Voltar

CANTINHO DA IMPRENSA

SICOOB MT/MS / Release


Sicoob União premia mães com mais de R$ 3 mil em concurso cultural no Tribunal de Justiça

21/06/2018

O Sicoob União entregou na quinta-feira (7) a premiação do concurso cultural “Amor maior do mundo”, realizado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A presidente da singular, Aifa Naomi Uehara de Paula, e o diretor executivo, José Augusto Manzano, marcaram presença no evento que ocorreu no gabinete do presidente do órgão, Rui Ramos.

Uma cerimônia emocionante. É como pode se descrever o evento que resultou na entrega de cartões-presentes no valor de R$ 500, dado pelo Sicoob União, para as seis pessoas que venceram a campanha desenvolvida para todas as mães servidoras efetivas, comissionadas, terceirizadas, credenciadas ou estagiárias junto ao Poder Judiciário de Mato Grosso. Para participar bastava enviar uma foto com o filho ou filha.

O Sicoob atua desde 1999 com uma agência dedicada ao TJMT. Segundo Aifa, a política empregada sempre valorizou os colaboradores. “A cooperativa tem esse princípio, de valorizar as pessoas, de valorizar o ser humano e tudo que a gente faz é em prol da comunidade onde atuamos. Para nós, se as pessoas estão satisfeitas, se estão sendo valorizadas, é exatamente o que desejamos. Poder executar ações como a de hoje, contribuindo para a satisfação, é excelente”, salientou Aifa.

O presidente do TJMT se mostrou feliz pela parceria com o Sicoob União. “Para qualquer tipo de organização é preciso ter um lado humano. Nossos servidores são nossos cooperadores, nossos companheiros diários. Sempre abrimos e desenvolvemos atividades para que exista essa valorização. Tudo isso não só para que exista uma confraternização diária, mas para que o Poder Judiciário seja uma instituição cada vez melhor”, explicou Rui Ramos.

Foram sorteadas Evelyne Segatto Mendes Silva, mãe de Bernardo Apolonio Mendes Silva, Letícia Campos Guedes Ourives, mãe de João Manoel Guedes Ourives, Tálita Jacielle Matos dos Santos Galindo, mãe de Maria Luísa Matos Galindo, Valdete Luiza Ascari Salvalaggio, mãe de Lucas Ascari Salvalaggio, Luana Aparecida Ascari Salvalaggio e Lara Rita Ascari Salvalaggio, Margareth Traquimas da Silva, mãe de Thiago Henrique Traquimas Bonfim, Bianca Traquimas Bonfim e Vitoria Carolina Traquimas Bonfim, Márlia Joaquina Leite Soares Cecconello, mãe de Roberto Luiz Cecconello Júnior e Mateus Leite Cecconello.

A mãe Letícia Campos agradeceu pela premiação com muita emoção. Ela economizou palavras e segurou as lágrimas após ouvir o relato de seu, filho João Manoel Guedes, 9 anos. “A minha mãe tem um poder, ela é super-protetora, é por isso que eu tanto amo ela. Ela merecia ganhar esse prêmio por ser a flor mais linda do meu jardim”, afirmou a criança.

José Augusto Manzano encerrou o evento agradecendo Rui Ramos pela disponibilidade sempre empregada nas parcerias juntos ao Sicoob. “O Rui Ramos é um dos nossos parceiros mais valiosos, com muito respeito e carinho sempre”, finalizou o diretor executivo.

Palestra sobre educação financeira

Ainda na quinta-feira o assessor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Sicoob Central MT/MS, Fabio Cesar Lima, proferiu palestra sobre educação financeira para os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Mais de 50 pessoas receberam dicas sobre consumo consciente, planejamento financeiro, cuidado com o crédito, reservas financeiras e investimentos. “O cooperativismo é uma filosofia sustentável que tem o objetivo de unir desenvolvimento econômico e inclusão social”, explicou Fábio.

Diretor executivo do Sicoob apresenta cooperativismo a produtores de Juína

13/06/2018

Clademir Salmória, diretor executivo do Sicoob Central MT/MS e com mais de 29 anos de experiência no mercado financeiro, realizou em Juína, no dia 12 de maio, uma palestra para produtores rurais para demonstrar as possibilidades do cooperativismo no agronegócio.

O evento realizado pelo Sicoob Integração aproximou a singular dos empresários presentes no evento e que buscar diversificar ou modernizar sua produção. O cooperativismo se apresenta como uma opção de relação entre capitais humano, social e empresarial, fatores fundamentais para a promoção do desenvolvimento local. O empenho do Sicoob busca justamente pela melhoria da qualidade de vida do produtor.

Conforme informado por José Aparecido, gerente de expansão do Sicoob Central, o evento foi uma parceria com o Sindicato Rural em Juína. “Foi um evento muito bom, cerca de 60 pessoas participaram. Discutimos o papel da cooperativa e as possibilidades na economia regional”, salientou Aparecido.

A cooperativa disponibiliza soluções que atendem da agricultura familiar à empresarial. Com linhas de comercialização, custeio e investimento, o Sicoob tem a flexibilidade necessária para contribuir com a competitividade na cadeia produtiva dos seus associados.

“O Sicoob pretende ajudar os produtores fornecendo crédito, taxas de juros baixas, trazendo sempre palestras de educação financeira e dando musculatura a um círculo de informação. A cooperativa, como organismo social de ajuda mútua, precisa levar todo esse trabalho ao cooperado”, finalizou José Aparecido.

O Sicoob trabalha com linhas específicas de financiamento, seja por meio de repasse e recursos próprios, do BNDES ou do Fundo Constitucional do Centro Oeste.

Presidente do Bancoob ministra palestra durante Norte AgroShow em Sinop

06/06/2018

O presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, estará no dia 7 de junho em Sinop para a palestra “Pense Grande, Faça História”. Será durante a Norte AgroShow, que passa a substituir a antiga Exponop, no Parque de Exposições da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte).

Tema do Movimento Sicoob MT/MS, “Pense grande. Faça história” propõe foco na geração de novas atitudes e no aumento da proatividade. Em sua fala, Almada ressaltará como é importante se concentrar na vitória e pensar grande para garantir o sucesso. Segundo ele, é preciso se planejar, criar estratégias que tornem possível a realização plena de nossos anseios.

Ele lembra ainda que estamos vivendo um momento extraordinário de mudanças em todo o planeta e elas influenciam também na forma como lidamos com questões econômico-financeiras. “Se mudarmos o nosso modelo mental conseguiremos entrar no futuro”, garante.

O presidente do Bancoob construiu uma sólida trajetória profissional ligada ao Sistema Financeiro Nacional, em especial ao cooperativismo de crédito. Foi superintendente de projetos e marketing do banco até abril de 2002, quando aceitou participar da constituição da Confederação Sicoob Brasil.  

Por intermédio do Bancoob, as cooperativas do Sicoob podem oferecer aos seus associados produtos e serviços e empréstimos oriundos de recursos próprios e governamentais. Esse portfólio permite que elas atuem no mercado financeiro em condições de igualdade com os bancos convencionais e, em muitos casos, com vantagens competitivas.

Atualmente, o Sicoob é a quinta maior rede de atendimento no Brasil com 2,7 mil agências em todo país, além de ser o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 4 milhões de cooperados.

O evento – Realizada de 6 a 8 de junho, pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrinorte) e o Sindicato Rural de Sinop, a Norte AgroShow é uma feira voltada à difusão de conhecimento, tecnologia e inovações para o campo. Além de palestras, ciclos de debates, leilões e rodadas de negócios, o evento contará com uma programação voltada ao público em geral.

Sicoob oferece as melhores soluções em Cobrança Bancária

04/06/2018

O Sicoob possui um serviço de Cobrança Bancária para empresas e pessoas físicas com soluções modernas e competitivas que se encaixam perfeitamente nas necessidades dos associados. Além destas vantagens e do atendimento personalizado, que é uma marca do Sicoob, ao utilizar o produto o cooperado ajuda a incrementar o resultado financeiro da cooperativa, gerando receitas que retornam para ele.

Com preços que são compatíveis com os praticados no mercado, a Cobrança Bancária Sicoob coloca à disposição do associado um software moderno, seguro e gratuito para administração de sua carteira. Ele garante uma gestão eficiente e moderna dos recebimentos e o controle é disponibilizado on-line. O envio eletrônico de boletos por e-mail ao sacado permite redução de custos operacionais e de material e o cooperado pode ainda obter a segunda via de boletos por meio do site www.sicoob.com.br.

A cobrança Sicoob é segmentada em carteiras divididas em modalidades. Na “Carteira Simples” os valores são creditados no prazo definido em contrato e é permitida a inserção de instruções de alteração de vencimento e concessão de abatimento para títulos com registro. Na “Carteira Garantida” a cooperativa poderá antecipar (descontar), vincular ou caucionar o valor dos títulos por meio de uma operação de crédito.

O Sicoob oferece também serviço de protesto de títulos. Ele é prestado por meio de convênio com o banco correspondente e é possível, inclusive, realizar protestos de forma automática.

Além disso, o Sicoob possui uma grande rede de atendimento, formada por cooperativas e, também, por correspondentes cooperativos contratados. Em situações de títulos vencidos, é disponibilizada ferramenta on-line para emissão de segunda via com data e valores atualizados, possibilitando o pagamento em qualquer instituição financeira. Adicionalmente, existe ainda a opção de emissão por meio do banco correspondente, que possui grande capilaridade no território nacional.

Com a Cobrança Bancária Sicoob o associado tem a possibilidade de um maior planejamento financeiro, redução da inadimplência e de antecipação de recursos para os momentos de grande necessidade. Ele usufrui de um sistema moderno, eficiente e com a tecnologia de ponta do Sicoob, com a vantagem de agregar renda à sua cooperativa.

Servidores do TJMT aprendem sobre educação financeira em palestra do Sicoob

O Sicoob União realizou na quinta-feira (07) palestra sobre educação financeira no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Fabio Cesar Lima, assessor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Sicoob Central MT/MS, direcionou seu conhecimento aos servidores do órgão. Mais de 50 pessoas estiveram presentes.

O sistema cooperativista prega o bem-estar social. Além do bom funcionamento dentro da singular, é importante que toda a comunidade se sinta feliz economicamente. No caso do Sicoob União, a preocupação foi ainda maior. Ciente do contexto, o papel de Fábio Lima foi trazer possibilidades para sensibilização e oxigenação das finanças.

“São dicas para melhorar a vida econômica de nossos parceiros. Conhecer os vilões, os inimigos do futuro. Nós focamos em pontos como consumismo e independência financeira. A maior parte do que falamos são dicas simples, que todos sabem, mas acabam deixando de lado”, afirmou o palestrante.

A presidente da singular, Aifa Naomi Uehara de Paula, e o diretor executivo, José Augusto Manzano, estiveram presentes. Ambos pregaram que o consumo deve ser equilibrado e alinhado ao padrão de vida. Segundo Aifa, é preciso não se deixar cair nas armadilhas, ler com criticidade a informação recebida e muitas vezes até fazer cálculos e negociações em situações de parcelamento.

