Voltar

CANTINHO DA IMPRENSA

SICOOB MT/MS / Release


Presidente da Central Rondon é eleita conselheira do Bancoob e Sicoob Confederação

16.03.2020

Na última semana, a presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, foi eleita conselheira de administração do Bancoob e do Sicoob Confederação. As duas instituições foram unificadas e passam a contar com estrutura e governança únicas. A nova gestão terá vigência pelo triênio 2020/2023. Entre os objetivos da empresa está a celeridade nos processos internos e implantação de inovações.

A escolha dos novos conselheiros foi realizada durante as Assembleias do Bancoob e Sicoob Confederação, nos dias 12 e 13 de março, em Brasília (DF). Conforme regras estatutárias, cada cooperativa tem direito a indicar um representante para ocupar uma das cadeiras do Conselho de Administração. Até março deste ano, Bancoob e Sicoob Confederação possuíam governança, presidência, conselhos e corpo diretivo diferentes. A partir de agora, atuarão com uma só estrutura organizacional.

“Esta nova configuração aumenta a nossa responsabilidade enquanto conselheiros em compreender e atender as demandas tanto do Bancoob quanto do Sicoob Confederação. Fico muito grata a Central Rondon pela indicação durante a assembleia e por poder representar a cooperativa nacionalmente”.

As reuniões do Conselho de Administração ocorrerão mensalmente e entre as metas estão adequações a procedimentos internos de trabalho das cooperativas, além da busca e implantação de atualizações.

Colaboradoras da Central, Integração e União MT/MS participam de workshop pelo Dia da Mulher

06.03.2020

Colaboradoras do Sicoob Central Rondon, Sicoob Integração e Sicoob União MT/MS ganharam uma tarde especial nesta terça-feira (03) em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Convidadas para um workshop sobre empoderamento feminino, beleza, superação e auto estima, elas também foram presenteadas com brindes e homenagens.  

Presidente do Sicoob Central Rondon e do Sicoob União MT/MS, Aifa Naomi, destacou a importância das mulheres para o crescimento e desenvolvimento das cooperativas. Ela explica que a ideia de trazer a maquiadora e humorista Creide Day Lima foi proporcionar momentos de alegria e auto estima, valorizando a beleza e características pessoais de cada colaboradora.

“Nós somos especiais. Devemos sempre nos lembrar disso, não só no Dia da Mulher, mas ao longo de todo o ano. Esta iniciativa é um marco pois partiu da Central e foi abraçada pelas outras cooperativas que compreenderam a importância de valorizar suas colaboradoras”, disse Aifa.

O workshop foi realizado no Delmond Hotel, em Cuiabá. Na entrada para o auditório um espelho orientava que cada mulher se olhar, elogiar a si e as outras, promovendo uma série publicações de fotos e selfies nas redes sociais com a hashtag #ElaEspelhaCooperação.

Do palco, a maquiadora e humorista Creide Day Lima levou a plateia às gargalhadas com suas histórias e casos engraçados sobre o cotidiano da mulher moderna. A vida da paranaense também teve episódios de agressão, relacionamento abusivo e violência doméstica que a ajudaram a “dar a volta por cima”, encontrando na maquiagem a sua superação. Os relatos emocionaram muitas colaboradoras que não seguraram as lágrimas e chegaram a emocionar inclusive a humorista.

Na segunda etapa do workshop, Creide deu dicas de maquiagem, com os famosos “contornos”, uso de sombras, cores, entre outros elementos que podem realçar a beleza das mulheres. 

Representando o Sicoob Integração, Maurício Nantes, também prestou homenagens às mulheres presentes no evento, ressaltando o talento e trabalho delas nas equipes das cooperativas. “Qualquer ambiente de trabalho que tenha uma mulher na equipe fica melhor. O Sicoob tem orgulho de tê-las conosco!”, salientou.

Ao final do evento, as colaboradoras foram presenteadas com brindes personalizados e rosas como homenagem do Sistema Sicoob.

Fotos: Abner Faria

Sicoob promove sorteio de viagem para cooperadas

05.03.2020

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Sicoob - maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, promove campanha para divulgar o Seguro Vida Mulher.

As cooperadas do Sicoob que aderirem ao Seguro Vida Mulher no dia 6 de março vão concorrer a uma viagem para São Paulo com direito a voo panorâmico de helicóptero, jantar no Terraço Itália e hospedagem em hotel de luxo. 

Segundo o Diretor do Sicoob Seguradora, Guilherme Ciarrocchi, o objetivo da ação é conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado e do planejamento econômico. “Precisamos falar sobre o planejamento financeiro e a função social do seguro para as mulheres e suas famílias”, declara. 

O Seguro Vida Mulher foi desenvolvido para atender o público feminino de forma exclusiva e personalizada. Além da cobertura por morte natural ou acidental, inclui cobertura para doenças graves oferecendo segurança financeira, em especial, no caso de diagnóstico de câncer de mama, útero e ovário. 

Além de contratar, cooperados do Sicoob também podem presentear mulheres não cooperadas com o Seguro Vida Mulher. Nesse caso, é a segurada presenteada que recebe o número da sorte. Para conhecer o regulamento da promoção acesse https://www.sicoob.com.br/campanha/segurovidamulher/.

O Seguro Vida Mulher pode ser contratado em uma das cooperativas do Sicoob, pelo Internet Banking e por meio do app Sicoob.

Sicoob União MT/MS recebe mais uma edição do Decola Sicoob Seguros

04.03.2020

Cerca de 40 funcionários do Sicoob União MT/MS iniciaram nesta terça-feira (03) mais uma edição do Decola Sicoob Seguros, que prossegue até quarta (04). Conduzida pelo analista Guilherme Palma Neto, da Gestão Centralizada de Seguros do Bancoob, a iniciativa tratará de mostrar a importância do produto e o sentido de oferecê-lo aos associados. Inclusive desmistificando a visão que muitos brasileiros têm de que se trata de um custo e não de um benefício.

Guilherme explicou que esta é a segunda vez que o Sicoob União MT/MS recebe o Decola. Foi um convite que partiu da própria cooperativa, interessada em vencer desafios e obter índices ainda melhores de cobertura com o produto. É um movimento que tem crescido e se espalhado pelo país. Segundo o analista, é a 118ª turma impactada em dois anos de programa, com um total de mais de 3,9 mil pessoas atingidas em todas as regiões do país.

O objetivo, salientou ele, é fazer com os funcionários entendam e consigam despertar o entendimento nos associados de que o seguro é um produto nobre, mas ainda visto com maus olhos pelas pessoas. A maioria dos brasileiros ainda não tem como costume proteger a si próprio e sua família, assim como seus bens. “Temos uma cultura um pouco mais forte de seguro de automóvel, mas ainda é pouco e a gente ainda tem muito espaço para proteger as vidas, as casas, as empresas dos cooperados. E no Sicoob esse espaço é ainda maior. Queremos vender muito, mas vender com qualidade e isso é super importante”, frisou Guilherme.

A diretora comercial do Sicoob União MT/MS, Rosane Gonçalves da Silva Herculino, reforça que um dos principais intuitos do Decola é trabalhar o propósito. “Este evento é justamente para isso, para fazer com que você saia da casinha, do seu mundo, e pense diferente. Viva experiências diferentes. É muito interessante porque as pessoas saem daqui mais motivadas, enxergando formas diferentes de abordagem, vendo o produto de forma diferente. Acho que o verdadeiro propósito é o de levar a importância do produto para os nossos associados”, definiu.

O diretor executivo do Sicoob União, José Augusto Manzano Indalécio, considera que o Decola é um excelente instrumento para motivar e para engajar os funcionários tanto para a necessidade de crescimento da base de produtos e serviços como para quebrar paradigmas. “Você tem uma questão cultural no Brasil. É diferente dos países mais desenvolvidos, como a América do Norte, Canadá, que visitamos, e mesmo a Europa, onde já é normal você fazer seguro. Aqui no Brasil isso é visto mais como um custo do que como um benefício. Cada vez mais nós temos que desmistificar isso e demonstrar que, quando ele compra um seguro, ele compra uma proteção, um benefício. As pessoas só valorizam isso efetivamente quando acontecem os sinistros”, finalizou.

Patrimônio histórico é preservado em agência do Sicoob Integração de Chapada dos Guimarães

27.02.2020

De posto de atendimento a uma agência moderna e aconchegante. As mudanças feitas na unidade do Sicoob Integração de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá) estão não só nos aspectos estruturais, mas também no incremento de caixas eletrônicos e investimento em pessoal. Tombado como patrimônio histórico, o prédio de 221,29 m² passou por adequações para que conservasse as características arquitetônicas sem deixar de ser funcional.

A sede, localizada na Avenida Fernando Correa, em frente à Praça Dom Wunibaldo, foi reinaugurada na sexta-feira (14.02), em solenidade aberta à população e que contou com a presença de autoridades locais e do sistema cooperativo. O presidente do Sicoob Integração, Maurício Lúcio Nantes, ressaltou que a entrega é uma forma de retribuir a confiança depositada pela população chapadense. “A reforma é importante, e representa nossa preocupação com os associados e visitantes, mas sempre reforço que o atendimento humanizado é primordial, pois inspira a sensação de pertencimento que é a vertente do cooperativismo”.

Segundo o diretor executivo do Sicoob Integração, Milton Jurandi, o projeto aliou a preocupação em oferecer melhor atendimento ao público com a sustentabilidade e respeito ao patrimônio. “Optamos por permanecer neste local preservando as características originais, demonstrando nossa preocupação com a preservação, com a sustentabilidade e a integração com a comunidade”. Ele frisou ainda que antes havia apenas um caixa eletrônico obsoleto e agora foram instalados dois mais modernos, visando a melhoria do atendimento não só aos associados, mas também turistas que visitam Chapada dos Guimarães ao longo de todo o ano.

A postura do Sicoob Integração foi elogiada pela prefeita Thelma de Oliveira. “Recebo com muita alegria e satisfação, pois reflete o momento de desenvolvimento econômico que Chapada passa neste momento. A agência está muito bem localizada, e o trabalho de respeito ao patrimônio histórico é muito importante, porque demonstra a preocupação não só em atender bem, mas com a história da cidade”.

Quando a agência foi instalada, o perfil de associados era formado apenas por funcionários públicos, mas por meio de um trabalho de conquista na comunidade ele se diversificou. “Dentro de um ano, desde quando assumi, fizemos um resgate da marca junto aos associados e também readequamos a equipe. Começamos a ir para a zona rural de Chapada, onde há muitos pequenos agricultores que buscam uma instituição financeira capaz de apoia-los. Então, hoje temos entre os associados diversos segmentos”, detalhou a gerente da unidade, Silvânia Esquivel.

Projeções positivas

Com isso, o Sicoob Integração de Chapada dos Guimarães alcançou o número de 826 associados. De livre admissão, a cooperativa hoje atende, além dos residentes, turistas e pessoas de outras cidades que possuem imóvel no município e frequentam aos finais de semana e feriados, por exemplo. As perspectivas são positivas, tendo em vista esta ampliação e as parcerias com a Prefeitura Municipal e entidades como o Sindicato Rural de Chapada do Guimarães e empresários locais.

Um dos associados mais antigos, Cristóvão Pedriel da Paixão classificou a reinauguração como um marco para a cidade. Aos 87 anos de idade, ele atua como cartorário e acredita que a agência está preparada para um futuro ainda melhor. “É um passo promissor, na mesma direção de todos os chapadenses que pensam e sentem que agora Chapada vai para frente. A equipe é muito competente”, avaliou ele, que é chapadense.

A agência do Sicoob Integração está localizada na Avenida Fernando Correa, 631, no Centro, em frente à Praça Dom Wunibaldo.

Fotos: Helder Faria

Ação da maquininha Sipag premia associados do Shopping Popular

26.02.2020

Seis associados do Sicoob União MT/MS atendidos pela agência do Shopping Popular foram contemplados com Smart TVs nesta quinta-feira (20 de fevereiro) dentro da ação “Vamos Faturar Com Sipag”. A promoção, que contemplou os lojistas com os maiores percentuais de crescimento no faturamento com a Maquininha Sipag, marcou o aniversário da parceria entre a cooperativa e a entidade representativa dos comerciantes.

O diretor executivo do Sicoob União MT/MS, José Augusto Manzano Indalécio, ressaltou que havia dois bons motivos para comemorar. Lembrou que no 23 de janeiro completaram-se três anos de cooperação entre a singular e a Associação do Shopping Popular. O outro, claro, era a oportunidade de premiar os associados, que são os grandes responsáveis pelo sucesso da parceria. Que inclusive virou case nacional do Sistema Sicoob, lembrou.

“Ela só é sucesso porque os lojistas acreditaram no trabalho do Sicoob e fizeram suas operações na cooperativa. Cada um tem um pedacinho desse negócio e nos ajuda a construir uma cooperativa mais forte”, agradeceu. José Augusto relembrou que a agência começou com 64m² e 4 funcionários, passando para os atuais 200m² e 11 funcionários. “Olha o quanto crescemos juntos. O cooperativismo traz um círculo virtuoso para a economia onde ele está inserido. Todo dinheiro que entra na nossa cooperativa é reinvestido em prol, em benefício dos associados”, ressaltou.

Sivaldo Francisco de Oliveira, presidente da Associação do Shopping Popular, agradeceu bastante a oportunidade de comemorar uma data tão especial premiando os associados. “Significa que é uma parceria de sucesso. Se a associação dos camelôs não tivesse feito essa parceria, sem dúvida nenhuma estaríamos até hoje esperando o sucesso que estamos vendo aqui”, opinou.

Premiação

Foram distribuídas duas (02) Smart TVs de 50” e outras quatro (04) de 43” como resultado da ação “Vamos Faturar Com Sipag”, lançada em novembro de 2019, para premiar os associados que tivessem o maior crescimento do faturamento no principal produto do Sicoob dentro do Shopping Popular, que é a maquininha Sipag. A ideia de presentear os maiores incrementos foi uma forma de contemplar todos, grande, médio e pequeno lojista, explicou José Augusto.

A satisfação também ficou evidente entre os lojistas. Adeventina Clara Leite, da Gabriel Confecções, disse não acreditar que havia ganho uma TV. “Achava que poderia estar concorrendo, mas não ganhar. Eram muitas pessoas concorrendo e alguns prêmios. Com certeza valeu muito a pena usar a Sipag. Porque é uma maquininha que dá resultado. Valeu mesmo”, frisou.

Ezequiel Rodrigues Feitosa, da América Phone, também não estava esperando. “Fico bem contente, bem agradecido ao Sicoob pela parceria que a gente tem. Já temos as melhores taxas do mercado e ainda ganhar uma televisão, não é qualquer um não”, comemorou o comerciante que ingressou no Sicoob assim que a cooperativa passou a operar dentro do shopping.

“Nós trabalhamos aqui no Shopping Popular há muito tempo e estamos gratos com a parceria do Sicoob, que veio aqui para ajudar, beneficiar os associados, é parceiro. A cada dia que passa a gente está sendo mais feliz com essa parceria. Sinceramente não esperava, fiquei muito feliz com isso e estamos gratos por mais um ano de participação”, salientou Marcos da Silva, da Batatinha Sound.

A satisfação foi grande também para o gerente da agência, Nivaldo Sotto Pontelli. “Ficamos muito felizes. Houve um crescimento exponencial nas vendas e entregamos com muita alegria os prêmios aos seis maiores incrementos, por faixa de faturamento. É vantagem em dobro. Então isso é importante, gratificante, incentiva o associado. Estamos com outras promoções durante o ano e isso fortalece muito o sistema”, finalizou.

Ganhadores

TVs 43”

Batatinha Sound – Marcos da Silva Rondon

Rabello Cell – Danilo Amorim Oliveira

Gabriel Confecções – Adeventina Clara Leite

Nick Cell - Nicolas

TVs 50”

América Phone - Ezequiel Rodrigues Feitosa

Mega Imports – Anderson Alves dos Santos

Fotos: Helder Faria

Com o desafio de encerramento de um ciclo de planejamento 2017 a 2020, Central Rondon lança campanha de incentivos

11.02.2020

A Campanha Império chega em 2020 a sua “última batalha” e as cooperativas têm como foco alcançar os R$ 50 milhões em sobras e solidificar cada vez mais sua presença nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Para chegar a esses objetivos, o lema deste ano é “A hora da Conquista!”. A campanha foi lançada durante o Movimento Sicoob 2020.

Diretor Executivo da Central Rondon, Clademir Salmória, enfatizou que o desafio para este ano é grande, com o foco na expansão das cooperativas, melhoria de indicadores, crescimento de ativos e maior distribuição de sobras. Para ele, o encerramento da campanha em 2020 traz grandes responsabilidades às equipes que terão que redobrar seus esforços para o alcance dos objetivos traçados e planejados.

“Nossa missão é levar a bandeira do cooperativismo nas comunidades e lugares em que desejam ver o Sicoob atuando. Todos somos capazes disso, porque temos um time muito bem preparado para isso. Foi com este espírito de grupo que chegamos até aqui e é com ele que iremos ainda mais longe. Depende da atitude de cada um e contamos com vocês”, pontuou.

Entre os objetivos estabelecidos para 2020, “A hora da Conquista” pretende garantir o incremento de 15.600 novos associados, além de R$ 1,5 bilhão em recursos totais, R$ 50 milhões em sobras líquidas, taxa do INAD 90 menor ou igual a 2,5%, e os índices de cobertura e eficiência em 40% e 62% respectivamente.  Para este ano, a Central Rondon tem como objetivo também a formação técnica de 100% dos conselheiros, diretores e colaboradores.

