtos para veiculação em impressos, outdoors, TV, rádio, redes sociais, entre outros canais, a assessoria de imprensa tem a missão de divulgar uma empresa de forma espontânea, ou seja, despertando o interesse de jornalistas para que eles mesmos produzam materiais com citação ao cliente.

Aqui na Pau e Prosa, a assessoria de imprensa vai desde a divulgação de um evento ou fato de relevância para o público externo do cliente, passando pelo agendamento de entrevistas, elaboração de textos institucionais e materiais especiais para publicações, inserção da marca na mídia, até ao monitoramento e gerenciamento de uma crise. Este trabalho é feito pela equipe de jornalistas da agência, que atende cada um dos clientes compreendendo suas particularidades e objetivos.

Conhecer o seu cliente é uma das ferramentas básicas da assessoria de imprensa para saber o que ele quer ou não que seja divulgado publicamente. Outra ferramenta essencial é o bom relacionamento com veículos de comunicação. Obviamente, isto não impede, por exemplo, a publicação de uma reportagem desfavorável, mas possibilita à assessoria um contato com o repórter para elaborar a melhor resposta àquela demanda e a tempo de diminuir desgastes na imagem da organização.

É trabalho da assessoria também sugerir pautas de interesse do cliente e da imprensa para que a marca seja divulgada de forma espontânea. E mais uma vez, entra o olhar profissional dos assessores que precisam se atentar às demandas que de fato são relevantes para quem não faz parte daquela empresa. Até porque nem tudo o que acontece em uma organização, é de interesse público.

Viu só como assessoria não é só marcar uma entrevista com o presidente da empresa? Por trás de muitos produtos veiculados na mídia está o trabalho de assessores. E muito do que não sai em jornais também, após o contato com as equipes da redação. Para quem quer trabalhar com assessoria de imprensa, é bom se preparar porque são muitas as possibilidades de atuação.

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