“O cooperativismo é uma filosofia sustentável que tem o objetivo de unir desenvolvimento econômico e inclusão social. Como não tem fins lucrativos, as cooperativas oferecem aos seus associados melhores condições de crédito, encargos menores e rendimentos mais vantajosos nas aplicações”, complementou a presidente.

Outras dicas durante a palestra realizada no auditório Gervásio Leite trataram sobre planejamento financeiro, cuidado com o crédito, reservas financeiras e investimentos. Pessoas relapsas acabam enfrentando problemas financeiros por não possuírem um fundo de emergência.

Aifa Naomi, José Augusto e Fabio Cesar Lima enceraram o evento com sorteios e interações com o público num jogo de perguntas e respostas. Diversos prêmios foram entregues. A agência do Sicoob União atua no TJMT desde 1999.

Sicoob inaugura agência em Alta Floresta e projeta mais uma unidade para a região

18/05/2018

A cidade de Alta Floresta, na região Norte do estado, passa a contar com uma nova agência do Sicoob. Inaugurada no dia 14 de maio, ela faz parte do planejamento estratégico traçado pelo Sicoob Norte MT para 2018, que inclui a expansão, ainda este ano, para Guarantã do Norte. Com instalações amplas e modernas, a nova unidade fica na Avenida Ariosto da Riva, no centro financeiro do município, próximo à agência central dos Correios.

“Superou todas as expectativas. Foi mais um importante passo para o Sicoob Norte MT e todo o Sistema”, comemorou o presidente da cooperativa, Norival Curado. Segundo ele, isso ficou claro na forte presença de autoridades, empresários e sociedade local. Compareceram os prefeitos de Alta Floresta, Marinéia da Silva Munhoz (em exercício), e de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves, além de secretários municipais e vereadores das duas cidades.

O evento também foi prestigiado por representantes do Sicoob Central MT/MS, como a presidente Aifa Naomi e o diretor administrativo e financeiro, Emílio Junior de Souza. Além de conselheiros e diretores do Sicoob Norte MT.

O Sicoob Norte MT chega à cidade com projeções de crescimento e o objetivo de participar ativamente da economia da região. “Inauguramos na mesma semana em que começaram as comemorações pelo aniversário de Alta Floresta. Estamos participando das festividades com o oferecimento de produtos diferenciados e com um stand do Sicoob. Nossa expectativa é de que em seis meses a agência se torne autossuficiente, apresente boa rentabilidade. Além disso, nosso objetivo é abrir outra agência ainda este ano, em Guarantã do Norte, o que está dentro da proposta do Sicoob Norte MT de abrir duas agências por ano”, salientou Norival Curado.

“A força na economia do Norte do estado já foi reconhecida em nível nacional. Nos tornamos destaque em todo o país pela contribuição financeira principalmente quando o assunto é agronegócio. Nós, cooperativistas, devemos nos aproximar do setor para oferecer nossa especialidade em gerenciamento mútuo e sustentável”, comentou Aifa Naomi, presidente do Sicoob Central MT/MS.

O Sicoob ocupa o quinto lugar no país entre as redes de atendimento. São quatro milhões de cooperados, 2,7 mil pontos espalhados pelo Brasil e cerca de R$ 43 bilhões em operações de crédito. A expansão do Sicoob Norte MT foi iniciada no ano passado, com a entrega de uma nova estrutura em Sinop e a chegada a Colíder.
 

Sicoob Dourados aprova relatório de 2017 com recorde da participação

O Sicoob Dourados realizou no dia 22 de abril a sua Assembleia Geral Ordinária, aprovando de forma unânime o relatório de balanço referente ao exercício de 2017. O evento foi marcado ainda pelo recorde de associados presentes: mais de 400 pessoas estiveram reunidas fiscalizando a situação financeira da singular e discutindo estratégias para os próximos anos.

Sergio Braga, presidente do Sicoob Dourados, comandou a Assembleia e fez questão de destacar a felicidade de perceber o dever cumprido. “Chegamos aos 10 anos em 2017 com a fortuna de poder comemorar a importante marca com os melhores resultados em relação aos exercícios anteriores”, destacou.

Conforme exposto durante o evento, as operações de crédito atingiram o montante de R$ 32 milhões. Os ativos totais da cooperativa somaram R$ 55 milhões. Já os depósitos totais chegaram a marca de R$ 49 milhões. O patrimônio líquido do Sicoob Dourados atingiu R$ 8,3 milhões. As sobras ficaram em R$ 2,6 milhões e os recursos totais da cooperativa atingiram R$ 54 milhões.

Sergio Braga interpretou o relatório para enfatizar o crescimento alcançado. “A Assembleia mostra dados bastante relevantes, como um crescimento acentuado em nosso patrimônio líquido, que fechou 2017 em R$ 8,3 milhões, crescimento de 58% em relação ao fechamento de 2016 que era de (R$ 5,3 milhões). Em recursos totais crescemos 42,6% em relação a 2016 chegando a R$ 54 milhões”, afirmou.

Ainda na Assembleia geral foram eleitos membros do conselho fiscal da cooperativa. Elmar Miller (efetivo), Almir Rogério (suplente) e José Carlos (suplente) foram escolhidos para ocupar os importantes postos.

Os associados

Em 2017 o Sicoob Dourados atingiu a marca de 2300 associados. Segundo Alessandro Silva, diretor Executivo do Sicoob Dourados, em vista ao grande número, uma verdadeira campanha para convocar à assembleia foi realizada.

“Contratamos uma empresa para chamar os associados. Mais de 400 estiveram presentes. É um número recorde. Fizemos o esforço por saber que as assembleias são o momento máximo de participação dos associados na cooperativa”, afirmou Alessandro.

Ainda segundo Alessandro, foi decidido que as sobras de R$ 2,6 milhões serão divididas entre os associados.

Cocresul aprova relatório de balanço durante Assembleia Geral

Os associados do Sicoob Cocresul aprovaram por unanimidade o balanço referente ao ano de 2017 durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 19 de abril. Conforme relatório de gestão apresentado, os números foram positivos e a cooperativa tem muito o que comemorar.

As operações de crédito atingiram R$ 4,93 milhões. Os ativos totais alcançaram a quantia de R$ 12,24 milhões e os depósitos totais chegaram a R$ 10,68 milhões. Wanderley Ben Hur da Silva, presidente do Sicoob Cocresul, mostrou-se contente com o balanço de 2017. “A satisfação é grande em ver que colocamos nosso Sicoob Cocresul mais uma vez nos trilhos e os resultados apareceram”.

Ainda segundo o relatório, o patrimônio líquido do Sicoob Cocresul é de R$ 1,38 milhão. Os recursos totais durante 2017 atingiram R$ 12,15 milhões e as sobras foram estimadas em R$ 14,27 mil. O resultado foi destinado para para quitação de pequenas dívidas.

Os números significam crescimento de 67% em operação de crédito, 134% em ativos totais, 261% em depósitos totais, 25% em patrimônio líquido, 147% em sobras e 196% em recursos totais.

Ben Hur seguiu salientando o caráter de ajuda mútua do Sicoob durante a Assembleia. “As cooperativas são gestões democráticas, controladas pelos seus membros, que devem participar ativamente nas políticas internas e a AGO é um dos momentos mais importantes dentro deste processo. Momento em que prestamos contas, mas também nos reunimos para pensar no futuro da cooperativa”.

As assembleias são o momento máximo de participação dos associados: transparência, democracia, honestidade e participação são valores do cooperativismo e regem o modo de agir do Sicoob.

O encontro ocorreu na nova agência, recém-inaugurada, na Avenida Mato Grosso, número 3195, no centro de Campo Grande (MS).

Assembleia marca primeiro ano do Sicoob Aliança com crescimento de associados

O Sicoob Aliança realizou em Campo Grande (MS), no dia 5 de abril, a assembleia para apresentação do relatório de balanço referente ao ano de 2017. Para a singular recém-criada, o encontro marcou a oportunidade de ajustar estratégias visando um crescimento ainda maior em 2018.

Omar Pedro de Andrade, presidente da singular, esteve presente na assembleia. “Nossa cooperativa vem num processo de crescimento de associados e com um ano mais que triplicamos, saindo dos 60 sócios-fundadores para fechar 2017 com 180 associados e já em fevereiro deste ano passado dos 200”, comentou.

A prestação de contas foi aprovada sem questionamentos por parte dos cooperados presentes. “Se uma cooperativa é o resultado da união de forças e sua capacidade de apoio aos cooperados é proporcional a seu crescimento, podemos dizer que estamos no caminho certo”, falou Henrique Soares, gerente da agência do Sicoob Aliança.

Os ativos totais da empresa fecharam o ciclo de 2017 valorados em mais de R$ 3,6 milhões. E os depósitos totais finalizaram o ano em R$ 2,9 milhões. Todas as deliberações foram aprovadas de forma unânime. É importante ressaltar que os associados puderam participar de um momento histórico da cooperativa, que foi a primeira AGO desde a fundação do Sicoob Aliança, que teve início em 2016.

Além de conhecer e fiscalizar os números, os associados presentes puderam ainda deliberar sobre o estabelecimento da fórmula de cálculo a ser aplicada no rateio, eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Cooperativa, honorários e gratificações dos membros do Conselho.

Sicoob Central MT/MS realiza palestras sobre educação financeira

O Sicoob Central MT/MS iniciou nessa quarta-feira (16) uma série de palestras voltadas aos funcionários das singulares como parte da Semana Nacional de Educação Financeira, que está dentro da programação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), coordenada pelo Banco Central do Brasil.

O objetivo da ação, conduzida pelo assessor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Sicoob Central MT/MS, Fabio Cesar Lima, é torná-los multiplicadores junto aos cooperados da cultura do consumo consciente e do planejamento. São posturas que estão em sintonia com o cooperativismo de crédito, cujo objetivo é unir desenvolvimento econômico e inclusão social, promovendo a chamada “justiça financeira”.

A primeira palestra, cujo título é “Dicas para Melhorar a Sua Vida Financeira “, foi direcionada aos funcionários do Sicoob União na cidade de Campo Novo do Parecis. O evento ocorre nesta quarta-feira (16), às 19h, na Associação Comercial da cidade (Rua Rio Branco nº. 744, bairro Nossa Senhora Aparecida), entidade parceira da ação na cidade do Médio Norte mato-grossense.

Fabio Cesar explica o papel do evento. “São dicas para melhorar a vida financeira de nossos parceiros. Conhecer os vilões, os inimigos do futuro. Nós focamos em pontos como consumismo e independência financeira. De maneira geral achamos que guardar dinheiro, deixando de comprar no ‘agora’, é uma coisa ruim, capaz de gerar perda. Mas não é verdade. E queremos mostrar isto para nossos colaborares”.

Na quinta-feira (17), será a vez dos funcionários do Sicoob Primavera, com palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. E para fechar a programação, no dia 18, o local será o Sicoob Central MT/MS, em Cuiabá (MT).