Motivação – A dinâmica para representar a campanha de 2020 teve participação dos próprios colaboradores. Ao chegarem para a premiação dos vencedores do ano passado, cada um recebeu um tijolinho para ser colocado em uma área específica que no final da noite se transformou em uma torre. O dispositivo simboliza a união, esforço e trabalho das equipes para juntas chegarem à hora da conquista. Com a torre do Movimento Sicoob erguida, singulares, agências e equipes agora se preparam para dar início aos planos de ação do ano, em busca dos objetivos para 2020.

“Já batemos números muito importantes e que pareciam impossíveis. Temos um desafio enorme pela frente e tenho certeza de que sairemos vencedores mais uma vez”, destacou o Diretor Administrativo e Financeiro, Emílio de Souza.

Equipes são premiadas pelo sucesso na campanha “Acelera Império”

11.02.2020

A campanha de incentivos “Acelera Império” chegou ao fim com excelentes resultados em 2019. O bom desempenho das singulares foi reconhecido durante a noite do Movimento Sicoob 2020, com a premiação de cooperativas, agências, gerentes e colaboradores vencedores em diversas categorias. A noite contou ainda com surpresas e homenagens às equipes.

Entre as cooperativas, a flâmula dourada foi entregue ao Sicoob Norte MT pelo primeiro lugar com todos os objetivos alcançados. Com a vitória, a Singular agora é bicampeã do Movimento. Em segundo lugar, ficou o Sicoob Primavera MT. Na entrega da premiação, os presidentes ganharam uma viagem para Cancún, no México, como reconhecimento à capacidade de liderança, organização e planejamento. O diretor administrativo e financeiro do Sicoob Central Rondon, Emílio Júnior de Souza, destacou o trabalho das singulares ao longo do ano para atingir os melhores indicadores.

“Se pegarmos um pouco do que cada Cooperativa fez de certo e aplicarmos em todas as nossas unidades certamente teremos um 2020 muito melhor. Estão todos de parabéns não só pelos objetivos alcançados, mas principalmente, pelo espírito de equipe, união e comprometimento com os valores do cooperativismo”, disse Emílio.

Presidente do Sicoob Norte MT, Norival Curado, comemorou a segunda vitória da Cooperativa no Movimento dizendo que o sentimento é de gratidão pela equipe, diretoria e conselho da Singular. Para alcançar todos os objetivos de 2019, o presidente conta que o segredo foi monitorar os indicadores durante o ano todo.

“Buscamos os melhores profissionais do mercado e temos uma equipe diferenciada no Sicoob Norte MT. Diariamente, nossos objetivos eram monitorados para termos a certeza de que o planejamento estava sendo bem executado. A felicidade em ganhar é grande, mas sabemos que a responsabilidade aumenta. E que venha o tri no ano que vem!”, completou.

Também subiram ao palco os representantes das Top 10 agências com o melhor desempenho e alcance dos objetivos de 2019, totalizando R$ 74 mil em prêmios, além de viagens nacionais aos gerentes das três primeiras colocadas. O pódio ficou com agências mato-grossense, sendo a liderança da agência Campo Verde do Sicoob Primavera MT, o segundo lugar com a agência Sinop do Sicoob Norte MT e o terceiro com a agência Carmindo do Sicoob Integração.

Outro momento especial da noite foi a premiação surpresa a colaboradores da Black Consórcios do Sicoob, realizada em novembro de 2019 e que resultou em uma venda recorde de cotas, com R$ 112 milhões gerados. Para reconhecer o esforço e trabalho das equipes, foram sorteadas sete motocicletas e um carro. Representante do Bancoob, Kelly Milhomens Barbosa entregou alguns dos prêmios às agências e parabenizou as equipes pelo resultado. Ela ainda lembrou que quando o objetivo de R$ 70 milhões foi estabelecido, algo que parecia impossível, a diretoria do Sicoob Central Rondon acreditou no potencial de suas equipes. “Sempre tive um ‘amor platônico’ pela Central e é com grande satisfação que hoje vejo o trabalho e esforço de todos. De fato, somos capazes e vocês são prova disso”.

Receberam troféus também as cooperativas que alcançaram destaques na campanha “Acelera Império” em oito categorias, incluindo crescimento em recursos, total de ativos, sobras líquidas, número de associados, entre outras.

4º Movimento Sicoob é encerrado com palestras sobre conquistas, oportunidades e estímulo às lideranças

11.02.2020

As oportunidades de crescimento e conquistas já alcançadas pelo Sicoob Central Rondon deram o tom da programação vespertina do 4º Movimento Sicoob, neste sábado (08), em Cuiabá. Diretores da Central ministraram palestras às equipes apresentando os pontos fortes da instituição e objetivos para 2020. Outro destaque foi o conceito de confiança exercido por líderes, abordado pelo professor e palestrante da Fundação Dom Cabral, Zeca de Mello.

Com o tema “Cada vez mais eficientes” o diretor Administrativo e Financeiro da Central, Emílio Junior de Souza, iniciou sua palestra apresentando a melhora de 90% para 63,4% no índice de eficiência médio da Central e suas Cooperativas filiadas. O indicador é de extrema importância para medir o quanto a instituição gasta para gerar receita, além de representar sua capacidade em oferecer boas condições de produtos e serviços e melhores taxas do mercado.

“Esta redução no nosso índice de eficiência só comprova o quanto evoluímos nos últimos anos. Se aproveitarmos as oportunidades que o cenário de 2020 tem podemos crescer muito mais. Para atingirmos o plano de expansão que estabelecemos, é preciso trabalhar no modelo convencional que já trabalhamos, mas pensar também novos modelos e oportunidades”, ressaltou.

Identificar oportunidades também foi o destaque da palestra do Diretor Executivo da Central, Clademir Salmória. Para isto, ele apresentou uma espécie de mapeamento com os principais dados das singulares do Sicoob em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. O levantamento conta com informações relacionadas aos associados, produtos e serviços contratados junto às agências. A ideia é demonstrar em que áreas as equipes podem investir para atrair os associados e garantir novos negócios.

“Eu me surpreendo demais ao ver o quanto vocês já conseguiram em quatro anos. O crescimento da Central ficou acima da média nacional em quase todos os indicadores, mas ainda temos potencial para evoluir mais. Oportunidade nós temos, basta encararmos este desafio de trazer mais associados e fazer com que eles invistam em nossos produtos”, pontuou Clademir.

O Diretor resumiu a estratégia necessária para o crescimento da Central em 2020 em cinco pontos: planejamento, contatos diários (sondagem e oferta), giro de carteira, identificação de necessidade e atitude. Entre as ações para conquista dos objetivos planejados para este ano estão duas campanhas nacionais que serão trabalhadas pelas equipes, a “Poupança Premiada” e a Promoção “Sorte assim só no Sicoob”.

Liderança – Encerrando a programação de palestras do 4º Movimento Sicoob, o professor e palestrante da Fundação Dom Cabral (FDC), Zeca de Mello, abordou o tema “Confiança, o maior legado da liderança”. Professor da disciplina “Ética corporativa” na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele destacou que o assunto só passou a ser discutido a partir da década de 80 e a necessidade de investir em ambientes corporativos mais éticos e transparentes, dando aos líderes esta responsabilidade.

“Hoje sabemos que o maior distintivo da autêntica liderança é a confiança. De nada adianta líderes que só mandam e não conseguem prender e focar a atenção de seus liderados ao que realmente importa. Liderança é sinônimo de confiança. Você entrega melhor o seu trabalho, quando confia em quem está demandando”, disse.

Zeca falou ainda sobre o conceito de Confiança Inteligente, que envolve fatores como competência, integridade e disponibilidade. “Um verdadeiro e bom líder deve reconhecer estes valores na sua equipe. Muitas vezes um funcionário é competente para uma atividade, mas não está disponível, ou é o mais seguro a executá-la, mas não está totalmente capacitado. A liderança tem que saber identificar isso”, acrescentou.

Por fim, o professor promoveu uma grande roda de abraços entre os participantes como símbolo de gratidão pelo momento de união e integração entre as equipes, e em agradecimento pela oportunidade de estarem juntos se capacitando para o crescimento. A dinâmica resultou no fortalecimento de laços e motivação do time Sicoob Rondon.

Oportunidades de mercado, premiação Sipag e Robozão de LED fecham programação da manhã

11.02.2020

O segundo bloco de palestras da programação matutina do Movimento Sicoob Rondon 2020 voltou ao tema seguros, além de tratar de oportunidades para as cooperativas diante do atual quadro econômico do país e apresentar o Performance Sipag. Antes, porém, os participantes puderam se divertir e tirar muitas fotos com o Robozão e seus quase três metros de altura e muitas lâmpadas de LED.

Guilherme Ferreira Ciarrocchi, diretor comercial do Sicoob Seguradora, que abordou o tema “Movimento Proteção”, iniciou sua participação ressaltando que a companhia fechou 2019 com 50% de crescimento. Quer dizer, salientou ele, que o Sicoob está levando cada vez mais proteção aos seus cooperados. E emendou informando que a Central Rondon fez um ótimo trabalho, tendo uma grande participação nesse resultado.

Ciarrocchi apresentou, inclusive, uma retrospectiva que mostrou a evolução da Central no quesito Seguros. Na CNV 2017, ela alcançou 103% da meta de arrecadação, enquanto em 2018 o índice subiu para 126% (crescimento de 71% em relação ao exercício anterior) e para 145% em 2019 (80% a mais em relação ao exercício anterior). Também houve um aumento no índice de proteção da base de associados, que entre o ano passado e o anterior subiu de 6% para 8%. O que quer dizer que ainda há outros 92% para prospectar, frisou.

“Economia, oportunidades para o Sicoob em 2020” foi o tema abordado, em seguida, pelo superintendente comercial do Bancoob, Luciano Ribeiro Machado. Parceiro de outros Movimentos, ele parabenizou a Central Rondon e cooperativas filiadas pelo empenho e o desempenho obtido nos últimos anos, o que em sua opinião é resultado de uma sólida liderança do conselho, habilmente capitaneado pela presidente Aifa Naomi.

“O crescimento dos números da Central Rondon foi extraordinário. Quando ela passou a se chamar Rondon, veio um salto imediato, porque abriram-se novas oportunidades de mercado”, elogiou. Para ele, a guinada dos últimos anos foi resultado de escolhas acertadas, da revisão de processos e do estabelecimento de estratégias. Como consequência a Central mostrou excelentes índices de evolução de ativos.

O caminho, observou Luciano, é esse mesmo. Mas o cenário econômico atual mostra que é preciso ir além. É necessário explorar potenciais de mercado e a área de atuação da Central tem ainda um vasto campo a ser explorado. É uma região ainda com grande potencial de expansão. É preciso revisar condições de entrada e intensificar a captação, perseguir um índice de cobertura mínimo de 100% e trabalhar a gestão do passivo, exemplificou.

Lançamento e premiação

A programação contou ainda com a participação do supervisor geral de Adquirência do Sicoob, Bruno Silva. Ele fez o lançamento do Performance Sipag, que mede a performance das agências e as classifica de acordo com o desempenho no produto maquininha Sipag proporcionalmente ao número de associados.

Entre os objetivos, explicou ele, está oficializar o resultado das agências, mostrando os indicadores importantes a serem trabalhados, que gerem receita, ajudem a alcançar os resultados da CNV e administrar a carteira dos cooperados que estão utilizando a maquininha. Além de premiar as agências que se destacarem.

Surpreendendo o público, Bruno anunciou que naquele momento seria antecipada a premiação de quem se destacou em 2019. Os contemplados foram:

Diamante

PA Shopping Popular – Sicoob União MT/MS

Ouro

PA Campo Novo do Parecis – Sicoob União MT/MS

Bronze

PA Fórum de Cuiabá – Sicoob União MT/MS

PA Várzea Grande – Sicoob União MT/MS

PA Chapada Integração – Sicoob Integração

PA Colíder - Sicoob Norte MT

Fotos: Bruno Pini

 

Palestras ressaltam importância da inovação e analisam mercado de seguros

11.02.2020

A programação matutina do Movimento Sicoob Central Rondon 2020 contou com dois blocos de palestras e apresentações que trataram de assuntos variados como inovação, mercado de seguros, oportunidades de negócio e mercado de adquirência. Entre os participantes estiveram representantes do Sicoob Confederação, Bancoob, Sicoob Seguradora, Sipag e Mapfre Seguros.

A primeira participação foi do diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação, Francisco Silvio Reposse Junior, que abordou o tema “Inovação com Foco em Resultado”. Ele falou um pouco sobre como a tecnologia tem influenciado o comportamento dos grandes estabelecimentos bancários e o nascimento de bancos digitais, fintechs e corretoras, aumentando a competitividade no mercado financeiro. No meio de toda essa concorrência, no entanto, há bastante espaço para cooperativas como o Sicoob, tranquilizou.

Lembrou que o Sistema tem feito sua parte, promovendo uma grande transformação, tornando-se cada vez mais digital e inovando na forma de se relacionar com os associados. Citou como exemplos ferramentas próprias como Alice, Moob, Sicoob Pay (solução de pagamentos instantâneos), criando ainda em um futuro próximo uma rede para saques de dinheiro alternativa ao ATM.

Ainda que haja um grande investimento em inovação e uma busca constante por eficiência, o aumento da competitividade exigirá que se produza cada vez mais com custos e margens de risco menores. “Inovação com foco em resultados, isso é o que temos que pensar”, frisou. Tudo isso sem esquecer da razão de ser das cooperativas. “A melhor propaganda é feita por clientes cooperados satisfeitos”, lembrou Reposse Junior, parafraseando o “guru do marketing” Philip Kotler.

O segundo palestrante da manhã, Matheus Fontanelli, gerente do Canal Cooperativas da Mapfre Seguros, tratou do tema “O mercado de seguros em um ambiente de transformação”. No panorama traçado por ele, houve um crescimento de 11% nos negócios do setor em 2019, com o Brasil ocupando o 14º lugar no ranking mundial e projeção de chegar ao 8º em 2020. No país, informou o executivo, a empresa detém hoje cerca de 15% do mercado de seguros.

Segundo Matheus, a contratação de seguro ainda é pequena no Brasil em comparação com países como os Estados Unidos. Ressaltou a importância de disseminar essa cultura entre os associados, cujo universo de segurados ainda é pequeno diante do potencial existente. É preciso, destacou ele, mostrar que as adversidades impactam muito menos quem está coberto. “O seguro sempre será um agente mitigador de riscos com alto impacto no restabelecimento da ordem social e econômica”, alertou, usando como exemplo adventos como grandes enchentes.

E quanto mais pessoas adquirirem o produto, melhor para todos, mercado e segurado. Matheus contou que no país hoje é difícil contratar os seguros chamados “all risks (riscos totais) justamente porque a base de clientes é muito pequena. “Temos que mudar a cultura de mercado para que as pessoas entendam a importância do seguro. Vocês têm um papel importante nesse sentido”, frisou ele, garantindo que a Mapfre tem buscado ao máximo se atrelar às ferramentas que o Sicoob possui.

Empolgação marca a abertura do Movimento Sicoob Central Rondon 2020

11.02.2020

Muita luz e energia na abertura do Movimento Sicoob Central Rondon 2020. O início das atividades da quarta edição, na manhã do último sábado (8 de fevereiro), no Hotel Deville Prime Cuiabá, foi marcada pela animação dos participantes e a certeza de que a iniciativa tem sido responsável por grandes avanços nos últimos quatro anos.

Tradicionais dentro da programação do Movimento Sicoob, as dinâmicas inovaram mais uma vez ao propor aos convidados que participassem da formação de algo realmente grandioso e repleto de significado. Logo na chegada todos receberam estrelas, que foram coladas em um painel posicionado na entrada do auditório, deixando-os curiosos sobre o desenrolar da atividade.

Ao entrarem, os participantes foram recebidos ao som do E-Strings em clima de total animação. O grupo chamou algumas pessoas ao palco para interagir e tocar com eles, empolgando ainda mais o público. Um momento que certamente ficará marcado na história do Movimento Sicoob Central Rondon.

Outro momento emocionante viria em seguida. As luzes do auditório foram apagadas e o painel que estava na entrada surgiu no palco, com as estrelas iluminadas, formando constelações em uma galáxia. O objetivo foi o de mostrar que todos são importantes dentro do universo cooperativo.

Em seguida, a presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi Uehara de Paula, fez o seu tradicional discurso de abertura. Ela abriu a fala enaltecendo a animação mostrada pelos participantes. “A energia faz com que nasçam coisas boas. Que estejamos sempre cheios de energia em tudo o que fizermos. Energia positiva, é claro. Senti muito isso aqui e é o que vai fazer este evento ainda mais especial do que já é”, projetou.

Aifa lembrou de todas as edições anteriores do Movimento e contou que ele nasceu da consciência de que era preciso movimentar-se para fortalecer e crescer, ampliando a abrangência do cooperativismo financeiro no âmbito da Central. Ressaltou o importante apoio tanto da Confederação, como Bancoob, que se fizeram presentes em várias outras oportunidades, citando como exemplos Francisco Silvio Reposse Junior e Luciano Ribeiro Machado, que este ano voltaram para participar do evento. O Movimento, destacou Aifa, cresceu e foi reproduzido nas cooperativas, cada uma a seu modo.

Ao final, a presidente deixou uma mensagem, referindo-se aos objetivos e benefícios proporcionados pelo cooperativismo e ao prazer de fazer parte desse movimento: “Nós participamos de um nicho muito especial, de pertencimento e de valores muito especiais”.

Sicoob Integração reinaugura agência em Chapada dos Guimarães

06.02.2020

O Sicoob Integração reinaugura no dia 14 de fevereiro, às 18h, a agência de Chapada dos Guimarães (MT), que fica na Avenida Fernando Correa, em frente à Praça Dom Wunibaldo. O prédio, que é tombado como patrimônio histórico, passou por adequações para que conservasse as características arquitetônicas sem deixar de ser funcional, atendendo às necessidades tanto dos associados que moram na cidade como de visitantes.

Segundo o diretor executivo do Sicoob Integração, Milton Jurandi, trata-se de uma agência que difere das demais por se adaptar ao ambiente de Chapada dos Guimarães, com seu ar bucólico e acolhedor. “Nós tínhamos a opção de mudar de local e fazer uma agência mais moderna, mas preferimos nos encaixar na área de patrimônio para mostrar que também nos preocupamos com a preservação, com a sustentabilidade, a integração com a comunidade”, ressalta.

“Desenvolvemos um projeto e investimos muito na estrutura pensando muito nisso. E, em termos de atendimento ao associado, também nos preocupamos em imprimir o mesmo jeito Sicoob do restante do Sistema. Quando foi aberta a agência, o perfil de associados era formado apenas por funcionários públicos, mas desenvolvemos um trabalho de conquista na comunidade e ele se diversificou”, explica o executivo.

De livre admissão, a cooperativa hoje atende públicos de vários segmentos econômicos, além de turistas e pessoas de outras cidades que possui casa em Chapada, exemplifica Milton. Com o crescimento da demanda, foi necessário dotar a agência de condições para atender cooperados dos mais variados perfis. Antes, lembra ele, havia apenas um terminal de autoatendimento (ATM). Então foram instalados dois caixas eletrônicos, mais modernos e eficientes, informa o diretor.

Houve um investimento também em pessoal, com o aproveitamento da mão de obra local. Como é o caso de duas gerentes da agência, que são da própria cidade e chegaram ao cargo por meio de promoção. Além da gerente geral, que assumiu a gestão e fixou residência na cidade, conta Milton. “Estamos formando pessoas, gerando emprego para a comunidade, o que consideramos muito importante e está na essência do cooperativismo. Isso nos enche de orgulho”, comemora.

De acordo com o diretor, as perspectivas são as melhores possíveis em relação à agência. Além de parcerias com a Prefeitura Municipal e entidades como o Sindicato Rural de Chapada do Guimarães e empresários locais, a ideia é ampliar ainda mais a abrangência do Sicoob na cidade.

O presidente do Sicoob Integração, Mauricio Nantes, também se mostra otimista com o projeto. “A projeção de imagem do Sicoob na localidade nos dá uma visibilidade importante, é uma grande oportunidade de apresentar ao público nossos produtos e serviços, e contribuir de forma positiva com o fomento de negócios na região. Além de ser mais uma opção aos nossos associados de outras regiões que visitam o município e precisam de algum serviço financeiro”, disse.

A agência do Sicoob Integração fica na Avenida Fernando Correa, 631, no Centro, em frente à Praça Dom Wunibaldo.

“Movimento” Sicoob União fortalece metas de 2020 com equipes de MT e MS

03.02.2020

Integração, direcionamento, motivação e compromisso foram as palavras-chave do Movimento Sicoob União deste sábado (1º). A cooperativa reuniu em Cuiabá gerentes e colaboradores das agências de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no evento que marca o início do ano de trabalho e a corrida pelas metas de 2020. A ação também contou com palestras sobre capitalismo consciente, cooperativismo, valores e a apresentação dos compromissos firmados por cada uma das agências.

Presidente do Sicoob União, Aifa Naomi, conduziu a abertura do evento agradecendo pela presença das equipes de Cuiabá, interior do estado e Mato Grosso do Sul. Segundo ela, o objetivo do Movimento é reunir o maior número possível de colaboradores para alinhamento, integração e comprometimento. Ela aproveitou para reforçar a importância da união das equipes para o alcance das metas estabelecidas para 2020, incluindo o crescimento de associados, resultados, produção de cartões, venda de consórcios, entre outras.

“Cada agência já sabe quais são as suas metas e de que maneira as equipes devem trabalhar por elas. Não estamos aqui para falar de uma por uma, mas para que todos tenham conhecimento dos objetivos do Sicoob União e se comprometam com eles. Se nós pudermos contar com este comprometimento de vocês, tenho certeza de que tudo fluirá em 2020 e chegaremos lá!”, disse Aifa.

Entre os representantes no evento estava a gerente da agência Campo Grande (MS), Andreza Dutra, que indicou a aproximação e integração das equipes dos dois estados como alguns dos pontos altos do Movimento. Ela conta que em sua região, o Sicoob vem crescendo gradativamente e que uma das metas é acelerar este avanço.

“Assumi a agência em janeiro com a meta principal de expansão em 2020, mas o nosso maior compromisso é crescer junto com o Sicoob União e apresentar os melhores resultados aos nossos associados. O objetivo é um só: bater todas as metas e crescer junto com as demais cooperativas”, ressalta Andreza.

Crescimento também é a meta da agência Federal, de Cuiabá (MT), que contabiliza quase 2,1 mil associados. O gerente Wesley Bezerra adianta que o compromisso da unidade é chegar aos 2,5 mil até o final do ano e que para isso as equipes já trabalham na apresentação do cooperativismo como alternativa sustentável de negócio.

“Mais do que oferecer os benefícios e produtos do Sicoob, nosso objetivo é mostrar o que significa ser um associado. Não é só abrir uma conta, é fazer parte deste movimento do capitalismo consciente, cooperativista e com valores. É com este direcionamento que atingiremos nossas metas”, pontua.

Movimento – A programação do evento contou com a palestra “Capitalismo Consciente e Cooperativismo”, ministrada por Maria Brasil, especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas; “Somos feitos de valores” por Marcelo Vieira, executivo nacional de Comunicação e Marketing do Sicoob; e uma apresentação geral dos resultados do Sicoob União, pelo vice-presidente da cooperativa, José Augusto Indalécio.

Destacando a integração e parceria entre o Conselho de Administração e Fiscal e as equipes das agências nos dois estados, a coordenadora do Conselho Fiscal, Claudenice Deijany de Costa, ressaltou a introdução da governança nas unidades como um dos fatores que têm contribuído para o bom desempenho da cooperativa.

“Na fase de crescimento em que o Sicoob se encontra reunir as equipes é de extrema importância para o engajamento dos colaboradores. Começamos também o trabalho de governança nas agências, no Conselho de Administração e Fiscal e a parceria segue cada vez mais forte. Se continuar assim, os resultados em 2020 serão ótimos”, finaliza.

Fotos: Helder Faria

Sicoob Ipê encerra 2019 com mais de meio milhão de sobras

30.01.2020

No primeiro ano de atuação no mercado, o Sicoob Ipê conseguiu mais de meio milhão de sobras em 2019. Se comparado ao resultado de 2018, ainda como Cocresul, o crescimento foi de 279%, alcançando R$ 661.820,46. Já o resultado operacional foi dez vezes maior que a do ano anterior.

Os dados foram apresentados pelo diretor executivo Dimas Amauri Paglione, em reunião com os colaboradores realizada na manhã da última quarta-feira, 29, na sede da Cooperativa, em Campo Grande.

Além do expressivo resultado positivo das sobras, comemorado pela equipe do Sicoob Ipê, outros indicadores mostraram que a Cooperativa tem ampla capacidade de crescimento. “Nosso objetivo é ampliar os negócios no Estado, porém com responsabilidade e solidez, sem atropelos”, ressaltou a presidente da Cooperativa, Elza Jorge.

Ao mesmo tempo em que a carteira de crédito cresceu 261,25% em 2019, se comparado aos números do ano anterior, o INAD 90, que é o índice de inadimplência até 90 dias, fiscalizado pelo Banco Central, caiu de 4,77%, em março, quando surgiu a nova Cooperativa, para 2,77%. Neste período, o número de cooperados aumentou em 76,81%, chegando a 3.687, somadas as contas de pessoa física e jurídica.

A evolução do Sicoob Ipê aconteceu por completo e bateu quase todas as metas estipuladas pela Central Sicoob Rondon. O patrimônio de referência, que forma o capital social da cooperativa, cresceu 218% em relação a 2018, chegando a R$ 4,6 milhões. No mesmo período, os recursos totais cresceram 233,79% no ano, atingindo os R$ 45 milhões.

O diretor executivo, Dimas Paglione, mostrou ainda que o crescimento absoluto operacional do Sicoob Ipê alcançou o valor de R$ 1,75 milhão no final de 2019, “o que é algo extremamente positivo, considerando que o ano foi de formação da equipe de colaboradores para ampliarmos os negócios”, observou. Em 2018, as sobras foram de R$ 237.424,56.

Sicoob Ipê

O Sicoob Ipê surgiu com a união entre a Cooperativa Cocresul (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários e Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul), criada em 1989, e a Cooperativa Aliança, fundada em 2015 pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). Com isso, a Cooperativa passou a atender aos servidores estaduais e familiares, empresas, empresários e respectivos funcionários.

1º Integra de 2020 é marcado pelo espírito de equipe e alinhamento de novos colaboradores

27.01.2020

O Sicoob Central Rondon finalizou nesta quarta-feira (22) o 1º INTEGRA de 2020, com a participação de 43 novos colaboradores de unidades de Cuiabá e do interior de Mato Grosso. A programação teve duração de dois dias, com a realização de dinâmicas, jogos, palestras e outras ações educativas, com o objetivo de fortalecer os laços dos recém-chegados com a cooperativa e demais colaboradores do Sicoob. O Integra visa também o fornecimento de informações a respeito do cooperativismo e o papel do sistema Sicoob.

O gerente de Gestão de Pessoas do Sicoob Central Rondon, Wellington Arruda, explica que a ideia do Integra é fazer com que os novos colaboradores se sintam acolhidos e parte da “família Sicoob”. Segundo ele, isto torna o ambiente de trabalho muito mais favorável e produtivo, além de contribuir com o crescimento pessoal e profissional de cada um.

“Tivemos nesta edição um colaborador que já fez parte do Sicoob há uns cinco anos e retornou agora elogiando a iniciativa e o quanto ela pode perceber a mudança nas relações entre as equipes. Nossa ideia é realizar outros três encontros como este em 2020, dando continuidade ao processo de expansão e crescimento da cooperativa”, disse Wellington.

O encerramento do Integra contou com uma atividade que dividiu os colaboradores em duas equipes para uma disputa de conhecimentos sobre cooperativismo. Questões relacionadas a finanças, procedimentos e normas técnicas fizeram com que os grupos usassem a memória para acertar. Ao final, os colaboradores deram depoimentos pessoais sobre a experiência em entrar para a equipe do Sicoob, suas expectativas e aprendizado no Integra.

Para muitos, a sensação de pertencimento foi o que mais chamou a atenção durante os dois dias do Integra. Gratidão, esperança, alegria, foco para trabalhar, oportunidade de mudar de vida, troca de experiências, entre outros termos foram utilizados pelos novos colaboradores.

A presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, pontua a implantação do Integra, em 2017, como um importante marco nos processos motivacionais, de desenvolvimento estratégico e trabalho em equipe da cooperativa. “Queremos que desde o primeiro dia no Sicoob, nossos colaboradores tenham conhecimento do que estão fazendo, quais os valores e a missão da cooperativa. É isso que fará deles melhores profissionais, em alinhamento aos objetivos da instituição”, acrescenta a presidente.

Carreira – Ocupando a 5ª posição no ranking nacional de entidades financeiras no que se refere ao número de agências, o Sistema Sicoob é atualmente a maior corporação cooperativista do Brasil. Na região Centro-Oeste, os resultados também são expressivos, com o crescimento do Sicoob Central Rondon fechando acima dos 50% nos últimos três anos, enquanto a média nacional da década é de 20%. Diretor Executivo da cooperativa, Clademir Salmória, destaca que estes são só alguns dos números que fazem do Sicoob uma excelente oportunidade para os profissionais.

“O Sicoob Central Rondon, pela sua atuação em estados pujantes na economia e com um horizonte de expansão, tem grande potencial de mercado e com excelentes oportunidades de crescimento. Para quem está chegando agora, é importante entender o propósito de levar a justiça financeira aos associados e contribuir com o sistema cooperativista”, finaliza Clademir.

Fotos: Helder Faria

Cooperativas do Sicoob Central Rondon reduzem juros de cheque especial para médias abaixo de 5%; índice nacional é de 8%

09.01.2020

Atendendo a resolução 4.765/2019 do Conselho Monetário Nacional (CMN), as cooperativas filiadas ao Sicoob Central Rondon reduziram suas médias de taxa de juros do cheque especial para abaixo de 5% ao mês. O índice é menor ao exigido pela medida, fixado em 8% ao mês. As cooperativas também optaram por não aderir à cobrança de 0,25% sobre o limite do cheque especial, visando a segurança financeira de seus associados. A resolução foi aprovada em novembro de 2019, passando a vigorar nesta segunda-feira (06).

O gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicoob Central Rondon, Orleans Cichaczewski, pontua que anterior à nova resolução, a taxa de juros cobrada pelas cooperativas já era menor ao índice nacional. Enquanto as instituições bancárias aplicavam juros em torno de 12% ao mês, no Sicoob, o percentual era de aproximadamente 7,5%.

“As taxas de juros do Sicoob sempre estiveram abaixo do mercado. Por isso, no momento em que foi fixado o limite de 8% na cobrança do cheque especial, trabalhamos no reposicionamento da instituição para reduzir ainda mais nossa cobrança, chegando a taxas médias abaixo de 5%. É importante ressaltar que a precificação terá variações entre as cooperativas, e pode variar de cada associado, mas em média não deverá ultrapassar este percentual”.

Além de fixar em 8% o limite máximo para a cobrança de juros, o CMN também estabeleceu a cobrança de 0,25% ao mês sobre o limite disponível de crédito acima de R$ 500,00. Prevista para ser iniciada em 1º de junho deste ano, a medida não valerá para associados das cooperativas filiadas ao Sicoob Central Rondon, uma vez que elas optaram pela isenção da cobrança.

“Quando utilizado de forma consciente, o limite do cheque especial pode ser um importante auxílio financeiro. É preciso enxergar este crédito para fins emergenciais e não como parte do saldo disponível em conta. Por este motivo, não incentivamos o cancelamento do limite, mas o seu uso adequado”, explica Orleans Cichaczewski.

Sistema de cooperativa de crédito, o Sicoob Central Rondon possui cerca de 60 mil associados. Atualmente, a instituição conta com oito singulares distribuídas entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. No Brasil, o número de associados do Sicoob chega a quase 4,5 milhões.

Projeto cultural indicado pelo Sicoob União receberá patrocínio nacional

09.01.2020

O Instituto Ciranda, com sede em Cuiabá (MT), é um dos projetos selecionados no Edital Cooperação para o Desenvolvimento 001/2019 do Instituto Sicoob, que tem como objetivo patrocinar integral ou parcialmente propostas encaminhadas pelas cooperativas que fazem parte do sistema. Os recursos destinados para patrocínio são resultados da apuração do Banco Cooperativo do Brasil - Bancoob.  A entidade foi indicada pelo Sicoob União, com apoio do Sicoob Central Rondon, na categoria da Lei de Incentivo à Cultura, recebendo R$ 120 mil em recursos. Ao todo, foram selecionados 23 projetos, sendo 19 ligados à cultura e quatro ao esporte.

A assessora de Governança e Sustentabilidade do Sicoob Central Rondon, Patrícia Rego, explica que esta é a primeira vez que a cooperativa participa do Edital do Instituto Sicoob com a indicação de um projeto. Segundo ela, a ideia surgiu após o contato com o grupo Ciranda, que se apresentou em algumas atividades da cooperativa neste ano, como a reinauguração da agência UFMT, em Cuiabá.

“O Edital atende a um dos princípios do cooperativismo que prevê o envolvimento da cooperativa em ações voltadas para a comunidade. Conhecemos o Instituto Ciranda e desde o início a parceria foi ótima e acreditamos muito no trabalho deles. Agora com a captação deste recurso, o grupo poderá ampliar suas atividades”, disse Patrícia.

Com 16 anos de atividades em Mato Grosso, o Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos. A entidade já atendeu mais de 10 mil crianças e adolescentes com aulas gratuitas de música em oito polos de ensino distribuídos pelo estado, além de ensaios semanais das orquestras para apresentações especiais ao longo do ano. Atualmente, o grupo tem cerca de 800 alunos inscritos participando das aulas, oficinas e outras atividades.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Institucional do Ciranda, Jessica Gubert, os recursos creditados à instituição servirão, principalmente, para a manutenção e custeio operacional do projeto, incluindo a impressão de materiais gráficos, aluguel de espaço e som para os concertos, pagamento de equipes, entre outras despesas. Sobre a parceria com as agências do Sicoob, Jéssica conta que a expectativa do Instituto é estreitar ainda mais os laços com a cooperativa.

“Ficamos muito felizes pela indicação e mais ainda pela seleção. É de extrema importância que instituições como o Sicoob tenham também esta preocupação com a cultura e a comunidade. Estes valores têm muito a ver com o ideal do Ciranda e esperamos impactar positivamente a todos”, completa a diretora.