Segundo Fabio, todos precisam ter domínio sobre sua realidade financeira. “Precisamos colocar o dinheiro para trabalhar, planejando e acompanhando nosso orçamento. Sabendo de onde vem e para onde vai nosso dinheiro podemos planejar para que ele sobre no fim do mês. Este pensamento deve nos acompanhar até que seja suficiente para proporcionar uma independência financeira”, finaliza Fabio Cesar.

Sicoob propõe semana de educação financeira e dá dicas aos cooperados

Informação divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no mês de fevereiro de 2018 revela que o salário mínimo ideal deveria ser de R$ 3.752,65, quase 4 vezes o valor em vigor. O cenário conturbado para a maioria dos brasileiros força a ocorrência de uma educação financeira. Ter consciência de como gastar e investir no presente é essencial. Refletir sobre o assunto é o que o Sicoob Central MT/MS propõe nesta semana.

De 14 a 20 de maio ocorre a Semana Nacional de Educação Financeira, que está dentro da programação da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), coordenada pelo Banco Central do Brasil, criada em 2010 para ser uma política de Estado de caráter permanente que conta com a mobilização de diferentes setores da sociedade brasileira. O Sicoob, preocupado com o bem-estar de seus cooperados, aderiu à iniciativa.

Aifa Naomi, presidente do Sicoob Central MT/MS, explica sobre a semana, período que considera de grande importância por representar o combate ao endividamento. “As ações visam diminuir uma ocorrência que já ganhou status de epidemia no país. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, em abril deste ano mais de 60% das famílias estavam endividadas”, afirmou a presidente, embasada em pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O Sicoob é uma instituição capaz de falar com propriedade sobre educação financeira. Na base das cooperativas estão ordenamentos de adesão voluntária, gestão democrática, princípios de autonomia e independência para ajuda mútua.

Ainda segundo Aifa, o Sicoob também tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

“O cooperativismo é uma filosofia sustentável que tem o objetivo de unir desenvolvimento econômico e inclusão social. Como não tem fins lucrativos, as cooperativas oferecem aos seus associados melhores condições de crédito, encargos menores e rendimentos mais vantajosos nas aplicações”, esclareceu.

Confira algumas dicas do Sicoob de educação financeira:

Consumo consciente

O consumo deve ser equilibrado e alinhado ao padrão de vida, ir além de suas condições pode lhe deixar endividado. É preciso não se deixar cair nas armadilhas, ler com criticidade a informação recebida e muitas vezes até fazer cálculos e negociações em situações de parcelamento.

Planejamento financeiro

Com a vida financeira na ponta do lápis você traça melhor a conquista de seus objetivos. O planejamento financeiro é um pilar essencial da Educação Financeira, pois é a base para decisões que envolvem estratégias de consumo, poupança, investimento e proteção contra riscos.

Cuidado com o crédito

O crédito é uma fonte adicional de recursos que não são seus, mas obtidos de terceiros (bancos, financeiras, cooperativas de crédito e outros), que possibilita a antecipação do consumo para a aquisição de bens ou contratação de serviços. É muito importante para sua vida financeira saber escolher a modalidade de crédito mais adequada para cada situação.

Reservas financeiras

Muitas pessoas acabam enfrentando problemas financeiros por não seguirem uma ideia simples: fazer uma reserva financeira (ou fundo de emergência). A reserva impede, por exemplo, a necessidade de recorrer ao crédito como fonte adicional de renda.

Investimentos

Empresas e o governo investem principalmente no aumento de sua capacidade de produzir bens e serviços. As famílias fazem isso, por exemplo, quando investem na educação dos seus membros. Normalmente, também dirigem sua renda não consumida a aplicações financeiras, remuneradas por taxas de juros e voltadas ao aumento de sua renda futura.

Sipag investe em tecnologia para atender adeptos da “moeda de plástico”

13/04/2018

Consultoria realizada pela empresa Boanerges & Cia, especializada em varejo financeiro, revela que até o ano de 2020 as transações utilizando cartões de débito e crédito superarão o dinheiro. O futuro próximo acaba forçando o desenvolvimento tecnológico e a concepção de condições vantajosas para quem prefere a “moeda de plástico”.

Ciente das necessidades de quem precisa atender aos consumidores, o Sicoob oferece a Sipag, máquina de cartão que permite realizar vendas aceitando pagamentos por meio de cartões de débito e crédito de qualquer emissor (das bandeiras Mastercard, Cabal, Visa, Sorocred, Elo, American Express).

Além de atender todas as bandeiras, o Sicoob se preocupa em prestar o serviço sem aquelas conhecidas “travadinhas” que atrapalham na hora da venda. Os associados têm à disposição várias opções de tecnologia. A Sipag sem Fio (POS Wireless Outdoor - POO) é ideal para quem procura mobilidade para chegar até seu cliente, como restaurantes com equipe de garçons, lojas com vendedores e microempresários. Sua conexão é feita por meio de chip das principais operadoras de telefonia, sem a necessidade de linha telefônica.

Frederico Antônio Teodoro Lampier, proprietário do Arena Gourmet e Arena Pub, faz parte da gama de associados satisfeitos. “A máquina é boa, bem rápida. Não temos problema e é muito fácil de ser manipulada, inclusive para antecipar crédito. Sou muito satisfeito, tanto é que temos 12 unidades nas empresas”, afirmou.

Ainda sobre as tecnologias disponíveis, a Sipag com Fio (Point of Sale - POS), por exemplo, é indicada para estabelecimentos fora da área de cobertura das operadoras de celular e que efetuam as suas vendas exclusivamente no balcão.

Já a Sipag TEF (PinPad) é a solução para associados que utilizem sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, utilizando os principais integradores de TEF do mercado brasileiro. Em todos os casos o valor é creditado diretamente na conta corrente do associado na cooperativa, de forma ágil e segura.

Rosivete Metelo, diretora financeira da MR3 Mineração, aprova o serviço prestado. “Desde que começamos a usar é simples de operar. Aceita todos os cartões e a plataforma que utilizamos na internet para consulta é intuitiva, rápida e fácil de operar. É muito simples antecipar os recebíveis. Temos nove máquinas que circulam nos caminhões da empresa e são manuseadas pelos motoristas. Melhorou nossas vendas e o atendimento aos clientes”.

Além da tecnologia

A maquininha Sipag possui condições mais vantajosas. O associado também tem controle total dos recebíveis de qualquer lugar, por meio de extratos on-line. Além disso, é possível vender a prazo e receber à vista, com as melhores taxas.

A Sipag pode ser adquirida de forma simples, sem a necessidade de aprovação de crédito e sem a incidência de IOF. O valor líquido das vendas realizadas utilizando a maquininha do Sicoob é creditado diretamente na conta corrente do associado na cooperativa.

Sicoob União inova em feira e oferece crédito para equipamentos de energia solar

10/04/2018

O Sicoob União está presente na 11ª Parecis SuperAgro, feira que vai até o dia 14 de abril em Campo Novo do Parecis (390 Km de Cuiabá). O objetivo é aproveitar a oportunidade – uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil - e realizar negócios, atendendo antigos e novos cooperados.

Entre os produtos financeiros expostos, a cooperativa oferecerá linhas de crédito para a aquisição de equipamentos de energia fotovoltaica (energia solar). As fontes fotovoltaicas são as que mais crescem no mundo. Além de ser a mais “limpa”, a energia solar pode diminuir em quase 100% o saldo das faturas ao final do mês.

José Augusto Manzano Indalécio, diretor executivo do Sicoob União, está ansioso para o evento. A ação é considerada inovadora. “É o primeiro ano que participamos da Feira, estamos felizes em levar o nome do Sicoob e ter a oportunidade de apresentar a nossa cooperativa para um número maior de pessoas, numa feira de grandeza e porte que é a Parecis SuperAgro. Vamos para a feira para fazer bons negócios e apoiar o produtor rural em suas demandas”, afirma o diretor.

Além de créditos para fontes de energia, o Sicoob União atenderá os produtores rurais em várias frentes: aquisição de camionetes; colheitadeiras; tratores; implementos agrícolas; projetos de irrigação; aquisição de insumos (adubo, sementes, fertilizantes).

José Augusto destaca as taxas favoráveis como exemplo, a aquisição de camionete. “Teremos prazo de 2 anos para pagamento e as parcelas poderão ser mensais, trimestrais ou semestrais. Teremos também o consórcio que permite aquisição de veículos e implementos agrícolas com taxa de administração no período de 8% e ainda ofertamos o consórcio imobiliário que tem taxa de administração de 9,50%”, explica.

As taxas oferecidas pelo Sicoob no período da feira estão bem abaixo do mercado. Para se ter uma ideia, a média das taxas de administração do consórcio imobiliário é entre 16% e 20%.

As linhas destinam-se a produtores rurais de pequeno a grande porte, mas todas as pessoas físicas e empresas podem adquirir os créditos junto ao Sicoob.

 

Sicoob Cerrado MT realiza primeira assembleia geral ordinária

O Sicoob Cerrado MT realizou sua assembleia geral ordinária (AGO) relativo ao exercício de 2017, no dia 18 de março, no Caiçara Tênis Clube, em Rondonópolis (MT), com grande participação dos associados. A primeira AGO depois da união do Sicoob Araguaia e do Sicoob Sul, aprovada em outubro de 2017, contou com a participação do diretor executivo do Sicoob Central MT/MS, Clademir Salmória, e do presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

De acordo com a diretora executiva do Sicoob Cerrado MT, Sirley Enéas de Morais Rinaldi, os associados presentes aprovaram a prestação de contas relativa ao exercício de 2017 e também definiram a destinação do resultado apurado no período, que foi de R$ 607 mil de sobras a disposição na AGO. Ela informa que a assembleia decidiu pela destinação das sobras para a reserva legal da Singular, que são recursos destinados a reparar possíveis perdas e atender ao desenvolvimento das atividades de uma cooperativa.

São recursos que servirão para fortalecer ainda mais o Sicoob Cerrado MT, que experimentou um grande crescimento em 2017. Hoje são 6,6 mil associados e ativos totais na ordem de R$ 82,8 milhões.

Também estiveram em pauta deliberações em relação à autorização para utilização do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES); fixação do orçamento anual para 2018 (honorários, gratificação natalina, auxílio alimentação, licença remunerada, plano de saúde e seguro de vida) para a Diretoria Executiva e o valor dos honorários do presidente do Conselho de Administração e Cédulas de Presença dos membros do Conselho de Administração e Fiscal.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Sicoob cria reuniões para democratizar ainda mais participação de associados

Visando democratizar ainda mais a participação dos associados, o sistema Sicoob irá instituir reuniões de demonstração dos resultados no calendário que antecederão às Assembleias Gerais Ordinárias de balanço. A expectativa é universalizar temas para debates do encontro principal e colher apontamentos destinados a discussões futuras.

O princípio da solidariedade empregado nas cooperativas é possível justamente pela participação de todos. Cada associado é dono e tem poder de decisão sobre os resultados. Ciente das dificuldades para participação de alguns filiados nos encontros gerais, o Sicoob realizará essas reuniões nas cidades em que possui agências. A exemplo do que farão as singulares União e Dourados.

No caso do Sicoob União, elas ocorrerão em Campo Grande (MS), no dia 4 de abril e em Campo Novo do Parecis (MT), no dia 11 de abril. Já Sicoob Dourados fará na cidade de Maracaju (MS), no dia 3 abril.