A presidente do Sicoob União e da Central Rondon, Aifa Naomi, destaca que a parceria com o Instituto Ciranda se junta a recentes iniciativas da instituição voltadas para outras áreas. Um exemplo é o apoio à Faculdade do Cooperativismo (ICOOP), que conta com cursos de graduação e pós-graduação para profissionais no mercado. “O nosso objetivo é expandir o negócio do cooperativismo e para isso, a presença do Sicoob em diferentes ramos só tende a ampliar nossa atuação”, reforça Aifa.

Black Consórcios do Sicoob Central Rondon bate recorde com mais de 1,6 mil cotas vendidas

12.12.2019

O Sicoob Central Rondon registrou a venda de mais de 1,6 mil cotas na Black Consórcios, de 22 a 29 de novembro. O número representa um recorde de vendas, que ofereceu 25% de desconto na taxa de administração para associados e público externo. A campanha foi realizada a nível nacional em todas a cooperativas do sistema Sicoob, resultando em R$ 2,06 bilhões em valores comercializados.

Conforme balanço de vendas na Central Rondon, a aquisição de veículos nacionais foi o tipo de cota mais vendido da Black Consórcios, com 61% do total. Em seguida, ficaram serviços, com 13% e imóveis, com 11%. Ao todo, a venda de cotas resultou em mais de R$ 110 milhões em valores comercializados.

O Diretor Executivo do Sicoob Central Rondon, Clademir Salmória, atribui os bons resultados da Black Consórcios ao engajamento e espetacular desempenho das equipes das cooperativas nos últimos anos, e em especial nesta semana, em que os esforços foram redobrados. Ele diz ainda que a venda de cotas é uma excelente oportunidade para atrair novos associados, já que os descontos especiais são oferecidos também ao público externo.

“O Sicoob Consórcios se destaca pela grande vantagem com as taxas mais baixas do mercado. Para a Black, reduzimos ainda mais o índice o que, evidentemente, despertou o interesse de muitas pessoas. Encerramos a campanha com um resultado bem positivo e um recorde de vendas do período. Parabéns às equipes!”, destaca Clademir.  

O resultado nacional da Black Consórcios também foi positivo. Entre as cooperativas brasileiras, a venda em número de cotas chegou a 34 mil, o que representa uma alta de 450% em relação ao volume atingido na campanha de 2018.

Modalidade de compra parcelada e programada, o Sicoob Consórcios não tem cobrança de juros e taxa de adesão. Após a compra, é realizada a contribuição mensal pelo cliente, com uma quantia e prazo determinados, oportunizando o menor custo de aquisição em relação ao financiamento. Isto porque há a opção de antecipar a liberação dos recursos contratados por meio de lances ou sorteios, sem a necessidade de dar entrada.

Planejamento estratégico do Sicoob Central Rondon define diretrizes e metas para 2020

10.12.2019

Diretrizes e metas definidas, equipes engajadas e o Sicoob Central Rondon já se prepara para entrar em 2020 trabalhando a expansão de seus negócios e crescimento financeiro. Os objetivos foram alinhados no Planejamento Estratégico, encerrado na noite de quinta-feira, 28 de novembro, em Cuiabá. Entre as metas para o próximo ano estão resultados, associados e a abertura de novas agências.

Para chegar às discussões a respeito das diretrizes e metas para 2020, no período vespertino, as equipes do Sicoob Rondon foram divididas em cinco grupos de trabalho representando os principais objetivos das cooperativas. O planejamento colaborativo foi coordenado pela consultora da ALINHARH, Margareth Facirolli, e os temas definidos foram: Eficiência, Expansão, Gestão de Crédito, Gestão de Recursos e Governança e Sustentabilidade.

A consultora explica que para cada tema as equipes tiveram que debater, analisar e estabelecer ferramentas para transformar diretrizes em ações para o próximo ano. Sobre a atividade, Margareth Facirolli, elogiou o desempenho dos representantes e a união das equipes. Após a apresentação dos grupos ficou estabelecido o cronograma de planejamento e execução dos planos de ação de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, com os acompanhamentos bimestrais a partir de março do ano que vem.

“Houve um alinhamento enorme em relação às projeções de futuro e as propostas do Sicoob Central Rondon com uma visão de mercado de quem realmente entende do que está falando. As equipes estavam muito engajadas e acredito que o exercício tenha sido produtivo e bastante estimulador para eles”, pontuou Margareth.

Para o Diretor Executivo do Sicoob Central Rondon, Clademir Salmória, a principal lição das equipes para atingir os objetivos, diretrizes e metas 2020 é focar nas oportunidades e solução segundo ele, é isto que fará com as cooperativas alcancem o propósito do Sicoob que é “conectar pessoas para promover a justiça financeira e prosperidade”.

“Os números confirmaram que para o ciclo 2017-2019 fomos assertivos nas ações e objetivos e já colhemos bons resultados. Agora é trabalhar com foco no próximo ano. Tenho que destacar o papel da nossa presidente Aifa Naomi no cuidado em valorizar as pessoas, não só os cooperados, mas nossos colaboradores para que estejam apaixonados pelo que fazem”, disse Clademir.

“Planejar é fundamental para pensarmos o que fazer e entregar aos cooperados, que são a essência da existência do Sicoob, pois participam do negócio. A confiança e o modelo de expansão das cooperativas nos dão condições de acreditar que estas metas são possíveis”, destacou Emilio.

No encerramento do evento, a presidente Aifa Naomi, agradeceu às equipes pelo apoio, trabalho de todas as agências e a participação de seus representantes no Planejamento. Ela também aproveitou para reforçar a busca pelas metas de 2020 e destacou a importância do comprometimento dos colaboradores.

“Vamos atrás desse resultado e dependemos da paixão de vocês para isso. Agradeço a cada um que tem se dedicado em fazer do Sicoob essa marca que vem crescendo com um propósito bonito, justo, que é dedicar-se à comunidade e promove a prosperidade”, ressaltou Aifa.

Recém-chegado no sistema Sicoob, o gerente geral do Sicoob Norte MT, Frank Prange, ficou impressionado com o Planejamento Estratégico da Cooperativa. Ele conta que ao longo de sua carreira em outras instituições financeiras, ainda não havia participado de uma ação totalmente focada em metas e planejamento. Atualmente, trabalham na cooperativa 70 colaboradores distribuídos em cinco agências.

“Saio daqui muito estimulado e animado em chegar na minha equipe e repassar tudo o que aprendi. Temos desafios interessantes para o ano que vem, como os investimentos no agronegócio, que podem oportunizar a captação de novos cooperados para nossas agências”, acrescentou.

O encerramento do Planejamento Estratégico 2020 do Sicoob Central Rondon contou ainda com uma confraternização entre as equipes das cooperativas. O momento possibilitou a integração e estímulo ao trabalho para o ano que vem, preservando e mantendo o Espirito de Equipe do Sicoob Rondon.

Fotos: Júnior Silgueiro

Sicoob Central Rondon abre planejamento estratégico reforçando a importância do propósito

03.12.2019

“Conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade”. A frase resume a tônica das palestras de abertura do Planejamento 2020 do Sicoob Central Rondon, realizada na quinta-feira (28 de novembro), no Hotel Holiday Inn, em Cuiabá (MT), proferidas pelo presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano Vilares, e pelo diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada. Eles falaram sobre a importância de ter um propósito, que no caso da cooperativa financeira deve ser o de combinar pessoas com tecnologia, com o fator humano como grande diferencial.

Na abertura, a presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, antecipou o pouco do que viria na fala dos executivos ao ressaltar que os novos tempos e a crescente concorrência exigem posturas assertivas e proatividade. “Cada vez mais precisamos estar atentos ao que acontece à nossa volta e, principalmente, no mercado, sem nos esquecermos de nossa missão e dos princípios que regem o cooperativismo”, alertou, ressaltando que neste caso o desafio é ainda maior. Segundo ela, é preciso “ser competitivo sem deixar de lado valores como a colaboração, a cooperação, o equilíbrio econômico”. Aifa também lembrou da meta dos 100 mil associados e do objetivo de chegar a esse número já em 2020.

Henrique Vilares traçou uma linha da evolução do pensamento estratégico do Sicoob desde 2007 e ressaltou que o atual ciclo é baseado no propósito, que é o diferencial de mercado do sistema. “Nós somos diferentes, porque nós não vendemos por vender, nós estamos atendendo ao dono do negócio, que é a principal razão. Por isso o Sicoob tem um triângulo invertido como símbolo, a base menor é que manda, é o cooperado. E é por ele que a gente trabalha”, frisou. Os números, segundo Vilares, mostram que o Sicoob está no caminho certo, com uma média de crescimento de 20% ao ano. Hoje são R$ 114 bilhões de ativos administrados, em uma curva ascendente, exemplificou.

Antes de iniciar sua palestra, Marco Aurélio Almada teceu elogios ao que ele chamou de “virada” da Central Rondon nos últimos anos, tornando-se destaque dentro do Sistema Sicoob, e do papel importante da presidente Aifa Naomi nesse resultado. Ele falou do momento vivido hoje no sistema financeiro nacional, de como os bancos estão se posicionando e o que está acontecendo a partir da introdução de novas tecnologias no negócio bancário.

O executivo salientou a necessidade de aumentar a base de associados. “Não adianta a gente fazer o dever de casa na área de TI, e esse dever de casa está sendo feito, se ele não redundar no embarque de novos cooperados na nossa plataforma. Porque, no final do dia, quem paga a conta é o usuário de todos esses serviços, seja ele na forma de associado ou de cliente. Esse é o nome do desafio do momento”.

O diretor-presidente também apresentou grandes números, indicadores de desempenho e volumes da campanha nacional de vendas que mostram a Central Rondon entre os destaques no cenário nacional, em alguns quesitos inclusive acima da média do sistema. Para Norival Curado, presidente do Sicoob Norte MT, cooperativa ligada à Central Rondon, o sistema como um todo vai muito bem. “Enquanto o mercado brasileiro cresce em média 4% ou 5%, o Sicoob nacionalmente cresce de 20% a 25%. O Sicoob Central Rondon está num momento totalmente diferenciado, de expansão, com novas agências, contratando pessoas preparadas. Está mostrando que é uma cooperativa direcionada às pessoas, mas que tem uma tecnologia diferenciada. Além de cuidar de pessoas nós damos conforto com tecnologia e bom atendimento”, analisou.

O planejamento contou com a estreia do Sicoob Fronteiras, de Rondônia, que passou a fazer parte da Central recentemente, o que foi bastante comemorado pelo presidente Carlos Alberto Biasi. Segundo ele, a cooperativa foi muito bem recebida e um dos pontos chave na decisão de ingressar no sistema foi justamente a segurança e o profissionalismo. “Dentro do princípio cooperativista, a gente vê o Sicoob muito intenso nisto e para nós é um privilégio estar debutando nesse momento, nessa participação junto com as demais singulares, buscando alcançar coisas melhores para a cooperativa e para os cooperados, que é o objetivo maior”, festejou.   

Fotos: Júnior Silgueiro

Sicoob Cerrado MT comemora aniversário de 17 anos em Rondonópolis

27.11.2019

Desde 2002, o Sicoob Cerrado MT proporciona qualidade em produtos e serviços financeiros para seus associados. Inaugurada no dia 26 de novembro, inicialmente com o nome de Credloja, a cooperativa de crédito se consolidou como referência no atendimento justo para toda população da sua área de atuação. Nestes 17 anos de atividades já conta com mais de 10 mil associados, possui três agências em Rondonópolis e ainda está presente Barra do Garças, Querência e com previsão de inauguração de uma agência em Água Boa, totalizando seis agências em janeiro de 2020.

As cooperativas de crédito oferecem os mesmos produtos e serviços que instituições bancárias, entretanto, as taxas de juros são menores e mais justas que as aplicadas pelos bancos comerciais.  O diretor executivo do Sicoob Cerrado MT, Wederson Delgado, explica que cada associado faz parte dessa história contribuindo para todos os resultados positivos alcançados desde a fundação da cooperativa.

“Contamos com uma ótima estrutura para atender nossos cooperados, buscamos nos atualizar e crescer juntos com a comunidade. É sempre importante relembrar a evolução da nossa cooperativa, que nasceu da união de seus sócios-fundadores com o objetivo de prestar serviços de forma digna, justa e humana, sempre se baseando nos princípios do cooperativismo e levando o desenvolvimento local da região onde estamos instalados. É motivo de orgulho o comprometimento com os nossos associados, que são os donos da cooperativa e participam ativamente nas decisões e gestão da instituição, esperamos crescer cada vez mais e proporcionar a justiça financeira para toda população da nossa área de abrangência”, destaca o diretor executivo Wederson Delgado.

O Sicoob é a maior cooperativa de crédito do Brasil, possui 4,5 milhões de associados e está presente em todos os estados brasileiros oferecendo aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimentos, seguros, cartões, previdência, seguros, cobrança bancária, poupança, microcrédito, dentre outras soluções financeiras.

O Sicoob Cerrado MT faz parte do maior sistema financeiro do país, saiba mais em www.sicoob.com.br.

Fonte: Comunicação Sicoob Cerrado MT

38 delegados são eleitos durante assembleias de núcleo do Sicoob União MT/MS

22.11.2019

Mais de 250 associados participaram das 13 Assembleias de Núcleo realizadas pelo Sicoob União MT/MS nas agências da capital e interior de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram eleitos 38 delegados, entre efetivos e suplentes, com mandato pelos próximos quatro anos. Os escolhidos representarão os demais associados durante a Assembleia Geral de 2020.

A implantação das Assembleias de Núcleo teve como objetivo aproximar os associados das tomadas de decisões e acompanhamento de ações da cooperativa. Para viabilizar as assembleias, o Estatuto do Sicoob União MT/MS sofreu alterações, possibilitando a inclusão dos delegados nas instâncias deliberativas.

Dos 38 delegados eleitos, 32 são para representação de agências de Mato Grosso e seis em Mato Grosso do Sul. A quantidade de representantes por Núcleo levou em consideração o número de associados da agência. Para unidades com quantidade acima dos 1 mil, foi concedida a possibilidade de formação de outro núcleo. É o caso da agência Federal, em Cuiabá, em que foram eleitos seis delegados, dois para cada um dos seus três núcleos, sendo a unidade com o maior número de representantes.

“Independentemente da quantidade de delegados eleitos, todas as agências terão seus representantes na Assembleia Geral. A ideia é dar voz e voto aos associados em momentos decisivos da cooperativa”, completa a presidente do Sicoob União, Aifa Naomi.

A programação das assembleias começou na agência de Santa Rita do Trivelato (MT), em 04 de novembro, percorrendo o estado pelas unidades de Araputanga, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Nova Mutum e Várzea Grande. No Mato Grosso do Sul, os encontros passaram por Campo Grande e Sidrolândia.

Veja o quadro de delegados eleitos:

 

Agência

Delegados eleitos

Cuiabá (MT) – Agência Federal

06

Campo Novo do Parecis (MT)

04

Cuiabá (MT) – Agência TJ

04

Cuiabá (MT) – Agência IFMT

03

Araputanga (MT)

02

Cuiabá (MT) – Agência Fórum

02

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

02

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

02

Nova Mutum (MT)

02

Santa Rita do Trivelato (MT)

02

Várzea Grande (MT)

02

Campo Grande (MS) - Agência Campo Grande

02

Campo Grande (MS) – Agência Via Park

02

Sidrolândia (MS)

02

Cáceres (MT)

01

 

Agência do Shopping Popular em Cuiabá encerra cronograma de Assembleias de Núcleo

22.11.2019

Foi realizada na manhã desta terça-feira (19) a última Assembleia de Núcleo do Sicoob União MT/MS. A deliberação ocorreu entre associados da agência do Shopping Popular, em Cuiabá. Foram eleitos mais dois delegados para representação na Assembleia Geral da cooperativa em 2020.

O resultado elegeu como delegado efetivo Ariovaldo Mundim e o suplente Edinei Batista Gonçalves. Os dois terão mandato de quatro anos a partir do primeiro dia útil do trimestre subsequente ao da eleição, sendo prevista a reeleição, caso seja de interesse do associado.

A assembleia do Shopping foi a 13ª realizada pelo Sicoob União MT/MS nas agências de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul desde o início de novembro. Em todas, a votação foi acompanhada pela presidente da cooperativa, Aifa Naomi, e o diretor executivo, José Augusto Indalécio.

Agência UFMT elege delegados durante Assembleia de Núcleo

21.11.2019

Os associados da agência UFMT reuniram-se na noite desta segunda-feira (18) para a eleição de seus delegados em Assembleia de Núcleo. A deliberação fez parte da programação de assembleias do Sicoob União MT/MS em unidades da capital e interior dos estados.

Para o núcleo UFMT foi eleito como delegado efetivo o associado Edson Fogaça Marques, e a suplente Valéria Calmon Cerisara. Estiveram presentes na votação 25 associados. Os representantes escolhidos participarão da Assembleia Geral, prevista para o ano que vem. Até o momento, mais de 30 delegados já foram eleitos nas agências.

A Assembleia foi conduzida pela presidente do Sicoob União MT/MS, Aifa Naomi, e o diretor executivo José Augusto Indalécio.

Consórcio Sicoob antecipa Black Friday e oferece 25% de desconto

21.11.2019

A Black Friday chega mais cedo no Sicoob para quem está interessado em adquirir um consórcio. Somente nesta sexta-feira (22 de novembro), a modalidade, que já tem as melhores taxas do mercado, estará com 25% de desconto na taxa de administração tanto para associados como público externo. A redução vale para compra de automóveis, motos, imóveis, bens duráveis e maquinário pesado, além de serviços.