Assembleias Gerais

Além das reuniões, os eventos de assembleias gerais são obrigatórios por estatuto e representam a oportunidade para membros participarem da criação de estratégias que nortearão as cooperativas.

Na ocasião, os seguintes assuntos são tratados: demonstração dos resultados; balanços elaborados no primeiro e no segundo semestres do exercício social anterior; parecer da auditoria externa e do conselho fiscal sobre as demonstrações financeiras do exercício findo.

Os associados presentes poderão deliberar sobre: a destinação das sobras apuradas; estabelecimento da fórmula de cálculo a ser aplicada na distribuição de sobras, eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Cooperativa; honorários dos membros dos Conselhos e Diretoria.

 

Central MT/MS aprova contas de 2017 e elege novo Conselho de Administração

O Sicoob Central MT/MS realizou Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária nesta sexta-feira (23 de março), em que foram deliberadas a aprovação da prestação de contas do exercício de 2017, a destinação das sobras apuradas no período e a eleição dos membros do Conselho de Administração para o quadriênio 2018/2022.

A AGO/AGE foi aberta pela presidente Aifa Naomi, que a definiu como a mais importante no novo ciclo experimentado pela Central MT/MS e ressaltou o desempenho satisfatório mesmo diante de um quadro econômico difícil no ano passado. Segundo ela, 2018 chega com desafios ousados no entanto mensuráveis, e destacou a importância de um cuidado especial com os funcionários nas singulares, que estão na ponta e terão papel primordial na conquista dos resultados esperados.

O diretor executivo, Clademir Salmória, fez a apresentação dos números gerais do Sistema Sicoob a nível nacional e da Central MT/MS, mostrando uma evolução considerável em relação a 2016. Em seguida, o diretor administrativo e financeiro do Sicoob Central MT/MS, Emílio Junior de Souza, apresentou as demonstrações financeiras e contábeis, que foram aprovadas pelo Conselho. Também foi deliberado pelo órgão máximo do Sicoob Central MT/MS que as sobras de 2017 fossem destinadas em 100% para o Capital Social.

Eleição

Os presentes elegeram, por aclamação, os membros do Conselho de Administração para o quadriênio 2018/2022, com a seguinte composição:

Aifa Naomi Uehara de Paula - presidente (Sicoob União Pantaneiro)

Maurício Lucio Nantes – vice-presidente (Sicoob Integração)

Ubirajara Gheller (Sicoob Primavera MT)

Wanderley Ben Hur (Sicoob Cocresul)

Naiara Reis Machado (Sicoob Cerrado MT)

Salim Raidan Neto (Sicoob Dourados)

Norival do Rosário de Campos Curado (Sicoob Norte MT)

Omar Pedro de Andrade Aukar (Sicoob Aliança MS)

Outras deliberações

Em regime de AGE os presentes deliberaram quanto à Reforma Estatutária, aprovaram o Regulamento Eleitoral e Regulamento das Atividades de Auditoria Interna, bem como as Políticas Institucional de Sucessão de Administradores, de Controles Internos e Conformidade.

Sicoob Central MT/MS finaliza campanha “Indicou, ganhou” e entrega prêmios a associados

16/03/2018

“Precisamos agradecer nossos cooperados”. Foi com esse sentimento que o Sicoob Central finalizou a campanha “Indicou, ganhou”, premiando filiados que indicaram novas pessoas para a cooperativa. O evento ocorreu na noite de quarta-feira (7).

Foram 27 recompensas distribuídas: televisões, tablets e cafeteiras. O agradecimento, liderado pela presidente Aifa Naomi Uehara, destacou o trabalho diferenciado do sistema. “Queremos prestar um serviço financeiro valorizando a necessidade dos associados. Esses prêmios são a forma de agradecer quem acredita no nosso trabalho e indica pessoas. Nossa ‘propaganda’ é o investimento no associado”, afirmou Aifa.

O regulamento da campanha previa que seis indicações efetivadas valeriam um tablet. Já 12 indicações corresponderiam a uma cafeteira Dolce Gusto. O total de 20 indicações daria direito a uma Televisão 40 polegadas.

O cooperado Mauro Prado suou a camisa de demonstrou o orgulho que tem da cooperativa. Foram 118 indicações durante o ano de 2017, garantindo 5 televisores e 1 cafeteira. O esforço significou mais que os novos objetos. “Eu acredito nesse modelo de gestão financeira”, afirmou.

“Essas indicações que eu fiz, são todas de empresas. Eu sou empresário. Nesse modelo financeiro, podemos participar ativamente da gestão, nas assembleias. Sou cooperado há 15 anos. Tenho um bom capital investido. Indiquei por realmente acreditar no trabalho do Sicoob”, complementou Mauro Prado.

Para o diretor executivo do Sicoob Central, Clademir Salmória, as indicações foram materializadas em prêmios, mas significam a satisfação pela qualidade do serviço prestado.

“Ninguém, vai indicar para o irmão, amigo, o que não é proveitoso. (...) O principal motivador é provocar esse sentimento de pertencimento no quadro de associados. Quem já é cooperado pode indicar alguém do círculo de convivência, do círculo de amizade. A maneira de retribuir é com esses prêmios. As pessoas indicam aquilo que acreditam, que vivenciam”, finalizou Clademir.

Sicoob Central MT/MS implanta programa de participação nos resultados

14/032018

A melhor celebração é aquela em que todos participam. Essa é a essência do cooperativismo e do Programa de Reconhecimento e Recompensa (PRR) do Sistema Sicoob. Apresentado oficialmente pelo Sicoob Central MT/MS nesta quarta-feira (7), num café da manhã para os colaboradores, recebidos com música, eles chegaram ao auditório já com os recursos relativos à participação nos resultados referentes ao ano de 2017 em suas contas.

“Estamos aqui neste dia comemorativo porque queremos agradecer a todos vocês pelas conquistas que obtivemos no ano de 2017. E foram muitas! Eu nunca me senti tão realizada quanto estou agora aqui com vocês nesse trabalho”, frisou a presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi. Ela contou que as cooperativas dos dois estados foram destaque na premiação da 1ª Campanha Nacional de Vendas (CNV) realizada pelo Bancoob, sendo elogiadas pelos presentes.

“Nunca o Sicoob Central MT/MS esteve tão em evidência de forma positiva como desta vez. O importante não é só isso, é o esforço reconhecido e a maneira como as pessoas nos veem hoje, uma empresa com profissionais competentes, dedicados e focados em atingir as metas. Focados em crescer”, ressaltou. Aifa salientou também a importância do trabalho realizado pelo diretor executivo, Clademir Salmória, e pelo diretor administrativo e financeiro, Emílio de Souza, que capitanearam essa guinada. “Agora o desafio é manter isso. As pessoas esperam que façamos ainda melhor. Contamos com vocês”, finalizou a presidente.

Homenagens

Os executivos foram surpreendidos com uma homenagem em vídeo preparada pelo Sicoob Central MT/MS. “Fiquei muito feliz, estou emocionado. Acima de tudo por ver esse engajamento, esse comprometimento do time MT/MS que muito me orgulha”, declarou Clademir. Segundo ele, é importante que esse esforço da equipe seja recompensado. “Trazer esse reconhecimento para cada uma das pessoas no individual é o que nos faz mais felizes”, acrescentou, referindo-se à implantação do PRR.

“É um momento também de agradecimento pela confiança e oportunidade que a Sra. Aifa, o Sr. Maurício (Nantes) e todo o Conselho da Central nos deram, principalmente à equipe que realmente comprou a ideia e está trabalhando para fortalecer as cooperativas e levar um modelo cada vez mais humano para atender as necessidades e aspirações de nossos associados”, disse Emílio. Segundo ele, a ideia é ser uma solução diferente para a sociedade, ser um mecanismo de transformação. “E hoje o que nós estamos vivenciando é a primeira colheita desse processo de mudança”, enalteceu.

Dia Internacional da Mulher

O Dia 8 de Março também foi comemorado. “Lembrando que amanhã é o Dia Internacional da Mulher, fico muito feliz em ver o público feminino crescendo. Essa participação só tem aumentado e as mulheres têm mostrado que conseguem sim dar conta de todas as jornadas”, declarou Aifa. Cumprimentando-as, o vice-presidente Maurício Nantes externou a alegria de ver destacado no evento de premiação nacional o fato da Central MT/MS ser a única entre as 16 do país a ser comandada por uma mulher. “Isso é uma coisa fantástica. E foi a que mais subiu no palco também para receber prêmios”, lembrou ele.

Custos nas vendas com cartões de crédito e débito são reduzidos com Sipag

15/02/2018

As máquinas de cartão são hoje uma necessidade para qualquer estabelecimento ou mesmo empreendedor individual. Afinal, ninguém quer perder vendas numa economia em que o chamado “dinheiro de plástico” está cada vez mais presente. Com tantas empresas que prestam esse serviço, a dica é buscar aquela que traga mais vantagens e ajude a alavancar os negócios.

O associado do Sicoob tem à disposição a maquininha Sipag, que permite realizar vendas aceitando pagamentos por meio de cartões de débito e crédito de qualquer emissor (das bandeiras Mastercard, Cabal, Visa, Sorocred, Elo, American Express). Há também a possibilidade de oferecer ao cliente parcelamentos em até 12 vezes. Assim, fica muito mais fácil aumentar os negócios de uma forma segura.

Como a maquininha Sipag possui condições mais vantajosas do que as principais alternativas de mercado, é possível reduzir custos com vendas. O associado também tem controle total dos recebíveis de qualquer lugar, por meio de extratos on-line disponibilizados pela Sipag em um portal de serviços exclusivo via internet.

Além disso, com a Sipag o associado pode vender a prazo e receber à vista, com as melhores condições de mercado. Tudo de forma simples, sem a necessidade de aprovação de crédito e sem a incidência de IOF. O valor líquido das vendas realizadas utilizando a maquininha do Sicoob é creditado diretamente na conta corrente do associado na cooperativa.

E tem mais, a cooperativa é comissionada sobre todo o volume de vendas (com cartões de débito e crédito das bandeiras Cabal, Mastercard e Visa) realizadas pelo associado utilizando a Sipag. Isto quer dizer que o uso da maquininha Sipag fortalece a cooperativa, que passa a contar com novas fontes de receita e aumenta a possibilidade de participação no resultado.

Tecnologia

Os associados têm à disposição várias opções de tecnologia. A Sipag com Fio (Point of Sale - POS), por exemplo, é indicada para estabelecimentos fora da área de cobertura das operadoras de celular e que efetuam as suas vendas exclusivamente no balcão, como bancas de jornal, lanchonetes e pequenos comerciantes. Para isto, utiliza-se a linha telefônica fixa.        

A Sipag sem Fio (POS Wireless Outdoor - POO) é ideal para quem procura mobilidade para chegar até seu cliente, como restaurantes com equipe de garçons, lojas com vendedores e microempresários. Sua conexão é feita por meio de chip das principais operadoras de telefonia, sem a necessidade de linha telefônica.