Pode não parecer muito, mas levando-se em conta uma taxa média acima de 15% praticada hoje no mercado – podendo passar dos 20% dependendo da instituição -, fazer um consórcio com o Sicoob já seria uma grande vantagem fora da promoção. Para citar um exemplo, o sistema pratica atualmente uma taxa de administração de 7,5% no consórcio de automóveis para associados e de 9,5% para não associados, que com o desconto de 25% cairiam, respectivamente, para 5,625% e 7,125% (confira tabela abaixo).

O Sicoob Consórcios é uma modalidade de compra parcelada e programada, sem incidência de juros, em que pessoas e/ou empresas se reúnem em grupos e contribuem, mensalmente, com uma quantia e em prazo determinado para que todos alcancem seus objetivos. Assim, o comprador experimenta um menor custo de aquisição em relação ao financiamento, podendo antecipar a liberação dos recursos contratados por meio de lances ou sorteios, sem a necessidade de dar entrada. Com o dinheiro em mão há ainda a possibilidade de desconto para pagamento à vista do bem.

No caso de um consórcio contratado junto ao Sicoob, não existe taxa de adesão. Quando um indivíduo adere ao produto, a administradora pode cobrar a primeira mensalidade ou prestação e a antecipação de recursos relativos à taxa de administração, mas isso deverá estar previsto no Contrato de Adesão. Além disso, os benefícios se estendem também à cooperativa, com incremento de sua receita por meio da comercialização do produto.

Para contratar um plano do Sicoob Consórcios basta comparecer a uma cooperativa e fazer a adesão. Para isso, devem ser apresentados documentos pessoais (CPF e RG) e um comprovante de endereço e renda.

Confira as taxas especiais para a Black Friday:

Associado

Automóveis 7,5% = 5,625 %

Motos 7,5% = 5,625 %

Imóveis 9,0% = 6,75 %

Serviços 9,5% = 7,125%

Bens Duráveis 12% = 9%

Pesados 8,5% = 6,375%

 

Não associado

Automóveis 9,5% = 7,125%

Motos 9,5% = 7,125%

Imóveis 13,5% = 10,125 %

Serviços 9,5% = 7,125%

Bens Duráveis 15% = 11,25%

Pesados 11,5% = 8,625%

Agência Sicoob de Várzea Grande realiza Assembleia de Núcleo

18.11.2019

Na manhã desta segunda-feira (18), a agência do Sicoob União MT/MS localizada no Fórum de Várzea Grande realizou a sua primeira Assembleia de Núcleo. Foram eleitos mais dois delegados para representação da cooperativa na Assembleia Geral em 2020.

Até o momento, os associados da cooperativa elegeram 30 delegados – escolhidos durante os encontros ocorridos nas agências do estado.

Representando o Fórum de Várzea Grande, foi eleito Fidélis Cândido Filho (efetivo) e Wanderley Patrício de Souza (suplente). Conforme o regulamento, os escolhidos terão mandato de quatro anos a partir do primeiro dia útil do trimestre subsequente ao da eleição, podendo tentar a reeleição.

A Assembleia de Núcleo foi conduzida pela presidente do Sicoob União, Aifa Naomi, e o diretor executivo, José Augusto Indalécio.

A cooperativa encerra o cronograma de realização das assembleias de núcleo com mais dois encontros em Cuiabá.

Confira a programação:

Data

Horário

Cidade

Local

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

Sicoob União realiza 10ª Assembleia de Núcleo e elege mais dois delegados

18.11.2019

Na tarde da última quinta-feira (14), associados do Sicoob União MT/MS do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, participaram da 10ª Assembleia de Núcleo da cooperativa. Desde o início do mês, os encontros são realizados com as agências da capital e interior com a eleição de delegados representando seus associados.

Na agência IFMT, devido ao número de associados ser acima de 1 mil, foram criados dois núcleos para votação. No Núcleo 1, o delegado efetivo é Edson Jerônimo Nobre e seu suplente, Clementino Siqueira Ferreira de Assis. Já o Núcleo 2 elegeu como delegado Wender Moreira Silveira.

“Estou muito animado por representar a agência na Assembleia Geral da cooperativa e espero ajudar da melhor forma. Agradeço pela confiança e escolha dos colegas”, disse Wender.

Nesta semana, a presidente do Sicoob União, Aifa Naomi, e o diretor executivo José Augusto Indalécio, participam das três últimas assembleias de núcleo, em Cuiabá e Várzea Grande.

Confira a programação:

Data

Horário

Cidade

Local

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

Fotos: Helder Faria

Assembleia de Núcleo da agência Federal elege três delegados e suplentes

18.11.2019

O Sicoob União realizou na manhã da última quinta-feira (14) mais uma Assembleia de Núcleo da cooperativa, desta vez na agência Federal. O encontro aconteceu na sede do Sicoob Central Rondon e contou com a presença de 35 associados, que elegeram os delegados que irão lhes representar na Assembleia Geral no próximo ano.

Esta, foi a assembleia com maior número de delegados eleitos até o momento. O número se deu devido a quantidade de associados da agência – a cada mil pessoas cria-se um núcleo, sendo assim foram eleitos três delegados e três suplentes: Núcleo 01 - Astrogildon Soares Castro (efetivo) e Wilton José de Oliveira (suplente); Núcleo 02 - Dejair Martins de Resende (efetivo) e Antônio Henrique Ravanello Souza (suplente); Núcleo 03 - Zanelho Teixeira Spíndola (efetivo) e Ronan César de Figueiredo (suplente).

Também no dia 14/11 aconteceu a Assembleia de Núcleo da agência do IFMT, no auditório da Instituto, às 17h.

Confira a programação:

Data

Horário

Cidade

Local

14/11

17h

Cuiabá (MT)

Agência IFMT

 

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

 

Associados do Sicoob União em Araputanga (MT) participam de assembleia

14.11.2019

Os associados do município de Araputanga, localizado a 337,7km de Cuiabá-MT, foram convidados a participarem da primeira Assembleia de Núcleo do Sicoob União MT/MS, na noite da última segunda-feira (11), no Rotary Club.

Dentre as pautas deliberadas durante a assembleia, os 44 associados presentes elegeram os delegados que irão representá-los na Assembleia Geral, no próximo ano. Os eleitos foram Deolini Guimarães Alves (efetivo) e José de Sousa Reis (suplente).

As Assembleias de Núcleo do Sicoob União MT/MS iniciaram no dia 04 de novembro. A cooperativa é a primeira do Sicoob Central Rondon a promover este tipo de encontro com os seus associados.

Ao todo serão 13 assembleias em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As próximas acontecem nesta quinta-feira (14), em Cuiabá – sendo a primeira na sede da Central Rondon (9h) e a segunda no auditório do IFMT (17h).

Confira a programação:

Data

Horário

Cidade

Local

14/11

9h

Cuiabá – Agência Federal

Sicoob Central Rondon

14/11

17h

Cuiabá (MT)

Agência IFMT

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

 

Cáceres realiza Assembleia de Núcleo e elege delegado

12.11.2019

Na manhã desta segunda-feira (11), foi a vez da agência do Sicoob União MT/MS em Cáceres (MT) eleger o seu delegado efetivo em mais uma Assembleia de Núcleo realizada com os associados. Para esta semana estão previstas outras duas assembleias em Cuiabá.

O resultado da eleição em Cáceres nomeou como delegado efetivo Marco Aurélio Arcanjo Lopes. A assembleia foi conduzida pela presidente do Sicoob União, Aifa Naomi, e o diretor executivo, José Augusto Indalécio.

Desde a semana passada, o Sicoob União MT/MS realiza assembleias de núcleo em suas agências para a escolha dos representantes. Até o momento, já são mais de 20 eleitos.

Os delegados efetivos e suplentes terão o mandato de quatro anos, a contar do primeiro dia útil do trimestre subsequente ao da eleição, podendo ser reeleito.

Confira o calendário das próximas Assembleias de Núcleo:

Data

Horário

Cidade

Local

14/11

9h

Cuiabá – Agência Federal

Sicoob Central Rondon

14/11

17h

Cuiabá (MT)

Agência IFMT

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

 

6ª Assembleia de Núcleo do Sicoob União acontece em Sidrolândia (MS)

11.11.2019

Na última sexta-feira (8) o Sicoob União MT/MS realizou a 6ª Assembleia de Núcleo da cooperativa, no município de Sidrolândia (MS), com o intuito de dar voz aos associados e deliberar sobre as pautas que irão compor a próxima Assembleia Geral, que acontece no próximo ano. As reuniões estão sendo realizadas desde o dia 4 de novembro nas regiões de atuação da cooperativa no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em Sidrolândia, a assembleia aconteceu na agência da cidade, localizada na região central, contando com a participação de 38 associados que também elegeram os delegados que irão representa-los na Assembleia Geral. O mandato destes representantes é de quatro anos, podendo ser reeleitos.

Os delegados escolhidos foram Ednéia de Sousa Gonçalves Carnevalli (efetivo) e Vanderlei Marcos Piana (suplente).

Confira a programação:

Data

Horário

Cidade

Local

11/11

9h

Cáceres (MT)

Fórum de Cáceres

11/11

19h

Araputanga (MT)

Rotary Club

14/11

9h

Cuiabá – Agência Federal

Sicoob Central Rondon

14/11

17h

Cuiabá (MT)

Agência IFMT

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

 

Assembleia de Núcleo em Campo Grande tem quatro delegados eleitos

08.11.2019

A primeira Assembleia de Núcleo no Mato Grosso do Sul foi realizada na noite desta quinta-feira (07), em Campo Grande, com a eleição de mais quatro delegados representando associados do Sicoob União MT/MS. A cooperativa já tem 20 delegados eleitos desde o início da realização das assembleias de núcleo. Os representantes participarão da Assembleia Geral, em 2020.

Na agência Campo Grande, foi eleito como delegado efetivo Marcelo Radaelli da Silva e de suplente Elza Amorim Lima Avalos. Na agência Via Park, os representantes escolhidos foram Alessandro Frere de Assis, como delegado efetivo, e Neilce Scalon, de suplente. Ao todo, participaram da deliberação 28 associados.

Presentes na assembleia, a presidente do Sicoob União, Aifa Naomi, e o diretor executivo, José Augusto Indalécio, seguem para Sidrolândia, no interior do estado.

Confira o calendário das próximas Assembleias de Núcleo:

Data

Horário

Cidade

Local

08/11

9h30

Sidrolândia (MS)

Agência Sicoob

11/11

9h

Cáceres (MT)

Fórum de Cáceres

11/11

19h

Araputanga (MT)

Rotary Club

14/11

9h

Cuiabá – Agência Federal

Sicoob Central Rondon

14/11

17h

Cuiabá (MT)

Agência IFMT

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

Seis delegados são eleitos em Assembleia de Núcleo das agências de Cuiabá

07.11.2019

Dando continuidade às assembleias de núcleo do Sicoob União MT/MS, as agências do Fórum e Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá, elegeram seus delegados na tarde de ontem (06). Pelo Fórum, foram escolhidos dois representantes, e pelo Tribunal, mais quatro nomes. Até o momento, já são 16 delegados eleitos pelos associados nas assembleias já realizadas pela cooperativa.

A presidente do Sicoob União, Aifa Naomi, explica que a iniciativa visa ampliar a participação e representatividade dos associados do interior. A implantação das assembleias de núcleo foi possível após uma mudança estatutária, que agora prevê a inclusão dos delegados nas assembleias gerais do Sicoob.

“O balanço das Assembleias de Núcleo já realizadas é muito positivo. No interior, a participação do associado é expressiva, pois a cultura do cooperativismo é muito forte. A eleição dos delegados tem feito com que os associados se sintam ainda mais valorizados e representados. É algo que prometemos e felizmente conseguimos cumprir neste ano”, pontua Aifa.

Desde segunda-feira (04), a presidente e o diretor executivo do Sicoob União MT/MS, José Augusto Indalécio, participam das assembleias. Em Santa Rita do Trivelato e Nova Mutum foram eleitos dois delegados por cooperativa, e em Campo Novo do Parecis, que resultou na escolha de quatro representantes. Após a assembleia na Capital (6), eles seguem para o Mato Grosso do Sul, onde outras duas serão realizadas.

“A assembleia de núcleo é uma oportunidade para dar voz e voto aos associados mais distantes e possibilitar que eles participem das decisões da cooperativa, por meio de seus delegados. A Diretoria vinha tentando essa aproximação com as prestações de contas no interior, mas trazer os delegados para a Assembleia Geral a partir de 2020 será muito mais representativo”, destaca Indalécio.

Como resultado da Assembleia de Núcleo de Cuiabá, a agência Fórum elegeu como delegado efetivo Junior Benedito Pinto de Godoy e suplente, Margareth Sulmarti Ferreira Paes. Em seu discurso como delegado, Junior, que atualmente é aposentado do serviço público relembrou ter sido um dos fundadores do Sicoob em Mato Grosso. “Fico muito feliz em poder voltar a contribuir com a cooperativa. Pretendo ensinar um pouco do que sei, e aprender também, agora como representante”.

Na agência TJ foram eleitos os delegados efetivos Arcelina Maria Rosa Neta Estrela Lopes e Ewerton da Silva Deluqui e suplentes Neuza Miranda Correia Duarte e Willian Ferreira Marques.

Confira o calendário das próximas Assembleias de Núcleo:

Data

Horário

Cidade

Local

07/11

19h30

Campo Grande (MS) – Agências Campo Grande e Via Park

OCB/MS

08/11

9h30

Sidrolândia (MS)

Agência Sicoob

11/11

9h

Cáceres (MT)

Fórum de Cáceres

11/11

19h

Araputanga (MT)

Rotary Club

14/11

9h

Cuiabá – Agência Federal

Sicoob Central Rondon

14/11

17h

Cuiabá (MT)

Agência IFMT

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

Campo Novo do Parecis elege quatro delegados em Assembleia de Núcleo

07.11.2019

Na noite desta terça-feira (05), a agência do Sicoob União MT/MS, de Campo Novo de Parecis realizou sua Assembleia de Núcleo. Devido ao número de associados ser maior que 1 mil, a unidade pode compor mais de um núcleo, com um delegado efetivo e suplente para cada. Como resultado, quatro associados foram eleitos para representar a cooperativa na Assembleia Geral do Sicoob Central Rondon, em 2020.

O núcleo 01 da Assembleia em Campo Novo de Parecis, elegeu como delegado efetivo Fernando Alves dos Santos, e delegado suplente Leandro Gunthen da Silva. No núcleo 02 foram eleitos como efetivo, Daril Von Groll, e seu suplente Lindomar Junior Zorzi. A ação contou com a participação de 23 associados, além da presidente da cooperativa, Aifa Naomi, e o diretor executivo, José Augusto Manzano Indalécio.

Conforme o regulamento, o mandato de delegado efetivo ou suplente é de quatro anos a partir do primeiro dia útil do trimestre subsequente ao da eleição, podendo ser reeleito. Os representantes participarão da Assembleia Geral do Sicoob Central Rondon, levando demandas, sugestões de pauta e o voto de sua cooperativa.

Confira o calendário das próximas Assembleias de Núcleo:

Data

Horário

Cidade

Local

07/11

19h30

Campo Grande (MS) – Agências Campo Grande e Via Park

OCB/MS

08/11

9h30

Sidrolândia (MS)

Agência Sicoob

11/11

9h

Cáceres (MT)

Fórum de Cáceres

11/11

19h

Araputanga (MT)

Rotary Club

14/11

9h

Cuiabá – Agência Federal

Sicoob Central Rondon

14/11

17h

Cuiabá (MT)

Agência IFMT

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Delegados para Assembleia Geral da agência de Nova Mutum são eleitos

05.11.2019

Mais dois delegados do Sicoob União MT/MS foram eleitos para a Assembleia Geral de 2019. A deliberação aconteceu na noite desta segunda-feira (04), na agência de Nova Mutum, durante a Assembleia de Núcleo, oportunidade em que as cooperativas discutem as pautas que irão à votação na instância que reunirá todos os representantes das agências. Ao longo de todo o mês, outras 11 assembleias estão marcadas.

Contando com a presença da presidente da cooperativa, Aifa Naomi, e o diretor executivo, José Augusto Manzano Indalécio, a Assembleia da agência de Nova Mutum teve a participação de 41 associados. Foram eleitos como delegada efetiva Leonides Angelina Baldissera Parizotto, e delegado suplente, François Heineck.

Confira o calendário das próximas Assembleias de Núcleo:

Data

Horário

Cidade

Local

05/11

19h30

Campo Novo do Parecis (MT)

Hotel Marion

06/11

17h

Cuiabá (MT) – Agências Fórum e TJ

Auditório Tribunal de Justiça

07/11

19h30

Campo Grande (MS) – Agências Campo Grande e Via Park

OCB/MS

08/11

9h30

Sidrolândia (MS)

Agência Sicoob

11/11

9h

Cáceres (MT)

Fórum de Cáceres

11/11

19h

Araputanga (MT)

Rotary Club

14/11

9h

Cuiabá – Agência Federal

Sicoob Central Rondon

14/11

17h

Cuiabá (MT)

Agência IFMT

18/11

8h

Várzea Grande (MT)

Fórum de Várzea Grande

18/11

19h

Cuiabá (MT) – Agência UFMT

Sicoob Central Rondon

19/11

9h

Cuiabá (MT) – Agência Shopping Popular

Shopping Popular (quadra anexa)

Parceria entre Sicoob Central Rondon e faculdade promove a educação cooperativista

05.11.2019

O crescimento do cooperativismo nos últimos anos tem contribuído não só com a atividade econômica, mas com áreas como a educação. Em Mato Grosso, a Faculdade do Cooperativismo (ICOOP) já oferece cursos de graduação e pós-graduação para quem deseja desenvolver atividades nesse campo. A instituição, que tem entre suas mantenedoras o Sicoob Central Rondon, está com a primeira turma de Gestão de Cooperativas completando o primeiro ano e anuncia a abertura de novo processo seletivo para 2020. As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (04 de novembro).

“A faculdade é uma iniciativa do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB/MT) que data dos anos 80 e que passou a contar com o apoio de diversas filiadas pelo país. Aqui em Mato Grosso, temos o Sicoob Central Rondon como uma das sócias-mantenedoras e também beneficiadas, já que há colaboradores das agências cursando a faculdade e executando o que veem em sala de aula. A ideia é formar novos agentes do cooperativismo”, explica a diretora geral do ICOOP, Janete Dalabarba.

Carla Machado, coordenadora de extensão e pós-graduação do ICOOP, salienta que a Faculdade é a primeira aberta do cooperativismo do Brasil. “Significa que podem participar dos nossos cursos não só colaboradores e cooperados, mas qualquer pessoa. Ela é aberta à comunidade e nós temos a oferta de cursos de graduação e pós-graduação e extensão”, destaca. Segundo ela, para facilitar o acesso, o processo seletivo que será aberto no dia 4 de novembro será por agendamento. “Quem se interessar pode entrar no nosso site (www.icoop.edu.br) e escolher. Serão oito datas, do dia 14 de novembro até 30 de janeiro. E as provas podem ser agendadas das 8h às 20h”, informa.

A presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, ressalta que apoiar a educação cooperativista tem sido cada vez mais uma das missões do sistema em todo o país. “O cooperativismo vai além da questão financeira, há também a preocupação e investimento na educação. Temos levado este conceito aos nossos associados e colaboradores, visando estimulá-los a conhecer e saber mais de todas as vertentes do cooperativismo. O resultado disso será positivo ao mercado, com profissionais melhor capacitados e instituições qualificadas”, diz Aifa.

Ela conta que em Mato Grosso, nos últimos três anos, dobraram as vagas, mas houve uma grande dificuldade para encontrar candidatos aptos. “Temos necessidade de pessoas qualificadas e o grande problema durante a seleção é o desconhecimento do que é o cooperativismo. Passando por essa formação já elimina essa barreira. É um candidato quase que natural a uma vaga, porque é um processo que ele já conhece. Então, para nós é muito mais fácil quando a pessoa tem essa bagagem”, alerta a presidente.

Seletivo – As inscrições para o curso Tecnológico em Gestão de Cooperativas (turma 2020) serão abertas em 4 de novembro, no site do ICOOP. São oferecidas 40 vagas. As aulas terão início em 4 de fevereiro de 2020, com a duração de cinco semestres (dois anos e meio).

Para colaboradores de cooperativas, há a possibilidade de pleitear o financiamento de bolsas de estudos de até 75%, com o restante custeado pelo aluno. “É mais um incentivo para quem já tem algum contato com o sistema cooperativista. Entendemos isso como uma formação e preparação”, finaliza a diretora do ICOOP, Janete Dalabarba.

Histórico – Em 1973, mais de 160 cooperativas filiadas fundaram a OCB em Mato Grosso. Entre os anos de 1980 a 2000, a instituição atuou na formação e captação de parceiros e recursos para a criação e implantação de uma unidade voltada para o ensino no estado. Durante o Encontro Plurianual de Planejamento Estratégico da OCB/MT, em 2012, foi aprovada a criação de uma instituição de ensino superior cooperativista e em novembro de 2017, o ICOOP recebeu o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para atuar no mercado com a oferta de cursos técnicos.

Agência de Santa Rita do Trivelato realiza primeira Assembleia de Núcleo

04.11.2019

A agência do Sicoob União MT/MS de Santa Rita do Trivelato foi a primeira a realizar a Assembleia de Núcleo, sistemática que passa a ser adotada pelas cooperativas com vistas à representação nas assembleias gerais. As pautas são as mesmas para todos os núcleos e as deliberações serão levadas para a instância maior por delegados escolhidos pelos próprios associados.

A assembleia de núcleo foi realizada na própria agência de Santa Rita do Trivelado, com a participação de 37 pessoas, entre associados e convidados. Na oportunidade estiveram presentes a presidente da cooperativa, Aifa Naomi, e o diretor executivo, José Augusto Manzano Indalécio. Já os delegados eleitos, por unanimidade, foram Leandro dos Santos (efetivo) e Adair Ivanei Freitag (suplente).

As próximas assembleias de núcleo seguirão o seguinte cronograma:

04/11/2019 – 19h30 - Nova Mutum - Auditório CDL

05/11/2019 – 19h30 - Campo Novo do Parecis - Hotel Marion

06/11/2019 – 17h - TJ e Fórum - Auditório TJ

07/11/2019 – 19h30 - Campo Grande e Via Park - OCB/MS

08/11/2019 - Sidrolândia/MS - Agência Sidrolândia

11/11/2019 - Interior PA 07 - Fórum de Cáceres

11/11/2019 – 19h – Araputanga - Rotary Araputanga

14/11/2019 – 9h – Federal - Sicoob Central Rondon

14/11/2019 – 17h – IFMT - Auditório IFMT

18/11/2019 – 8h - Fórum de VG - Fórum de VG

18/11/2019 – 19h - UFMT - Sicoob Central Rondon

19/11/2019 – 9h - Shopping Popular - Quadra anexa ao Shop. Popular

Dia do Servidor: equipes do TCE/MT recebem dicas de educação financeira

31.10.2019

As atividades em homenagem ao Dia do Servidor Público do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) foram encerradas nesta quarta-feira (30) com uma palestra sobre educação financeira promovida pelo Sicoob Integração, agência Tribunal. O bate-papo foi conduzido pelo diretor executivo do Sicoob Central Rondon, Clademir Salmoria, que abordou os caminhos para a conquista do equilíbrio financeiro, garantindo uma vida mais tranquila e sem imprevistos.

“Culturalmente, as pessoas não têm o hábito de saberem mais sobre a educação financeira. A proposta do Sicoob é despertar este comportamento na sociedade. Todo mundo pode e deve aplicar ferramentas que ajudem a transformar sonhos em metas a serem alcançadas, além de garantir um equilíbrio financeiro”, explica Clademir.

Durante a palestra, o diretor executivo chamou a atenção para o número de inadimplentes no Brasil divulgado pela Serasa Experian no primeiro semestre deste ano. De acordo com o levantamento, o país conta com cerca de 63 milhões de pessoas com o nome sujo ou dívidas atrasadas. Na região Centro-Oeste, o índice chega a 43,8%.

“Como pode uma das regiões mais ricas e produtoras do país ser a segunda com o maior número de inadimplentes? Alguma coisa está errada no planejamento financeiro desta população. E é isto que cada um deve observar na sua própria vida financeira. Não dá para gastar mais do que se ganha, acumular dívidas ou deixar de poupar dinheiro”, disse.

Como parte da programação da palestra, Salmória realizou uma enquete com os servidores presentes para identificar o perfil de consumo. Ele explica que dentro da educação financeira existem os perfis endividado, equilibrado e o poupador/investidor e que para cada um há propósitos e metas diferentes. “O primeiro passo da educação financeira é identificar de qual destes grupos você faz parte. Daí em diante é trabalhar o planejamento para chegar a um objetivo”, acrescentou.

O presidente do Sicoob Integração, Maurício Nantes, esteve no local e parabenizou os servidores do TCE/MT pelo seu dia, além de elogiar o desempenho das equipes das agências do Tribunal. “Estamos muito satisfeitos pelo trabalho realizado junto aos servidores e o crescimento do Sicoob, com a adesão cada vez maior de associados”, destacou.

Ao final, os servidores participaram de um sorteio e foram presenteados com brindes do Sicoob.

Fotos: Júnior Silgueiro

Sicoob oferece workshop sobre educação financeira para servidores do IFMT

25.10.2019

Pesquisas recentes mostram que a maioria da população brasileira não consegue fazer o salário durar até o fim do mês e reservar algum dinheiro para emergências ou mesmo enfrenta problemas por administrar mal o próprio orçamento. Entre os públicos que mais sofrem com esse tipo de problema está justamente o funcionalismo público, o que ensejou a realização do Workshop Educação Financeira, ministrado pelo Sicoob União MT/MS para servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A atividade, de 20 horas/aula, foi realizada na reitoria do IFMT, entre os dias 21 e 23 de outubro, com um público formado por docentes e técnicos de diversos setores, com níveis salariais diferentes. Foi um pedido da própria instituição, explicou Bruna Maciel, assessora de Comunicação e Sustentabilidade do Sicoob União MT/MS. “Eles identificaram essa necessidade e nos comunicaram. Como temos a agência IFMT, atendemos a solicitação que vem ao encontro dos princípios do cooperativismo junto à comunidade, como educação, formação e informação”.

Adriana Alves da Rocha, tecnóloga em Gestão de Pessoas do IFMT, salientou que o objetivo é tentar criar uma consciência de planejamento, de organização financeira, com base na constatação de que os servidores enfrentam dificuldades nessa questão. “É algo que se não for bem direcionado pode afetar seu trabalho, sua saúde. É uma necessidade. O Brasil não tem a cultura da educação financeira desde a infância”, argumentou. O servidora, lembrou Adriana, é sempre muito visado por vendedores e instituições financeiras justamente por contar com recebimento fixo e certo.

Para a gerente da agência IFMT do Sicoob União MT/MS, Lisy Martini, foi importante o fato de o workshop contar com associados e público externo à cooperativa. Foi uma forma de apresentar a instituição para quem ainda não a conhecia e aprofundar os conhecimentos de quem fazia parte, mas não tinha a dimensão das possibilidades que ela oferece. “Mostramos que o Sicoob está à disposição de todos para auxiliá-los a diminuir gastos e assim conseguirem se equilibrar novamente”.

A equipe mostrou inclusive que é possível fazer o dinheiro render um pouco a cada mês. “Às vezes a pessoa acha que tem que ter muito dinheiro para investir e não é assim. Essa é uma proposta que nós da agência IFMT fazemos para os nossos associados, que com um pouquinho por mês, no final do ano eles têm um dinheiro considerável para viajar, para sair de férias”, exemplificou Lisy. O mesmo em relação à previdência privada. “O nosso rendimento na cooperativa é muito bom, além disso possui benefícios que as previdências abertas não têm”, acrescentou.

Segundo a assessora de Governança e Sustentabilidade do Sicoob Central Rondon, Patrícia Rego, a abordagem foi bastante ampla. Os participantes puderam conhecer mais sobre cooperativismo, finanças comportamentais, panorama econômico, cases de sucesso como o do Shopping Popular da Capital, qualidade de vida ligada às finanças e os produtos e serviços que os associados têm à disposição, inclusive para investimentos. “Começamos trabalhando como identificar o estágio em que as pessoas estavam, como sair das dívidas e finalizamos falando sobre as formas de poupar para o futuro”, resumiu.

Os participantes não pouparam elogios ao workshop. “Esse período foi de grande aprendizado. Coisas que eu não esperava, que nunca tinha me interessado acabei ouvindo aqui e achei muito interessante. Gostei de ampliar o conhecimento sobre alguns assuntos e também da possibilidade de aplicar praticamente na minha vida algumas ideias que foram colocadas. Então tem bastante caminho para trilhar. Foi muito interessante”, avaliou Dayse Iara Ferreira de Oliveira, lotada no IFMT Campus Cuiabá.

“Parabéns ao Sicoob pelo profissionalismo, por esses profissionais tão competentes e a seriedade. Me sinto muito agraciado com todas essas palestras, onde pude aprender como realmente investir o dinheiro, como administrá-lo de uma forma mais consciente, séria”, frisou Yuri Ogaya de Assumpção, docente do IFMT Bela Vista. “Estou muito satisfeito com essa parceria do IFMT com o Sicoob no sentido de trazer essas palestras. Penso que se deve sempre estar trabalhando e divulgando mais isso. Quando tiver outras quero participar também”, solicitou.

Diante da constatação de que até entre os associados há um certo desconhecimento sobre tudo o que o Sicoob faz e oferece, a ideia é instituir uma atividade parecida para quem ingressa na cooperativa. “Foi muito interessante essa interação e é uma das propostas nossas para o ano que vem ter uma espécie de boas-vindas para o associado, a fim de mostrar que estamos ali também para orientá-lo, não só na compra de produtos ou investimentos”, anunciou Bruna Maciel.

Colaboradoras do Sicoob União MT/MS recebem palestra sobre câncer de mama

24.10.2019

“Alimentar o ‘medo bom’ é o que nos leva a ter mais cuidado”. Foi com esta afirmação, que o mastologista Dr. Marcelo Mendes conscientizou as colaboradoras do Sicoob União MT/MS, em Cuiabá, durante a palestra em alusão ao Outubro Rosa, nesta quarta-feira (23). O médico abordou os cuidados com o autoexame das mamas e os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer.

“Há uma diferença entre orientar e assustar, e em alguns casos, quando a paciente já chega assustada ao consultório é mais difícil falar sobre a doença, suas possibilidades e opções para tratamento. Esta conversa pode ser leve e sem pressão. Não é preciso ter medo”, acrescentou Marcelo.

A presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, esteve na palestra e ressaltou a importância da prevenção do câncer de mama entre as mulheres. Ela lembrou que no momento da descoberta da doença, os cuidados e diagnóstico precoce amenizam seus efeitos. “Temos o costume de ver a doença somente nos outros. Quando ela chega até nós, não estamos preparadas para lidar com isso. Por isso, prevenir é o melhor a fazer”, disse.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES), até outubro deste ano, mais de 120 pessoas foram diagnosticadas com o câncer de mama no estado. Em 2018, o número de casos chegou a 413. Um dos aliados no diagnóstico da doença é o autoexame. Quando identificado algum nódulo ou diferença nas mamas, a paciente deve procurar imediatamente um profissional de saúde.

“Além do autoexame, há a mamografia, que deve ser feita pelo menos uma vez ano pela mulher a partir dos 40 anos. Vale lembrar que apesar da incidência da doença ter crescido, a medicina está cada vez mais moderna e os tratamentos avançados”, destacou o mastologista Marcelo Mendes.

Fotos: Júnior Silgueiro

Sicoob Ipê participa da maior corrida noturna de MS

22.10.2019

O Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS), foi ocupado por cerca de 3 mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores da 9ª Corrida Saúde Cassems-Noturna, neste sábado (19). O Sicoob Ipê marcou presença na disputa com colaboradores participando das provas de caminhada de 3 km e corrida de 5 km. A Cooperativa também foi uma das patrocinadoras do evento e sorteou cheques de poupanças entre os atletas.

Organizada pela Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems) esta foi a terceira vez em que a corrida acontece no período noturno. O objetivo é a promoção de saúde e qualidade de vida através da prática de atividades esportivas. O evento também tem caráter solidário, uma vez que a arrecadação de alimentos para entidades filantrópicas faz parte da inscrição dos atletas. A edição deste ano contou ainda com a presença da ex-jogadora de vôlei da Seleção, Virna Dias.

O Sicoob Ipê participou da 9ª Corrida com 18 funcionários inscritos nas provas de caminhada e corrida. Para o diretor executivo da cooperativa, Dimas Paglione, o estímulo a uma vida saudável é um dos principais atrativos do evento.  “Essa corrida é uma festa para promover a saúde e nossa cooperativa atua para que os cooperados tenham momentos como este,” disse.

No local do evento, o Sicoob Ipê montou um estande onde foram distribuídos bonés, além de realizar o sorteio de cinco cheques poupanças no valor de R$ 300,00, cada, entre os participantes.

Presidente do Sicoob Central Rondon participa do Fórum Integrativo da Confebras

15.10.2019

A mulher ainda ocupa pouco as posições de liderança. E em parte por falta de interesse dela mesma. A afirmação é da presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, que participou do 2º Fórum Integrativo da Confebras. O evento, realizado nos dias 10 e 11 de outubro, em Brasília (DF), teve como objetivo promover atualização, troca de experiências, networking e intercâmbio técnico e profissional no âmbito do Cooperativismo de Crédito no Brasil.

Aifa Naomi mediou o painel “A importância do papel da mulher como dirigente das organizações”, que contou com a participação de Maria Alice Mendes, diretora na Korn Ferry, empresa focada no recrutamento de executivos da área de tecnologia, e de Vera Lúcia de Oliveira Daller, coordenadora do Programa Coopergênero e de Promoção e Fortalecimento do Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em ambas as falas, explica Aifa, se pôde perceber claramente que há muito o que avançar no que diz respeito à presença das mulheres em posições de liderança, não só no âmbito das cooperativas. A própria presidente da Central Rondon faz parte da exceção, pois figura como a única no país nessa posição, o que deu um peso ainda maior à participação. “Era uma plateia formada 95% por homens. O cooperativismo de crédito ainda é um mundo muito masculino”, ressalta.