Já a Sipag TEF (PinPad) é a solução para associados que utilizem sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, utilizando os principais integradores de TEF do mercado brasileiro. Em todos os casos o valor é creditado diretamente na conta corrente do associado na cooperativa, de forma ágil e segura.

Sicoob passa a ser a quinta maior rede de atendimento do país

15/02/2018

Cooperativa também registrou marca histórica de 4 milhões de cooperados

O Sicoob passou a ser a quinta maior rede de atendimento no Brasil, com 2.697 agências. Enquanto as instituições financeiras tradicionais fecharam mais 1.400 agências, o Sistema expandiu 5,7% em 2017 comparado com o ano anterior.

Em 2017, o Sicoob inaugurou 165 agências em mais de 140 municípios brasileiros. Destes, metade não possuíam agências do Sicoob. Nos últimos cinco anos o crescimento da rede de atendimento foi de 29%. Além disso, o Sicoob é a única instituição financeira em cerca de 200 municípios brasileiros.

Aliado a capilaridade do Sistema, o Sicoob também cresceu em número de cooperados, alcançando a marca histórica de 4 milhões. No último exercício, a evolução foi de 12,8% em relação ao ano de 2016, o que representa aumento de 456 mil cooperados.

O crescimento do número de cooperados pode ser atribuído a expansão da rede de atendimento, a maior difusão do cooperativismo no Brasil, e pela busca das pessoas por serviços financeiros mais justos, com juros mais baixos, investimentos mais rentáveis e atendimento humanizado. Além disso, o Sicoob conta com um portfólio completo de produtos e serviços no universo digital que facilitam a vida dos cooperados.

A expansão no número de cooperados foi expressiva em todas as regiões do país com destaque para as regiões Sudeste e Sul, que juntas somaram mais de 380 mil cooperados, equivalente a 84,2% do crescimento total.

A evolução no número de cooperados Pessoa Física foi de 10,6%. Já os cooperados Pessoa Jurídica tiveram um incremento ainda mais expressivo (26,4%).

Sicoob em Várzea Grande está em novo endereço

08/02/2018

A agência do Sicoob em Várzea Grande está em novo endereço. Na noite desta terça-feira (07/02), com a presença de associados, da diretoria da cooperativa e autoridades do município foi inaugurada a nova sede mais confortável e com novos serviços que, em breve, serão oferecidos aos servidores municipais.

“Nos últimos sete meses, o Sicoob Integração inaugurou duas novas agências em Mato Grosso e investiu em novas sedes para outras três agências: duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande”, destacou o presidente do Sicoob Integração Maurício Nantes. E nos próximos 10 dias, uma nova agência será reinaugurada no Centro de Cuiabá, na rua Barrão de Melgaço.

Liderando a equipe de colaboradores, a gerente Maria Angélica Campos de Oliveira afirma que o endereço antigo já não comportava o movimento de associados da agência que conquistou nos últimos três anos os melhores resultados líquidos do Sicoob e foi premiada em 1º lugar como melhor agência em resultados gerais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e está entre as 50 melhores do Sicoob no Brasil em performance de cartões de crédito. “Os números apresentados por esta agência são resultados de um trabalho de excelência desenvolvido por toda equipe”, analisa a gerente.

O Sicoob receberá uma aplicação de R$ 3 milhões da Prefeitura de Várzea Grande e mais R$ 3 milhões do Instituto de Previdência do Município. O anúncio foi feito pela prefeita Lucimar Sacre de Campos. “A cidade precisa de parcerias como a que o Sicoob representa para os cidadãos e para o desenvolvimento de Várzea Grande”.

Crédito consignado - Na solenidade de inauguração também foi assinado o protocolo de intenções para que o Sicoob ofereça, no prazo de até 60 dias, empréstimo consignado aos servidores ativos e inativos da prefeitura com taxas exclusiva do sistema financeiro da cooperativa que é mais baixo que as dos bancos tradicionais.

Cooperativas oferecem taxas de juros mais baixas no Cheque Especial


29/01/2018

Juntamente com as taxas cobradas no rotativo dos cartões de crédito, os juros do cheque especial estão entre os maiores do mercado e podem se tornar uma grande dor de cabeça para os clientes que precisam utilizar esse tipo de empréstimo. Uma boa alternativa, neste caso, é buscar instituições financeiras que pratiquem juros menores, como no caso das cooperativas de crédito.  

As cooperativas financeiras, na verdade, já vêm fazendo há bastante tempo o que os bancos decidiram fazer recentemente, pressionados pelo Governo Federal. Há uma grande preocupação com o aumento do endividamento da população e o Cheque Especial foi identificado como um dos grandes vilões, ao lado do rotativo dos cartões de crédito.

Para se ter uma ideia da grande diferença entre os bancos convencionais e as cooperativas, é só fazer uma comparação simples. Para pessoa física, a taxa média no Sicoob em novembro de 2017 foi de 6,7% a.m. e 117,7% a.a., enquanto que no Sistema Financeiro Nacional ficou em 12,8% a.m. e 323,7% a.a. Quer dizer, os bancos cobram o dobro do valor em relação às cooperativas do Sistema Sicoob.

Os juros para pessoa jurídica ofertados pelo Sicoob equivalem a um terço do valor cobrado pelo SFN, registrando 4,5% a.m. e 68,6 a.a. nas cooperativas do Sistema enquanto que no SFN a taxa cobrada foi de 13,1% a.m. e 339,9% a.a.

A prática de taxas inferiores sempre foi um dos diferencias das cooperativas financeiras. “As cooperativas se destacam ainda mais no atual cenário econômico com taxas que podem atingir até a metade do valor cobrado pelos bancos no cheque especial. Cabe ressaltar que o setor oferece ainda uma ampla linha de crédito com taxas mais baratas como alternativa para utilização do uso de cheque especial”, destaca Henrique Castilhano Vilares, presidente do Sicoob.

A oferta de taxas de juros mais baixas nas instituições financeiras cooperativas contribui diariamente para o trabalho do Banco Central do Brasil na Agenda BC+ que tem como objetivo revisar questões estruturais do BC e do Sistema Financeiro Nacional, gerando benefícios sustentáveis para a sociedade brasileira.

Movimento Sicoob União apresenta metas da cooperativa para 2018

24/01/2018

O Sicoob União deu o pontapé inicial para os trabalhos de 2018 com um dia inteiro de planejamento estratégico, no dia 20 de janeiro. Chamado Movimento Sicoob União, o evento contou com apresentação dos números de 2017 e dos desafios para 2018, lançamento de produtos e da campanha Bola na Rede, shows musicais e palestra motivacional com Marcos Pulga, além de mudanças na estrutura de trabalho.

A abertura, feita pelo diretor executivo do Sicoob União, José Augusto Manzano Indalécio, foi marcada por uma rápida retrospectiva dos números de 2017. Segundo ele, houve um crescimento exponencial da cooperativa em vários quesitos, como número de associados, recursos administrados, carteira de crédito, receitas de produtos e serviços e poupança.

Em seguida, o diretor apresentou os desafios para 2018, que se mostram ainda maiores em vista dos resultados do exercício anterior. “As metas propostas são bem ousadas, porém factíveis dentro de uma realidade que nós preparamos em 2017, tanto na parte de estrutura física das agências, como de estrutura funcional, com foco também na formação dos funcionários”, exemplifica. Houve, inclusive, uma evolução no quadro de pessoal na ordem de 40%, passando de 90 para 126.

José Augusto salienta que o mote do planejamento para 2018 é “Pessoas capacitadas e engajadas gerando resultado”, ou seja, prontas para trabalhar no sentido de fazer o Sicoob União continuar crescendo em recursos e associados. Segundo ele, também foi apresentada a nova estrutura de trabalho direto nas agências. Além do diretor executivo, dois superintendentes acompanharão os trabalhos nas agências: Márcio Colman e Rosane Herculino. Na área de Marketing, a novidade é a chegada de Luís Guilherme Mendes, que trabalhará a comunicação interna e externa da cooperativa.

Houve também um momento em que os gestores e gerentes das agências apresentaram seus planos de ação para 2018. O diretor executivo considera essa interação bastante interessante porque as ideias são compartilhadas e, como o planejamento não é estático, fechado, elas podem ser adotadas por diferentes equipes.

Novos produtos - Em outro momento foram feitos os lançamentos de produtos de seguradoras. O gerente comercial da Mapfre, Lucas Feliciano, apresentou um seguro que passará a ser comercializado pelo Sicoob União, acoplado no financiamento de veículos. Além de custos menores, ele tem uma cobertura que se estende por todo o prazo de financiamento do bem. “É um produto inovador, que poucas cooperativas no Brasil têm, nós vamos ser pilotos”, enaltece.

A Icatu Seguros, por meio do superintendente regional Leandro Missio, lançou dois novos produtos. Um deles para investimento em VGBL, que é o plano de previdência com foco em investimento. Seu diferencial é apresentar uma grande variedade de possibilidades que se encaixam nos mais diferentes perfis de investidores, dos mais conservadores aos mais agressivos. O Sicoob União também será piloto em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na comercialização do Sicoob Realiza, um título de capitalização com diferenciais de mercado, criado para atender especificamente o público do Sicoob.

Atrações musicais – Um momento de descontração serviu para dar uma relaxada no público para a continuação dos trabalhos. Foram apresentações musicais dos cantores Yuri Maizon, que participou do The Voice Brasil, e de Augusto Michel, que participa The Voice Kids. “Foram 124 pessoas participando e houve uma interação muito boa do pessoal nesse momento”, lembra José Augusto.

Etapa final - Após os shows, o diretor administrativo e financeiro do Sicoob Central MT/MS, Emilio Junior de Souza, falou sobre Gestão da Carteira de Crédito, mais especificamente algumas mudanças implementadas para cumprimento de determinações e normas do Banco Central. Depois o diretor executivo da Central, Clademir Salmória, fez o lançamento da campanha Bola Na Rede para o ano de 2018, que é uma referência à Copa do Mundo da Rússia. Ele explicou a sistemática da campanha e os desafios que o Sicoob União terá para se destacar este ano e motivou todo time em participar ativamente da campanha.

O Movimento Sicoob União foi finalizado com uma palestra magna com Marcos Pulga, que baseou sua apresentação no tópico “Excelência no atendimento e relacionamento com o associado”. “Ele usou muitos exemplos práticos, uma palestra muito dinâmica, descontraída, que o pessoal adorou. Depois tivemos um coquetel de encerramento”, destaca José Augusto.

Sicoob Primavera discute planejamento para 2018

22/01/2018

O cenário para a economia brasileira em 2018 é de retomada do crescimento, com inflação controlada e juros em patamares historicamente baixos mesmo com a incerteza gerada pela eleição presidencial. E é analisando este momento que os colaboradores do Sicoob Primavera se reuniram para realizar o planejamento estratégico deste ano.

Um dos grandes marcos para a cooperativa este ano, conta o presidente da cooperativa, Ubirajara José Gheller, será a mudança da sede da agência de Primavera do Leste para a região Central. Além de uma localização estratégica, o prédio tem uma estrutura moderna que dá mais visibilidade e irá garantir mais conforto e um atendimento de qualidade aos associados. A expectativa é de que a nova sede seja inaugurada em julho.

Gheller também está otimista com o cenário para 2018 e a reunião foi produtiva ao traçar estratégias para o cumprimento das metas colocadas pelo sistema. A ideia é trabalhar para ampliar o número de associados e para a venda dos produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob.

A capacitação dos colaboradores é outro ponto fundamental na avaliação do presidente da cooperativa. “Esta [a capacitação] é uma política que já vem sendo realizada em 2017 e agora estamos colhendo os frutos”, comentou.

O Sicoob Primavera conta atualmente com duas agências, uma no município de Primavera do Leste e outra em Campo Verde.

Sicoob tem linha de crédito para ajudar na compra de material escolar

22/01/2018

O início das aulas está chegando e o dinheiro acabou? A solução pode estar num financiamento para educação

Início de ano é, via de regra, um período em que as pessoas têm que fazer uma matemática daquelas para conseguir pagar todas as contas. Isso porque as festas de fim de ano e as férias acabam consumindo boa parte do orçamento e uma série de despesas grandes começa a vencer, como IPTU e IPVA. Para piorar, tem ainda os gastos com matrícula, material e uniforme escolares.

Muita gente acaba optando por lançar mão do cartão de crédito ou fazer um crediário para poder contornar o tradicional aperto das contas do período, ou mesmo apelando para o cheque especial, na verdade passando a despesa para frente. No entanto, existem outras possibilidades que podem ser mais vantajosas, pois essas modalidades costumam cobrar taxas de juros bem altas de quem não consegue saldar as dívidas até o vencimento.

O Sicoob, por exemplo, apresenta uma linha de crédito pessoal específica para educação, com taxas atrativas e atendimento personalizado. Com dinheiro na mão é possível, por exemplo, pechinchar e conseguir descontos para pagamentos à vista. Vale lembrar que uma lei sancionada pelo Governo Federal em 2017 permite ao setor de comércio a redução dos preços ao consumidor já que não haverá custos administrativos próprios dos pagamentos feitos com cartões, boleto ou cheque.

Para investir na carreira

Além da compra de livros e material escolar, o Crédito Pessoal Sicoob Educação pode ser utilizado para várias outras finalidades, como: MBA, pós-graduação, especialização e graduação; cursos de línguas; intercâmbio cultural; participação de seminários e congressos.

A dica, então, é informar-se sobre a disponibilidade destes produtos na sua cooperativa de crédito.

Sicoob dá dicas de como economizar na compra do material escolar

22/01/2018

A compra do material escolar costuma ser uma das grandes dores de cabeça dos pais no início do ano. É mais uma grande despesa do período, marcado pelo vencimento de contas como o IPTU e o IPVA, além da matricula. O Sicoob ajuda a deixar o momento menos traumático e o rombo no orçamento bem menor com uma série de dicas importantes.

1 – Aproveite itens dos anos anteriores

Peça para as crianças recolherem todo o material que sobrou dos anos anteriores. Além de economizar na compra você estará ensinando sobre educação financeira. Você vai ver o quanto poderá economizar em itens como lápis de cor, de cera, apontador, canetas e borrachas. Sempre sobra e é um desperdício não reaproveitá-los.

2 – Compra coletiva no atacado

Muitos pais já recorrem às compras coletivas. Entre em contato com alguns deles e pergunte se desejam participar. Quem não vai querer economizar? Juntos podem conseguir uma boa redução nos gastos.

3 - Compre apenas o necessário

Não vá pelo apelo visual do material escolar. Existem itens irresistíveis, mas que podem ser substituídos por outros mais baratos.

4 – Procure livros em sebo

Existem sebos que vendem livros em perfeito estado. Informe-se sobre isso e poderá fazer uma grande economia.

5 – Compre alguma coisa no período pós-volta às aulas

Deixe para comprar grande parte do material no período em que costumam baixar os preços. Em vez de, por exemplo, comprar as 500 folhas de papel sulfite, compre a metade. Veja com a escola o material que não vai ser utilizado logo no início.

6 – Compre pela internet

É certo que estamos em cima do início das aulas, mas é interessante avaliar essa possibilidade. Dá para economizar em combustível, estacionamento etc. Alguns sites fazem bons descontos nas compras online.

7 – Pechinche

Se você possui reservas, compre à vista e tente um bom desconto com o gerente, pois muitos clientes compram à prestação.

8 – Não leve seu filho

O movimento exagerado nessa época nas lojas não é um bom ambiente para crianças, além de que elas sempre acabam convencendo os pais a comprarem materiais mais caros.

9 – Planeje antes

Antes de sair de casa planeje e faça uma lista das lojas que pretende visitar. Busque por lojas em bairros mais simples, onde os preços são menores. Procure ir a pelo menos três lojas próximas umas das outras, pois elas geralmente tendem a baixar os preços por causa da concorrência.

10 – Não compre em um lugar só

Se o seu objetivo é economizar, procure pesquisar os preços. Existem grandes diferenças de preços em itens iguais. Você certamente fará uma boa economia se pesquisar.

Consignado é vantagem para quem precisa de crédito no começo do ano

09/01/2018

Janeiro é aquele mês em que as contas se acumulam, seja com a rematrícula dos filhos, materiais escolares ou ainda com o vencimento de impostos como IPTU e IPVA no primeiro quadrimestre do ano.

Mesmo com o décimo terceiro em dezembro, nem sempre é possível pagar tudo e uma solução prática e vantajosa é fazer um crédito consignado. E sabe por quê? A assessora de crédito e captação do Sicoob Central MT/MS, Ludmilla Vieira Parra, explica que as taxas do consignado são mais atrativas, isto porque o desconto é feito direto em folha e há uma garantia maior de recebimento por parte da instituição financeira, o que leva à taxa mais vantajosa. 

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo pessoal destinado aos funcionários públicos federais, estaduais, municipais, empregados de empresas privadas, funcionários e dirigentes das cooperativas de crédito do Sicoob.

Ludmilla aproveita, inclusive, para desmistificar o fato de que apenas servidores têm direito ao consignado. Ela explica que o empresário pode também fazer um convênio com o Sicoob para oferecer este benefício aos colaboradores e o dono da empresa não fica responsável pelo valor das parcelas, em caso de desligamento do funcionário.

“Este é um benefício a mais que a empresa pode oferecer ao colaborador, assim como plano de saúde e seguros”, explica. Os consignados do Sicoob possuem as melhores taxas e prazos para os que aderem a esta modalidade de crédito e isto pode ser conferido em tabelas comparativas, porém, é bom saber também que as taxas são definidas de acordo com o contrato e têm variações”, explica a assessora de crédito do Sicoob.

Outra vantagem é que não precisa necessariamente ser associado para ter o cadastro aceito pelo Sicoob, que pertence ao maior sistema de cooperativas financeiras do país. A assessora de crédito do Sicoob explica também que não há cobrança da Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) e o limite do empréstimo é personalizado, pois considera uma margem razoável de comprometimento do salário, o que pode auxiliar no equilíbrio do orçamento pessoal do empregado.

As taxas competitivas e a comodidade do pagamento em parcelas mensais, debitadas diretamente na folha de pagamento do funcionário traduzem a simplicidade de se obter um empréstimo consignado no Sicoob”, finaliza Ludmilla.

Agências do Sicoob não abrem na sexta-feira (29 de dezembro)

28/12/2017

As agências do Sicoob, assim como a rede bancária em geral, não abrirão na sexta-feira (29 de dezembro), em função das festas de fim de ano. O atendimento volta ao expediente normal na terça-feira (dia 2 de janeiro). Neste período não haverá atendimento presencial, mas os clientes poderão utilizar os terminais de autoatendimento.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o último dia útil do ano é reservado para os balanços das instituições financeiras. Desta forma, as contas e pagamentos que vencem no período de 29 de dezembro de 2017 a 1º de janeiro de 2018 podem ser pagas sem multa ou correção monetária no dia 2 de janeiro.

Sicoob ocupa 1º lugar em crescimento por receita no país no setor de finanças

26/12/2017

Maior sistema de cooperativas financeiras do país, o Sicoob é destaque mais uma vez no ranking do anuário Valor Grandes Grupos, levantamento elaborado pelo jornal Valor Econômico que apresenta a radiografia das principais corporações em atividade no País. Números do terceiro trimestre do ano apresentados pelo Sicoob mostram que a Central MT/MS continua a ter importante participação nos resultados positivos experimentados.

Na edição especial da Valor o Sicoob aparece na 1ª colocação entre os grupos empresariais que mais cresceram por receita no setor de finanças. Além disso, ocupa a 5ª colocação entre as 10 empresas dos setores de comércio, indústria, serviços e finanças que mais cresceram por receita.

A instituição também ocupa outras posições relevantes do ranking: 7º entre os 20 maiores em patrimônio líquido, 7º entre os 20 maiores em lucro líquido, 10º entre os 20 melhores em rentabilidade patrimonial, 12º entre os 20 maiores da área de finanças. O Sistema avançou, ainda, 31 posições no ranking dos 200 maiores grupos empresariais do país alcançando o 55º lugar.

Mato Grosso

Números do Sicoob relativos ao terceiro trimestre de 2017 mostram que a Central MT/MS experimentou crescimento acima da média em comparação com o mesmo período do ano passado no ranking nacional. Em ativos totais a variação foi de 45%, a maior do país. O mesmo em operações de crédito, com 45,2%. Já em depósitos totais, o crescimento foi de 51,1%, o segundo maior do ranking, o mesmo em relação aos depósitos à vista (54,5%) e aos depósitos a prazo (49,6%).

Em termos de patrimônio líquido, a variação positiva foi de 24 pontos percentuais e de 26,1% no capital social. Já em relação ao resultado (sobras), houve um aumento de 176,7%, mais do que o dobro do apurado pelo segundo colocado no ranking do Sistema Sicoob. Houve incremento ainda no número de associados (22%), rede de atendimento (29,4%) e total de funcionários (60,1%).

Para o diretor executivo do Sicoob Central MT/MS, Clademir Salmória, o resultado apresentado pelo anuário Valor Grandes Grupos mostra uma consolidação do momento de expansão do Sicoob no país, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Fortalece a marca enquanto maior instituição financeira cooperativa do país. É também o reconhecimento da sociedade, que acredita no sistema financeiro cooperativista e mostra que o Sicoob tem sido assertivo em suas decisões e estratégias, bem como na definição das diretrizes que norteiam esse crescimento”, analisa.

O Valor Grandes Grupos está em sua 11ª edição e traz organogramas completos com as participações acionárias dos 200 maiores grupos empresariais brasileiros, além de projeções e análises de especialistas sobre os grandes setores.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 3,8 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 475 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).

Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.

A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no Brasil, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Com apoio do Sicoob, 7ª Corrida Saúde Cassems reúne 2.500 pessoas

30/11/2017

Cerca de 2500 pessoas participaram da “7ª Corrida Saúde Cassems” que, pela primeira vez, foi realizada no período noturno com percursos de 5 km e 10 km, além da caminhada com trajeto de 5 km. O evento contou com a participação do ex-jogador de vôlei Marcelo Negrão, que pelo segundo ano consecutivo esteve presente na corrida, e além de dar a largada da prova, também realizou a entrega dos prêmios aos vencedores.