Pelo nível dos participantes e a qualificação da audiência, formada basicamente por lideranças cooperativistas, Aifa considera que o Fórum Integrativo da Confebras teve um papel bastante relevante no enriquecimento de tais discussões. “O fato de estarmos lá para mediar um momento daquele, falando de um assunto tão em voga que é a diversidade, a participação da mulher dentro das organizações, eu considero um marco”, avalia.

Maria Alice, lembra Aifa, ressaltou que na área de tecnologia, por exemplo, a participação da mulher é ainda menor. Há um interesse pequeno delas por ciências exatas. “A empresária fez uma chamada: ‘olha estimulem suas filhas, netas, sobrinhas porque é um campo muito vasto, precisa de profissionais’”, reproduz a presidente da Central Rondon.

Já a outra painelista, Vera Lúcia, falou sobre o que as empresas públicas têm feito para inclusão das mulheres no processo cooperativo, não só de crédito. Contou inclusive que o Ministério da Agricultura criou políticas públicas para promover a inserção da diversidade nas cooperativas, percebendo que era preciso fazer algo para mudar esse quadro, informa Aifa.

“O conteúdo foi muito rico, mas a análise é que a mulher participa muito pouco. Maria Alice disse que a mulher também tem sua parcela de responsabilidade nessa não participação. Ela não está ocupando os espaços por conta de decisões de vida que não incluem as carreiras. Não é culpa dos homens. No contexto geral é um pouco ainda da cultura paternalista brasileira, de que a mulher não precisa ir tão longe na carreira. E parte é da própria decisão da mulher de buscar outros sonhos, como ser mãe por exemplo, cuidar da família”, resume Aifa, lembrando de um exemplo de quebra desse ciclo apresentado no Fórum, o da Embaixadora Coop Isabela Albuquerque, da Lar Cooperativa Agroindustrial do Paraná. “É uma história de superação. Ela se dedicou, foi atrás e hoje, além de empresária, ocupa várias posições importantes em sua comunidade”, orgulha-se a presidente da Central Rondon.

Produtora de vídeo de Mato Grosso é premiada no “Sicoob Transforma sua Empresa”

10.10.2019

Não resta dúvida de que ganhar um prêmio é muito bom. Mas, se for de surpresa é melhor ainda. Que o diga a cooperada Shirle Brito, proprietária da Moove Filmes, de Cuiabá, que levou R$ 50 mil na promoção nacional “Sicoob Transforma sua Empresa” e soube disso com uma grande festa em sua agência. Associada do Sicoob Integração, ela foi uma das 10 contempladas do sistema no país e a única de Mato Grosso.

Para que Shirle não desconfiasse, a gerência combinou que seria gravado um depoimento dela sobre sua empresa e o relacionamento com o Sicoob. Mas após ser perguntada sobre o que faria se ganhasse R$ 50 mil, ela foi pega de surpresa pela equipe da agência e diretores da cooperativa, com balões, confetes e um cheque simbólico entregue diretamente pelo presidente do Sicoob Integração, Maurício Nantes.

“Estou tão emocionada, porque eu realmente não sabia. Vim para fazer uma entrevista e fui surpreendida por esse show, essa festa que o Sicoob fez especialmente para mim”, contou Shirle. Foi algo, que, segundo ela, só reforçou a admiração que tem pela cooperativa. “Só tenho que agradecer à equipe, aos funcionários do Sicoob. E vou continuar sendo, agora mais do que nunca, fiel ao Sicoob”, frisou a empresária que conduz o negócio ao lado do marido, Márcio Nunes.

A empresária revelou que é uma entusiasta do cooperativismo e sempre que tem a oportunidade sugere aos amigos que ingressem. “Eu já acreditava no Sicoob, no trabalho que as meninas fazem, na credibilidade [...]. É uma cooperativa de verdade, que ajuda os pequenos empresários sim”, elogiou.

O dinheiro, adiantou Shirle, vai ajudar bastante a empresa. “Vou renovar os equipamentos, agregar mais. As possibilidades de trabalho se expandem muito mais, porque o nosso trabalho é 70% equipamento. Então, quanto mais equipamentos, mais eventos, mais dinheiro, mais serviço, mais clientes felizes, pessoas empregadas. Então uma coisa gera outra”.

A premiação surpresa emocionou também a presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, que também participou da encenação. “Nós ficamos emocionados, acho que até mais do que a própria ganhadora, porque é um sorteio nacional. Nós temos em torno de 450 cooperativas no Brasil e de dez sorteios um saiu para uma cooperativa nossa de Mato Grosso. Para nós é um momento ímpar saber que, por meio do Sicoob, conseguimos fazer uma pessoa tão feliz no dia de hoje com esse sorteio, realmente realizada”, comemorou.

“Eu nunca tinha visto uma premiação como esta. Foi uma inovação. Quer dizer, criou-se algo surpreendente. Até eu fiquei surpreso”, confessou Maurício Nantes, presidente do Sicoob Integração. “É um prêmio muito importante para nós, como sei que é para nossa cooperada, uma das dez ganhadoras do Brasil. Para nós foi muito gratificante, só tenho que agradecer ao nosso pessoal por essa ótima ideia. A pessoa que recebeu ficou feliz e nós também”.

“Estamos felizes de participar desse momento histórico da cooperativa. Acho que cada vez mais o cooperativismo está em evidência e a gente percebe hoje, aqui, quanto as pessoas estão acreditando nisso”, opinou o diretor executivo do Sicoob Integração, Milton Jurandi. “O cooperativismo valoriza quem vêm trabalhar nesse tipo de sociedade, onde as pessoas realmente são donas do negócio. Quando ocorre um fato como este, de ter um associado premiado em nível nacional, é uma forma de retribuir essa confiança”, acrescentou.

Procura por seguros residenciais aumenta com chegada do fim de ano

04.10.2019

Com a proximidade do fim de ano e as férias escolares, aumenta substancialmente a procura por seguros, especialmente os residenciais. É nesse período, entre dezembro e fevereiro, que as casas costumam ficar vazias por conta de viagens, ou então há uma maior incidência de temporais de Verão, com vendavais e chuvas torrenciais.

É importante estar atento a questões como confiabilidade. Não dá para deixar seus bens mais preciosos cobertos por seguradoras que não tenham condições de garantir a cobertura contratada. As cooperativas financeiras do Sistema Sicoob, por exemplo, trabalham com empresas reconhecidas no mercado e regularizadas junto a autarquias como a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no país.

O mais interessante para o contratante é buscar seguros que se encaixem perfeitamente em suas necessidades. Hoje existem no mercado inúmeras opções e a escolha deve recair por aquela instituição que oferece mais vantagens, além de grande variedade. O Seguro Sicoob Residencial procura colocar à disposição produtos na medida certa. Ou seja, a venda é feita de maneira consultiva.

Além das coberturas habituais, devem pesar também na escolha as chamadas assistências emergenciais, como chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro e cobertura provisória de telhados. No Sicoob o segurado só paga a mão de obra, tendo apenas que arcar com os custos do material. Um dia após a transmissão da proposta a residência já está coberta, com assistência 24h, atendimento especializado e a melhor rede de serviços conveniada.

Outros seguros

Além do Residencial, o Sicoob oferece uma série de outros seguros. O Vida Individual oferece cobertura por morte do segurado decorrente de causas naturais ou acidentais; por invalidez permanente total ou parcial por acidente; adiantamento por doença terminal; assistência funeral. Já o Vida Mulher inclui as mesmas coberturas, mais doenças graves. E há também o Sicoob Seguros Auto, um dos mais contratados, que é totalmente personalizado de acordo com as necessidades e perfil de condutor, com amplas coberturas básicas e adicionais, além de serviços que proporcionam conforto e tranquilidade para o segurado e sua família.

Sicoob Fronteiras completa 20 anos

16.09.2019

A Cooperativa Sicoob Fronteiras, pioneira no município de Cacoal, no segmento do cooperativismo de crédito, completa 20 anos no próximo dia 19. A instituição, que desde o início estava presente em cidades do Estado de Rondônia, ampliou sua área de atuação em 2019, passando a atender também municípios do Mato Grosso.

Denominada a princípio de CrediCacoal, a cooperativa adotou posteriormente o nome de CrediSIS Leste. Esse ano se filiou ao Sicoob Central Rondon, integrante do maior sistema de cooperativas financeiras do país. Com a nova filiação, passou a adotar a denominação de Sicoob Fronteiras.

A cooperativa atende desde o segmento rural, ao comerciante, o industrial, o prestador de serviços e o profissional liberal, entre outros agentes econômicos e sociais da comunidade local. O crescimento anual apresentado nas últimas assembléias gira em torno de 30%. Os dirigentes atribuem os resultados positivos a dedicação dos colaboradores e principalmente a confiança e a participação dos cooperados. “Temos obtido resultados extremamente favoráveis, principalmente quando comparados com os de outras instituições do segmento”, disse o presidente do Conselho de Administração, Carlos Biazi.

O presidente também destacou a importância do trabalho realizado pelos fundadores da cooperativa. “Anos atrás, um pequeno grupo de pessoas teve a idéia, a coragem e a visão de encarar o desafio de criar a instituição, que foi e continuará sendo, a precursora do cooperativismo em nossa região e graças a essas pessoas, hoje temos uma instituição forte e confiável”, disse.

Crescimento

O sócio-fundador Vornei Bernardes da Costa, afirmou que, a exemplo de todos que fundaram a instituição, sente hoje orgulho por entender que contribuiu com a difusão e consolidação do cooperativismo de crédito. “E os resultados indicam que esse trabalho tem sido bem feito”, disse.  

Vornei afirmou, no entanto, que o País é muito grande e que ainda há muito a ser feito e várias localidades a serem atendidas pelo cooperativismo. Ele acredita que o segmento continuará crescendo, mesmo porque tem peculiaridades próprias que o faz diferente de outras empresas tradicionais. “É uma sociedade de pessoas, constituída para atender essas pessoas, os associados, mas com um interesse muito pronunciado pela comunidade onde estão presentes essas pessoas”, explicou.

Gilmar Luiz Odorisi, que também faz parte da história da cooperativa, desde seus primeiros passos, afirma que se sente cada vez mais encantado com o mundo do cooperativismo de crédito. Logo ao ingressar na instituição, ele se tornou conselheiro fiscal, pelo período de três anos. Em seguida foi eleito presidente e reeleito por quatro mandatos. Hoje atua na área de expansão.

Segundo Gilmar Odorisi, o Sicoob Fronteiras vem executando um arrojado projeto de expansão, mas trabalhando sempre com critérios técnicos, cautela e prudência. “Vamos continuar crescendo, quer seja através da conquista de novos cooperados e da realização de novos negócios, como também com a abertura de novas unidades em outras regiões”, afirmou.

Sicoob Primavera completa 17 anos fortalecendo vínculo entre cooperativa e comunidades

13.09.2019

Em 4 de setembro de 2002, nascia na Rua Piracicaba, região central de Primavera do Leste a primeira agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) no município, 17 anos depois, o Sicoob Primavera atende a mais de 5 mil associados dos municípios de Primavera do Leste e Campo Verde e com o planejamento de expansão para outros municípios Mato-Grossenses.

A cooperativa surgiu com um grupo de 49 associados, em sua maioria do segmento rural, que tinham algo em comum: viabilizar produtos, serviços e disponibilizá-los, a custos mais acessíveis dos que os praticados por outras instituições financeiras.

Graças ao fortalecimento da relação entre cooperativa e cooperado, em uma relação em que todos ganham, o Sicoob passou de 49 para 5.833 associados. Com o passar dos anos, a instituição ganhou também um público diversificado, mas ainda com grande participação no agronegócio. Com uma carteira de crédito de mais de R$ 160 milhões, 40% deste valor corresponde ao segmento rural.

“Nosso crescimento se deve principalmente ao formato da cooperativa, que oferece um amplo portfólio de produtos e serviços com tarifas mais atrativas, se comparado aos bancos, além de manter um relacionamento transparente com o cooperado e prezando sempre pela qualidade no atendimento”, avaliou o presidente do Sicoob Primavera e um dos fundadores da singular, Ubirajara Gheller.

Com o grande crescimento do número de associados, surgiu também a necessidade de readequação de espaço. A Rua Piracicaba abrigou sua primeira sede, que funcionou de 2002 a 2008, a segunda de 2008 a 2019 e, por fim, em maio deste ano, o Sicoob ganhou um espaço físico que faz jus a um dos seus maiores objetivos: a qualidade no atendimento.

Com um total de mais de 1.700 metros² e uma estrutura ampla e confortável, a nova agência possui três andares. O primeiro deles é para o atendimento voltado a produtos e serviços oferecidos pela cooperativa. Já o segundo andar, tem atendimento especializado a pessoas jurídicas e ligadas ao agronegócio. No terceiro e último andar, está a parte administrativa.

Tal crescimento gerou também oportunidades e valorização profissional, com a criação de novos postos de trabalho. Atualmente, a agência conta com 59 colaboradores que, segundo o Diretor Administrativo e Financeiro, Giovani Funke, é uma grande família.

“Nós percebemos um senso de pertencimento muito forte de nossos colaboradores. São pessoas que entendem o propósito da cooperativa e que nos ajudam diariamente a impulsionar esse crescimento”, expressou Leandro Viana da Silva, Diretor Executivo.

Sicoob Norte completa quatro anos de fundação e inaugura mais uma agência em Sinop

13.09.2019

De uma cooperativa com apenas cinco colaboradores e 109 sócios fundadores para uma singular presente em quatro municípios da região Norte de Mato Grosso e que possui mais de 3.700 associados, o Sicoob Norte MT tem se consolidado desde o recebimento da Carta Patente do Banco Central do Brasil em 21 de setembro de 2015.

E não é por menos: em quatro anos, o Sicoob Norte MT avançou de Sinop para os municípios de Colíder, Alta Floresta e Guarantã do Norte e os planos não param por aí. Para o final do mês de outubro, a expectativa é seja inaugurada mais uma agência da cooperativa no município de Sinop.

“O mercado precisa desta expansão do Sicoob. Então nós estamos abrindo mais uma agência em Sinop neste ano e em 2020 a expectativa é que inauguremos mais duas ou três na região”, destaca o presidente do Sicoob Norte MT, Norival Curado.

De olho em municípios com perspectiva de crescimento e de desenvolvimento econômico na região, a singular nunca deixou de estar preparada para os planos de expansão. E para tornar isso uma realidade, o time cresceu de cinco para 53 colaboradores ao longo destes quatro anos.

E é justamente este time a quem o presidente da singular reconhece como um diferencial para chegar até o possível associado. “Graças a Deus nós temos uma equipe de profissionais diferenciada que não só nos auxiliaram traçando nossos objetivos e metas para esta região, como nos ajudam a alcança-los. Posso dizer com toda a certeza que estamos tendo o retorno que esperávamos”, pontuou Norival.

A quantidade de associados da cooperativa também se multiplicou nos últimos anos. Último levantamento realizado em agosto, mostra que o número de cooperados chegou a 3.718 nas quatro agências que compõem a singular. O associado está ligado a diferentes atividades econômicas, desde pessoa física à pessoa jurídica, aliadas ao comércio e serviços, percorrendo também o agronegócio.

“A bandeira Sicoob é muito forte e que precisava ser trabalhada aqui. É uma estrutura que de âmbito nacional e estadual, e o Norte de Mato Grosso tanto necessitava. Nós tivemos a felicidade de chegar na hora certa e no lugar certo”, avaliou o presidente.

E para comemorar os últimos anos de atuação, o Sicoob Norte MT oferecerá a seus associados um café da manhã especial na próxima sexta-feira (20).

Sicoob Central Rondon

O Sicoob Norte MT é ligado à Central Rondon que tem se destacado nos estados de atuação e, além de estar em franca expansão no número de agências, também cresceu em mais de 30% na quantidade de associados e empregados no último ano. Atualmente são mais de 40 agências no estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Mato Grosso recebe Conexão Sicoob e tem participação recorde

02.09.2019

Mato Grosso recebeu mais uma vez o Conexão Sicoob e registrou um grande número de participantes. O programa, que tem como objetivo levar à comunidade universitária uma experiência capaz de transformar suas realidades por meio do cooperativismo financeiro e capitalismo consciente, passou pelas cidades mato-grossenses de Cuiabá, Sinop e Primavera do Leste. O Road Show passou ainda por Campo Grande, no vizinho estado de Mato Grosso do Sul.

O Conexão Sicoob, parceria entre o Bancoob e a Eureca (empresa de consultoria especializada em jovens) envolveu, ao todo, 1.246 universitários de instituições públicas e privadas, que puderam ver conteúdos sobre cooperativismo financeiro, economia colaborativa, capitalismo consciente, empreendedorismo, inovação e metodologias ágeis. Eles foram passados por meio de atividades como Open Campus, workshops e laboratórios de inovação.

Em Cuiabá (MT) participaram 132 jovens, enquanto que Sinop contou com 323 e Primavera do Leste com 550 - o maior índice de participação em relação ao número de inscritos, 56%. O Road Show em sua passagem pela capital sul-mato-grossense, impactou outros 241 jovens.

Recorde de público

A abertura do evento em Primavera do Leste, o Open Campus, aconteceu na Unic e bateu recorde de público na rota do evento em 2019. Seguindo a programação, mais de 390 participantes inscritos para o segundo momento trabalharam conteúdos através de uma perspectiva mais prática durante os workshops.

O encerramento aconteceu no Espaço de Inovação da Unic, onde 16 jovens selecionados - de diferentes instituições de ensino - foram convidados a passar o sábado desenvolvendo ideias criativas e inovadoras. Divididos em quatro equipes eles se desafiaram em sprints e apresentações à banca avaliadora. Os grupos vencedores com as soluções mais criativas ganharam R$ 2 mil cada.