A Corrida Cassems também promove a solidariedade ao doar mais de duas toneladas e meia de alimentos para instituições filantrópicas. O evento foi patrocinado pela Sicoob Cocresul que resolveu associar sua marca à corrida dentro dos princípios do cooperativismo de estimular o lado social, não apenas por conta das doações, mas também pelo incentivo à prática esportiva que gera benefícios à saúde.

“A corrida já é uma referência no esporte regional e colocar a marca do Sicoob Cocresul num evento como este demonstra nossa filosofia de envolvimento com a sociedade e está dentro dos princípios do cooperativismo. Além disso, a Cassems é uma associada do Sicoob e isto torna esta parceria ainda mais positiva, que já está gerando bons frutos”, afirmou Elza Aparecida Jorge, membro do Conselho Administrativo do Sicoob Cocresul.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, mais uma vez a Corrida Cassems cumpriu o seu papel ao apoiar campanhas de prevenção ao câncer. Mais uma vez o evento abraçou as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, ao erguer as bandeiras de luta contra o câncer de mama, de próstata, e contra todos os tipos de câncer que acometem homens e mulheres em todo o mundo.

A diretora também destacou o Desafio Saúde Cassems, programa que ofereceu treinamento aos beneficiários da Caixa dos Servidores.  “A Corrida está bem especial neste ano, porque é a primeira noturna, que para o nosso clima é ótimo, e também porque tem a participação dos beneficiários que fizeram parte do Desafio Saúde. Eles treinaram o ano inteiro, se tornaram atletas e entenderam a importância da prevenção. A Corrida também chama a atenção para o Novembro Azul e o Outubro Rosa, campanhas que incentivam a prevenção e o combate aos principais tipos de canceres que atingem homens e mulheres”, afirma Maria Auxiliadora.

De acordo com o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, a Corrida Saúde Cassems é uma grande festa de prática esportiva, de saúde e de solidariedade.

“Essa é a primeira corrida noturna que nós fazemos e foi uma grande festa. Além da prática esportiva, da prevenção de doenças, nós temos, mais uma vez, a presença do campeão olímpico de voleibol, Marcelo Negrão e temos também a Banda de Ontem. Quem está aqui vai realizar atividade física, ouvir música boa, enfim, uma grande festa do esporte e um momento para celebrar a vida. A Corrida é também uma grande festa da solidariedade, pois arrecadamos aproximadamente duas toneladas e meia de alimentos que serão distribuídas para instituições filantrópicas da nossa cidade”, pontua Ayache.

Sicoob Central MT/MS participa do Fórum de Cidadania Financeira

21/11/2017

A presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, participou nos dias 7 e 8 de novembro, do III Fórum de Cidadania Financeira, realizado em Vitória (ES). O evento, que faz parte do Programa Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil (BCB), visa oferecer educação, proteção e inclusão financeira a todos os cidadãos. A ideia é formar pessoas capazes de gerir bem seus recursos e de se relacionar com o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

O Fórum mostrou que o cooperativismo financeiro vem ganhando cada vez mais importância dentro do sistema financeiro do país. A programação contemplou o lançamento das diretrizes para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), com discussões em relação aos desafios e as formas de superá-los, bem como o planejamento estratégico do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Além de representantes do BCB, participaram das discussões importantes nomes do cooperativismo financeiro como o diretor operacional do Sicoob Confederação, Francisco Silvio Reposse Junior, o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, e o presidente do Conselho de Administração do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), Bento Venturim.

O Sicoob também marcou presença no painel “Iniciativas capixabas para a cidadania financeira”, com a participação do diretor executivo da Central Sicoob Espírito Santo, Nailson Dalla Bernadina.

O Fórum revelou que o Sicoob tem se notabilizado pelo pioneirismo no que diz respeito à inclusão financeira e digital. Em vários momentos estes assuntos foram colocados em discussão. O próprio ministro de Estado presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, em sua fala de abertura, ressaltou a importância do assunto, informando que, segundo o Instituto Brookings, o país ficou em segundo lugar no levantamento que analisa a evolução da inclusão financeira e digital em 26 países em desenvolvimento.

“Como o maior sistema cooperativo financeiro do país, o Sicoob é também a maior prova de que é possível conjugar inclusão financeira e inovação tecnológica. Além de termos em nosso cerne a preocupação em promover o crescimento econômico das comunidades nas quais estamos inseridos, somos pioneiros na criação de ferramentas que tornam mais fácil, prática e consciente a relação entre o associado e sua instituição financeira”, comemora Aifa Naomi.

Campanha de vendas anual tem como tema a Copa do Mundo de Futebol

21/11/2017

Em 2018, as atenções do mundo estarão voltadas para a Rússia, sede da Copa do Mundo de Futebol. Para os brasileiros, especialmente, é um momento aguardado ansiosamente e certamente este será um assunto que dominará a mídia. Para entrar no clima, foi lançado nesta sexta-feira (17/11) o “Bola na Rede Sicoob MT/MS”, com a participação de ninguém menos que o craque Túlio Maravilha.

“Aprendemos muito no dia de hoje. A dedicação de hoje vai ecoar no evento como este que será realizado em 2018”, afirmou Clademir Salmória para apresentar a campanha de vendas para o próximo ano.

Nesta nova campanha de vendas, como seleções em busca do primeiro lugar na maior competição do futebol mundial, cada cooperativa ganhou uma camisa, ou seja, será uma equipe com técnico, equipe de auxiliares e jogadores que serão responsáveis pela disputa. Ganha quem fizer mais gols, quer dizer, tiver melhores resultados nas vendas.

A disputa promete ser acirrada e quem estiver na frente durante a competição terá o direito de ostentar o troféu que, ao final, ficará com o grande campeão.

A proposta de protagonismo coletivo que deve permear toda a campanha foi protagonizada pela equipe que entrou no salão, onde foi realizado o evento, vestida de uniformes de time de futebol chamando a atenção para condutas que devem ser deixadas de lado para dar lugar a atitudes colaborativas.

A proposta da nova campanha foi recebida de forma positiva pelos participantes do evento e já criou um clima saudável de disputa pelos melhores resultados.

“Vamos traçar nossa estratégia para sairmos vitoriosos no ano que vem”, garantiu o diretor executivo do Sicoob Primavera, Leandro Viana da Silva.

“Nesta próxima campanha vocês verão Primavera do Leste no topo dos resultados positivos”, afirmou Ubirajara Gheller, presidente da singular Sicoob Primavera.

“Equipe Sicoob União, vamos faturar essa ou não vamos?”, convocou a equipe Aifa Naomi, que além de presidente do Sicoob Central MT/MS, é presidente da singular Sicoob União.

De Mato Grosso do Sul, o presidente do Sicoob Cocresul, Wanderley Ben Hur da Silva garante que a proposta da campanha foi recebida como uma missão a ser cumprida. “A campanha incorpora várias características do sistema cooperativista e nós buscaremos, por meio do planejamento, superar as metas”.

Sicoob premia os melhores da “Caça ao Tesouro”

21/11/2017

O Movimento Sicoob MT/MS 2016 promoveu uma volta aos tempos medievais para lançar um desafio às cooperativas. A missão era superar as metas estabelecidas para 2017, numa grande “caça ao tesouro”. Cada cooperativa recebeu um baú com os mapas e as instruções para a busca ao tesouro. Nesta sexta-feira (17/11), foram conhecidos os grandes vencedores, num dos momentos mais esperados do evento.

Na premiação das cooperativas, ganhou uma viagem internacional o primeiro colocado que foi o Sicoob Integração. No ranking ainda teve Sicoob Dourados em segundo lugar e o Sicoob Primavera em terceiro.

“Nós vamos chegar em 2020 com a nossa meta cumprida”, afirmou otimista e obstinado Maurício Nantes, presidente do Sicoob Integração, grande premiado da noite.

Já na premiação dos gerentes de agências, aqueles que conduziram suas equipes rumo à glória, os três primeiros que foram destaque levam pacotes de viagem nacionais. Os vencedores Agência Posto Zero – Sicoob Integração (1º), Agência 13 de Junho - Sicoob Integração (2º), Agência Carmindo de Campos - Sicoob Integração (3º).

“É um prazer receber prêmio que é resultado de trabalho e muito esforço, de muita união da equipe que acreditou em mim e nas estratégias. Agradeço o apoio que a gestão dedicou à equipe. Com pouco mais de 700 associados, nós ajustamos os objetivos, traçamos as metas e hoje temos o reconhecimento do trabalho desenvolvido”, afirmou emocionada Maria Angélica, gerente da agência Posto Zero, em Várzea Grande.

Também foi feita a entrega de troféus “Missão Dada é Missão Cumprida” e cheques aos seguintes destaques:

Destaque Evolução:
Sicoob Norte MT
Sicoob Dourados
Sicoob Cerrado MT
Sicoob Cocresul

 

Destaque Nacional Consignado
1º lugar no Grupo S2: Sicoob União

 

Destaque Campanha e Feira Consórcio
Sicoob Dourados
Sicoob Servidor
Sicoob Norte MT
Sicoob Primavera
Sicoob União
Sicoob Integração


Destaque Abertura de Agência
Sicoob União


 

Atleta paraolímpico Fernando Fernandes dá exemplo de superação

21/11/2017

A palestra magna do Movimento Sicoob MT/MS 2017 apresentou um dos maiores exemplos brasileiros de resiliência, o atleta paraolímpico Fernando Fernandes. Com uma carreira vitoriosa como modelo e bastante conhecido no país por sua participação no Big Brother Brasil da Rede Globo, ele sofreu um grave acidente que o deixou paralítico a 15 dias do que ele considerava que seria o ápice na sua carreira de modelo. Ao invés de resignar-se, ele decidiu que seria um vencedor, desta vez, no esporte.

Fernando tem no currículo três títulos de campeão mundial, além de ser bicampeão sul-americano e pan-americano em canoagem paraolímpica. É uma pessoa realizada, que conquistou o sonho de vencer no esporte. O que ele não sabia é que isso viria de maneira inusitada, após sofrer um acidente de carro em 4 de julho de 2009 e ficar paraplégico.

Ele aceitou a condição e começou a treinar quando ainda fazia reabilitação e hoje é destaque mundial na canoagem.

“Se o esporte me trouxe até aqui, é ele que vai me tirar dessa situação”, foi uma das reflexões logo nos primeiros momentos na sua nova condição de vida com a paraplegia. “Foi com o esporte que reencontrei a minha condição de capacidade”.

Cruzar a linha de chegada da corrida de São Silvestre foi o momento mais importante que aconteceu na vida dele. “Foi ali que eu vi que mesmo sentado numa cadeira de rodas eu poderia ser e fazer o que eu quisesse. Reencontrei minha capacidade na vida”, contou.

O próximo passo, segundo ele, é a conquista do primeiro lugar nas Paraolimpíadas. Fernando também tem percorrido os quatro cantos do país levando seu exemplo de luta e de superação para motivar os mais diferentes públicos. E sem perder o bom humor.

“O grande desafio é quebrar o pré-conceito da sociedade que quem está em uma cadeira de rodas, quem tem uma deficiência é incapaz. E três palavras dão o direcionamento para ultrapassar os desafios que temos na vida: planejamento, trabalho e realização”, afirmou Fernando Fernandes.

Emocionada, Francisca Auzeni da Costa, do Sicoob União, disse que a mensagem trazida pelo palestrante serve como lembrete para realizações da vida. “A gente nunca deve abandonar um sonho. Temos que juntar forças e buscar a realização”.

“Todos os dias temos que lembrar dos nossos objetivos e focar no que nos fará bem e que temos gerência para fazer”, refletiu Aifa Naomi, presidente do Sicoob MT/MS. Chegar a cem mil associados e levar o Sicoob à excelência”.

 

Dinâmicas traçam estratégias para garantir crescimento em 2018

17/11/2017

O Movimento Sicoob MT/MS 2017 contará com dinâmicas que estão alinhadas com o tema e os objetivos para 2018: “Pense grande. Faça história - Impactando os Negócios com Estratégias Inteligentes”. A ideia é identificar uma série de fatores que podem ser determinantes do sucesso ou do fracasso e, a partir dessa reflexão, elaborar o planejamento estratégico para 2018.

Serão estabelecidos ações e direcionadores estratégicos para as questões: “Como podemos explorar e utilizar nossos pontos fortes para aproveitar as oportunidades?”; Como podemos enfrentar ou minimizar os efeitos das ameaças utilizando os nossos pontos fortes?”; “Como podemos melhorar ou diminuir os impactos dos pontos fracos para aproveitar as oportunidades?”; e “Como podemos modificar ou melhorar os pontos fracos para impedir ou minimizar de uma ameaças?”.

Para dar início aos trabalhos, sob a coordenação da Alinhar Consultoria Estratégica, os participantes do evento foram divididos em cinco equipes para refletir o contexto atual e futuro que podem impactar nas atividades da cooperativa e, partir disso, estabelecer direcionadores para as áreas de crédito, produtos e serviços, pessoas, administrativo-financeiro e governança.

Sobre crédito, os direcionadores definidos são, entre outros, a divulgação do portifólio e dos diferenciais do cooperativismo. Para produtos e serviços, deve ser intensificado o treinamento para novos colaboradores e a divulgação das vantagens dos planos de previdência.

Para a área de gestão de pessoas, os direcionamentos são no sentido de revisar o plano de carreira e a revisão e padronização dos benefícios. Na área administrativa-financeira, os direcionadores apontam para o investimento em transparência e na padronização de processos.

Os direcionadores serão a base para, posteriormente, a elaboração do planejamento estratégico do Sicoob para 2018.

 

Programação do Movimento Sicoob MT/MS conta com nove palestras

17/11/2017

A programação de palestras do Movimento Sicoob MT/MS 2017 é extensa, com início às 8h e término somente às 17h40. Ao todo, são nove palestras durante o período, que tratarão dos mais diferentes temas, com a participação de representantes do Sistema Sicoob, Bancoob e Mapfre Seguros.

Quem abriu a série é o diretor presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, com o tema “Sicoob - Conectando pessoas, inspirando negócios”. O superintendente operacional do Sicoob Confederação, Angelo Eduardo Glazar Curbani, falou sobre “Relacionamento com os Associados - O Desafio do Modelo Tradicional versus o Digital”.

“Educação e Negócios: Um olhar sobre a Performance” foi o tema da palestra da superintendente educacional do Sicoob Universidade, Tatiana Matos (foto).

Para José Augusto Manzano Indalécio, do Sicoob União, as três palestras iniciais do evento trouxeram mensagens complementares. “As mensagens estão interligadas. Nesse momento de mudanças aceleradas em todos os aspectos da vida, da transformação do analógico para o digital, temos que observar a oportunidade para novos negócios e para uma nova forma de atender os associados, de maneira simples, ágil e cômoda”, comentou.

De Mato Grosso do Sul, do Cocresul, Elza Aparecida Jorge refletiu sobre a experiência já existente em Ponta Porã, em que a tecnologia proporciona o atendimento personalizado para cooperados do município sem uma agência física do Sicoob intermediado pelas plataformas digitais.

A “Geração de receitas num novo cenário” será tratada pelo gerente comercial de Produtos e Serviços do Bancoob, Ricardo de Amorim, enquanto a “Gestão de Risco de Crédito no Sicoob” será tema da participação de André Giovane Canavarros Alves, superintendente da Gestão de Risco do Bancoob.

O tema “Seguros: A lógica da oferta em nossas Cooperativas” será abordado pelo diretor comercial do Sicoob Seguradora, Guilherme Ciarrocchi Ferreira.

O diretor do Canal Cooperativas na MAPFRE Seguros, Ricardo Balbinot, explanará ao público sobre “A nova onda da personalização na oferta de seguro nas cooperativas”. Enquanto o diretor executivo do Sicoob Central MT/MS, Clademir Salmória, fala sobre “Evolução e Oportunidades”, o diretor administrativo e financeiro Emilio Junior de Souza trata do tema “Eficiência na gestão da carteira de crédito”.

Movimento Sicoob MT/MS 2017 convida participantes a fazerem história

17/11/2017

O Movimento Sicoob MT/MS 2017 foi aberto na manhã desta sexta-feira (17), na Pousada Penhasco, em Chapada dos Guimarães, e se estenderá por todo o dia com palestras, oficinas, apresentação do Planejamento Cooperativo 2018 e a premiação da “Caça ao Tesouro” lançada na edição passada. Com o tema “Pense grande. Faça história”, o Movimento deste ano dá continuidade ao processo de evolução iniciado em 2016, com foco na geração de novas atitudes e no aumento da proatividade.

Na abertura do evento, a presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, convidou os presentes a conscientizarem-se de sua importância e do Sicoob dentro do cooperativismo de crédito mato-grossense e sul-mato-grossense. Ela ressaltou que é preciso acreditar na capacidade de crescer e de que é possível ser ainda maior e melhor. O Movimento veio para fornecer as ferramentas para isso, frisou.

“É para isso que estamos reunidos neste momento, rodeados pela exuberância de Chapada dos Guimarães. Tudo isso foi pensado para que este seja um movimento inesquecível. Que mexa conosco de uma maneira especial. Desperte o grande potencial que existe em cada um, por meio de estratégias inteligentes que impactarão não apenas nossos negócios, mas também em nossas vidas”, disse Aifa.

Os participantes começaram a se movimentar já com o raiar do sol, numa caminhada por trilhas em meio à exuberante natureza de Chapada dos Guimarães. Uma forma de alimentar o público com boas energias para uma maratona de palestras. Serão nove ao todo, até as 17h40, com a participação de representantes do Bancoob, Sicoob Confederação, Sicoob Universidade, Sicoob Seguradora e Mapfre Seguros, além da Central MT/MS. Os temas vão de relacionamento com associados a gestão de carteiras, passando por gestão de riscos, eficiência e, claro, oferta de seguros.

O presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, destacou o momento extraordinário de mudanças globais, em especial as tecnológicas e as consequências dessas transformações que tocam o cooperativismo financeiro. “É preciso entender o fenômeno [da inovação tecnológica] e transformar nosso próprio jeito de ser instituição financeira. Nós do Sicoob fizemos uma história maravilhosa nos últimos 20 anos, mas não garante a nossa continuidade no mercado”.

Almada termina sua fala com um convite. “Se mudarmos o nosso modelo mental conseguiremos entrar no futuro”. Nós estamos fazendo o melhor para fazer o melhor cooperativismo do futuro e convidamos a todos para fazer parte dessa transformação”.

Após as palestras, tem apresentação do Planejamento Cooperativo 2018 e, à noite, o Movimento Sicoob MT/MS termina em grande estilo com uma palestra magna surpresa, a premiação dos melhores da Caça ao Tesouro lançada no ano passado e um coquetel de encerramento.

 

Sicoob inaugura agência em shopping de Cuiabá dia 22

A cooperativa também entrega a reforma e ampliação da agência localizada na Avenida Carmindo de Campos no dia 15 de setembro. 

Os cooperados do Sicoob terão à disposição duas agências a partir deste mês de setembro, em Cuiabá (MT). No dia 15, a agência localizada na Avenida Carmindo de Campos, que estava em reforma, será reinaugurada. E no dia 22 de setembro, uma nova agência será inaugurada no Shopping Três Américas.

A nova agência a ser inaugurada no shopping está localizada em um dos endereços mais nobres da capital mato-grossense. A agência fica no térreo, na entrada principal, localizada na Avenida Brasília, no bairro Jardim das Américas, e será a única instituição financeira com atendimento presencial dentro do Shopping Três Américas.

“Estar presente dentro do shopping significa oferecer serviços financeiros para lojistas, clientes do shopping, que estavam carentes de serviços bancários, e estar mais próximo dos cooperados que moram ou trabalham nessa região de Cuiabá”, pondera o Diretor Executivo do Sicoob Integração, Milton Jurandi dos Santos.

Na avenida Carmindo de Campos, endereço que concentra comércio moveleiro, automotivo e de serviços em Cuiabá, a agência do Sicoob foi totalmente reestruturada para oferecer mais conforto e acessibilidade aos associados.

 “Estamos ampliando a agência para oferecer mais conforto aos funcionários e aos cooperados, que também terão à disposição mais gerentes para o atendimento individual e personalizados, caixas eletrônicos e um novo layout do espaço”, afirma o diretor executivo do Sicoob Integração, Milton Jurandi dos Santos.

Para a presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, “os investimentos do Sicoob em novas agências e reformas na capital e no interior demonstram que o cooperativismo financeiro se mantém forte mesmo em tempos difíceis na economia”.

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país e mesmo em um cenário de retração econômica e crise política, o cooperativismo financeiro brasileiro tem superado as expectativas e apresenta um crescimento significativo este ano de 23,2% no número de ativos totais. Foram registrados R$ 83,4 bilhões somente no primeiro semestre, ante os R$ 67,7 bilhões alcançados no mesmo período do ano passado.

A entrega da nova agência e da reforma faz parte da política de expansão do Sicoob MT/MS. Em Mato Grosso, a cooperativa iniciou 2017 com a abertura de duas novas agências na Capital, uma no Shopping Popular do bairro do Porto, outra na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, coração financeiro e empresarial da Capital, e outras três no interior - Colíder, Nova Mutum e Campo Novo do Parecis -, além da reforma da agência localizada no Distrito Industrial de Cuiabá.

Já em Mato Grosso do Sul, a cooperativa inaugurou em agosto a quarta agência em Campo Grande e conta com outras duas no interior – Dourados e Maracaju.
 
Agenda
15 de setembro
Reinauguração da agência da Avenida Carmindo de Campos, 727-Jd California.
A partir das 18h
 
22 de setembro
Inauguração da agência no Shopping Três Américas, andar térreo
A partir das 18h
 

CADASTRE-SE

Receba nossos melhores conteúdos, sugestões de pautas e convite para eventos diretamente no seu e-mail.

CONTATO