Premiados

Para os componentes do grupo vencedor da etapa de Cuiabá, foram momentos muito gratificantes e reveladores, tanto em relação ao cooperativismo financeiro como à própria capacidade deles de trabalhar em grupo e sob uma certa pressão. “Só tenho a dizer que foi incrível. Você tem que sair de sua zona de conforto, tem que trabalhar com sua mente muito rápido, trabalhar com pessoas que você nunca viu. Em um dia nos colocaram numa situação que a vida sempre vai colocar. Então, isso é sensacional, não tem preço”, elogiou João Paulo, engenharia de transportes UFMT.

Estudante de Engenharia Florestal na UFMT, Emilene Pimentel dos Santos definiu da mesma forma a experiência. “Me tirou totalmente da zona de conforto. Eu sou uma pessoa tímida. Meu problema é comunicação e para mim foi incrível. Nunca tínhamos nos visto, nos conhecemos aqui hoje, na hora em que fomos selecionados. Foi muito bom pensar junto, trabalhar junto. Foi uma junção de várias ideias”, frisou.

Já Jefferson Wisley, do ICEC, formado em Contabilidade e Administração, enalteceu a possibilidade de participar do Conexão Sicoob e adquirir conhecimento sobre o cooperativismo financeiro. Revelando que pretende ser um empreendedor, o participante disse ter gostado muito do que viu e considera a cooperativa o lugar ideal para o jovem em busca de educação financeira.  “Com isso aqui estou adquirindo muitos conhecimentos que vou levar adiante para outros jovens”, frisou.

Uma das vencedoras da etapa de Primavera do Leste, Natália Maria dos Santos Costa, aluna de Direito da Unic, afirmou que participar do Conexão Sicoob representou crescimento tanto pessoal como profissional. Isso, segundo ela, graças ao didatismo na abordagem dos assuntos, valores trabalhados como empatia, preocupação com o coletivo, além do cooperativismo. A participante revelou que não alimentava grande expectativa em relação ao resultado, mas isso foi mudando à medida que o grupo foi se integrando. “Foi desafiador trabalhar com pessoas que eu não conhecia. Personalidades distintas, modos diferentes de pensar, cursos diferentes. Foi uma troca de experiências bem significativa”, avaliou.

Gabriel Filipe Juliani, aluno de Engenharia Elétrica na Unemat que participou da etapa de Sinop, gostou de conhecer melhor o Sicoob e o cooperativismo. “Foi legal ver para olhar de outra maneira. É algo que me chamou bastante a atenção. Uma empresa não pode só visar o lucro, tem que buscar um bem maior, tem que ter um propósito maior”, lembrou. Para ele, o que fez o grupo ganhar foi justamente conseguir colocar imprimir isso em sua proposta. “Nós tivemos uma ideia bem legal e conseguimos abordar isso do cooperativismo, então acredito que esse foi o nosso diferencial. Todos os grupos fizeram um bom trabalho, ganhamos no detalhe”, analisou.

A aluna do curso de Administração da Anhanguera-UNIDERP Jady dos Santos Xavier, uma das vencedoras da etapa de Campo Grande (MS), elogiou bastante as dinâmicas e o trabalho realizado pelo Sicoob e a Eureca. Segundo ela, apesar de intenso e por vezes exaustivo, valeu muito a pena participar. “Foi uma experiência muito gostosa, conhecer outras pessoas, de idades diferentes, de lugares diferentes, conhecer histórias. Já tinha ouvido falar do Sicoob, mas não sabia nada e fiquei muito feliz com tudo o que ele faz no cooperativismo. Ver que tem pessoas se preocupando com as outras pessoas é muito legal. Fiquei bem feliz”, frisou.

Estudantes de Santa Rita do Trivelato participam de concurso sobre cooperativismo

26.08.2019

Cerca de 100 estudantes do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Três de Novembro, em Santa Rita do Trivelato (327 km de Cuiabá), participam do Concurso Cultural 2019 promovido pelo Instituto Sicoob. Nesta quarta-feira (21.08), os alunos do 3º ano dos períodos matutino e vespertino fizeram desenhos inspirados no tema do concurso “Todo mundo ganha com a cooperação”. Já os alunos do 5º ano dos dois períodos fizeram redações.

O objetivo é difundir o conceito de cooperação entre as crianças de escolas públicas e privadas, motivando-as a tornarem-se cidadãos mais conscientes. O gerente da agência do Sicoob União em Santa Rita do Trivelato, Volmir Bassani, ressaltou o envolvimento de toda a comunidade escolar. “A escola como um todo, coordenação, professores e alunos, abraçaram o projeto, por isso a avaliação é excelente”.

Esta foi a etapa local do concurso. Uma comissão formada pela escola irá analisar os trabalhos dos estudantes e pré-selecionar os três melhores desenhos e as três melhores redações, que passarão para a fase regional. “Esta composição do corpo técnico pela própria unidade escolar visa uma avaliação justa, com respeito aos critérios técnicos de aprendizado”, acrescenta Bassani. A comissão deve fazer a indicação dos vencedores até o dia 29 de agosto.

Os critérios estabelecidos no regulamento do concurso para o desenho são originalidade e criatividade; Título; Abordagem correta do tema; e estética. Os participantes da modalidade redação deverão observar, além dos itens já mencionados, os seguintes critérios: texto narrativo; sequência lógica (começo, meio e fim); e domínio das normas gramaticais.

A divulgação do resultado da etapa local está prevista para 16 de setembro e será encaminhada por e-mail às escolas participantes. Posteriormente, na etapa regional, cada central do Sicoob – este em específico o Central Rondon - deverá selecionar e encaminhar ao Instituto Sicoob as três redações e os três desenhos premiados na cidade ou região de abrangência. O resultado sairá no dia 30 de setembro. Já na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabelecerá uma comissão avaliadora para definir um desenho e uma redação vencedores. Esta fase terá a escolha revelada no dia 11 de novembro.

Os prêmios serão kit escolar para o aluno (etapa local); uma bicicleta para o aluno e R$ 500,00 ao professor (etapa regional); e um computador para o aluno e um data show e uma caixa de som para a escola vencedora (etapa nacional).

Sicoob União comemora 20 anos de atuação dentro do Judiciário mato-grossense

21.08.2019

A comemoração pelos 20 anos do Sicoob União MT/MS, representados pelo nascimento do antigo Credijud, foi marcada pela emoção nesta segunda-feira (19 de agosto). Uma grande parte dos associados fundadores compareceu para celebrar e lembrar dos esforços empreendidos para, no dia 18 de agosto de 1999, criar a primeira cooperativa de crédito dentro do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Um dos nomes mais lembrados foi o do saudoso Gildeci Oliveira da Costa, presidente à época da Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Cuiabá (ASPOJUC), onde germinou a ideia, e do primeiro presidente da Credijud, Maurício Sogno Pereira. Foram eles que conseguiram aglutinar 44 sócios-fundadores e tornar o sonho realidade. Depois de duas décadas de história, o número de cooperados chega a 12 mil e de uma pequena sala houve um salto para 15 agências, 7 delas na Capital.

Um dos fundadores do antigo Credijud, o vereador Luiz Cláudio de Castro Sodré, emocionou-se bastante ao lembrar do início e do amigo falecido há alguns anos. “Isso aqui é fruto de uma conversa lá atrás. O Gil, que era presidente da associação, idealizou a formatação dessa cooperativa e chamou essas pessoas maravilhosas. Foram as pessoas certas nos lugares certos, como a Aifa [Naomi], o Maurício [Sogno], a Selma [Carvalho], o José Augusto [Indalécio], os responsáveis por fazer essa cooperativa funcionar até hoje, ganhar prêmios nacionais em Brasília”, destacou.

Para o conselheiro fiscal do Sicoob União MT/MS, Luiz Paulo Silva de Almeida Lino, tão importante quanto realizar o sonho foi manter o Sicoob União em franco crescimento. “Muitos continuam após esses 20 anos e essa experiência é muito importante para o futuro da cooperativa, onde também é desenvolvido um trabalho de formação de lideranças. Porque o líder é aquele que faz líderes, para que a cooperativa seja coesa. Mesmo você não estando, tem pessoas que sabem cuidar, sabem desenvolver o trabalho. É a garantia da perenidade”, analisou.

A celebração foi marcada pela emoção, com muitos depoimentos de associados antigos satisfeitos e orgulhosos com o que ajudaram a construir. Foi surpreendente, ressaltou a presidente do Sicoob União MT/MS e da Central Rondon, Aifa Naomi. “Quando idealizamos esse evento não tínhamos ideia dessas palavras, da maneira como as pessoas se emocionariam na hora de falar. É sempre surpreendente, é maravilhoso saber que de alguma forma, mesmo que seja um pouquinho, fizemos parte da vida de alguém direta ou indiretamente. Nos deixa muitos felizes e satisfeitos. E com responsabilidade muito maior, de continuar fazendo mais ainda para que as pessoas continuem felizes e a empresa esteja segura, cumprindo a regulação que é muito exigida”, disse.

Fotos: Helder Faria

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade recebem ação social do Sicoob União MT/MS

21.08.2019

Com o intuito de levar atenção e carinho a quem necessita, o Sicoob União MT/MS está realizando uma série de ações sociais em alusão ao Dia do Cooperativismo (Dia C), oficialmente celebrada em julho, mas estendida para todo o mês de agosto pela cooperativa. No último sábado (17), crianças e adolescentes da Casa da Criança Cuiabana I e projeto Nosso Lar, respectivamente, receberam a equipe de voluntários da singular durante a manhã.

Por meio da iniciativa, a cooperativa arrecadou 322 latas de leite em pó e 260 pacotes de fraldas descartáveis de tamanhos variados. Além disso, em parceria com a Assembleia Social, antiga Casa da Mulher, da Assembleia Legislativa de MT, foi arrecadado ainda cerca de 100kg de alimentos não perecíveis. Toda a doação será destinada à ambas instituições sociais.

O vice-presidente do Sicoob União MT/MS, Alexandre Bustamante, agradeceu a presença de todos e pelo empenho da equipe envolvida. “A gente só tem a noção do quanto podemos colaborar quando saímos da nossa zona de conforto e começamos a conhecer os problemas dos outros. É algo que vai muito mais que a entrega de bens materiais, é um abraço, um aperto de mão, uma conversa. Se somarmos um pouco de cada um, conseguimos fazer algo muito maior e esse é o espirito do Dia de Cooperar”, reforçou.

Para o diretor executivo da cooperativa, José Augusto Manzano Indalécio, a iniciativa demonstra um pouco do que é o cooperativismo, que também busca ajudar pessoas que necessitam. “A gratidão é um dos sentimentos mais nobres do ser humano. Se hoje estamos aqui, é por causa da permissão, obra e graça de Deus, e temos sempre que agradecer, e uma das formas de agradecer a tudo que nos proporciona é praticando o amor através da ajuda as pessoas desassistidas”, enfatizou.

Segundo Priscila Mendes, representante da Assembleia Social da ALMT, a instituição passou por um processo de transição visando a ampliação de atendimentos como do Dia C. “Além da visão voltada para as mulheres, incluímos outros grupos em situação de vulnerabilidade. Estamos muito felizes de estarmos em outros espaços, dando esse suporte. Apoiar o Dia C é algo muito interessante. Agradecemos o Sicoob por entrar em contato conosco e apresentar esse projeto. Aqui é um lugar que temos honra de estar”, agradeceu.

Adriane Souza é psicóloga e atende o projeto Nosso Lar e Casa da Criança Cuiabana I, para ela, iniciativas como a do Sicoob União MT/MS auxilia na redução de danos a esses jovens, trabalhando, especialmente, a autoestima das adolescentes – que acabam sendo de certa forma, um pouco esquecidas pela sociedade. “Sempre que recebemos doações são para as crianças menores. Essa ação do Sicoob hoje é extremamente importante”, ressaltou.

Em nome das casas lares a assistente social Wellia Medrado agradeceu a iniciativa e reforçou que as doações feitas à instituição irão beneficiar ambos os públicos, crianças e adolescentes assistidas. “Estamos muito felizes por estarem aqui e de conhecerem o nosso trabalho. Estaremos sempre de portas abertas para vocês”, disse.

Além das doações, o Sicoob MT/MS com a parceria da Assembleia Social da ALMT levou para os jovens oficinas de chaveiros, maquiagem, lanches, picolés e muita diversão. A entrega dos donativos e as atividades de recreação aconteceram na sede do projeto Nosso Lar, no bairro Boa Esperança.

Fotos: Helder Faria

Sidrolândia recebe primeira agência do Sicoob

13.08.2019

O Sicoob União MT/MS inaugurou mais uma agência da cooperativa – desta vez no município de Sidrolândia (MS), localizada a 70km de Campo Grande. Para a construção da unidade foram investidos cerca de R$ 700 mil e a iniciativa faz parte do projeto de expansão da cooperativa no estado. Com 316m², a agência abriu suas portas já com cerca de 250 cooperados.

Esta é a primeira agência do Sicoob União MT/MS no interior do estado de Mato Grosso do Sul. A escolha do município se deu após uma pesquisa das cidades de maior potencial econômico. “Fizemos um estudo no ano passado e verificamos que havia muitas características que nós já trabalhamos, como o agronegócio, agricultura familiar, linhas de crédito para atender o pequeno agricultor e com isso decidimos que seria Sidrolândia a nossa próxima agência”, disse Aifa Naomi, presidente do Sicoob União MT/MS e Central Rondon.

Para o diretor executivo da cooperativa, José Augusto Indalécio, o projeto de expansão da cooperativa em Mato Grosso do Sul identificou as potenciais áreas econômicas do estado. “Foram identificadas áreas onde pudéssemos atuar e onde apresentasse uma economia pujante, que através do cooperativismo conseguíssemos contribuir para o crescimento do município. E nessas pesquisas, encontramos um grande potencial em Sidrolândia”, reforçou.

Segundo Márcio Colman, diretor comercial do Sicoob União MT/MS, o município faz parte de um seleto grupo de cidades que estão entre os maiores produtores do agronegócio brasileiro. “Inicialmente viemos para Sidrolândia apenas com um escritório e a população nos recebeu muito bem, servindo de termômetro para iniciarmos esse grande projeto”.

O levantamento foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que também mostrou as 100 cidades do país que mais cresceram entre os anos de 2014 e 2016, e o município de Sidrolândia ocupa a 27ª colocação, apresentando 10,62% de crescimento no período.

Plano de Previdência: Executivo do Sicoob sana as dúvidas dos investidores

12.09.2019

A tramitação e aprovação em primeiras análises da Proposta de Reforma da Previdência têm feito muita gente pensar mais seriamente em buscar um complemento para a aposentadoria do sistema público. Como no Brasil não há uma tradição nessa modalidade de investimento, sobram dúvidas em relação aos tipos de previdência, momento certo para aderir, volume de recursos necessários e a confiabilidade na instituição, pública ou privada, que irá gerir esse dinheiro.

Segundo o diretor executivo do Sicoob Central Rondon, Clademir Salmória, existe uma grande gama de possibilidades à disposição e é necessário se informar bem para poder decidir qual o melhor caminho seguir. Por exemplo, é preciso que o investidor identifique seu perfil.

Há, basicamente, três tipos, informa ele: o conservador, o moderado e o agressivo. Os níveis estão relacionados com a disposição da pessoa em arriscar-se. Ou seja, o primeiro é aquele que, apesar de obter rendimentos menores, prefere não correr o risco de perder dinheiro. E o último, ainda que ciente dessa possibilidade, investe mesmo assim, em busca de rendimentos maiores.

Clademir sugere outras perguntas que o investidor deverá se fazer: durante quanto tempo precisarei investir para obter a renda complementar e quanto estou disposto ou terei para este fim? Um plano de previdência não é o melhor investimento para quem busca retorno em curto prazo, avisa o executivo. “Para ter uma renda complementar que garanta mais segurança, solidez e, principalmente, capacidade financeira na aposentadoria, eu tenho que pensar sim a médio e longo prazo”, ressalta.

Outros fatores que devem pesar na decisão são as taxas cobradas pelos fundos. “No caso da taxa de entrada ou taxa de carregamento, há uma variável de mercado que vai de 0% a 3%. Se pensarmos numa taxa Selic na ordem de 6,5% e tivermos uma taxa de entrada de 3%, quer dizer que praticamente 50% da nossa rentabilidade ou um pouco mais estará se perdendo já nesse ingresso”, alerta. O investidor tem que ficar muito atento também à taxa de administração, que varia de um fundo para outro. “Você tem no sistema financeiro cooperativo, em média, 0,275% ao ano, começando a mostrar um diferencial competitivo em relação ao mercado”, exemplifica Clademir.

O diretor do Sicoob Central Rondon afirma ainda que não se pode esquecer da tributação, optando por aquela que seja menos onerosa. Isso vai depender do tipo de tabela, progressiva ou regressiva, e de como é feita a declaração de Imposto de Renda. “Temos dois planos, o PGBL e o VGBL. Para quem faz a declaração completa, é importante optar pelo PGBL, porque ele vai te dar uma condição de dedução tributária de até 12% de sua renda. Quem faz a simplificada, é importante fazer então o VGBL”, informa.

Clademir aproveita para alertar que não existe uma rentabilidade mirabolante, em que a pessoa realize seu sonho de uma maneira muito prática e simples. Há muitos vídeos na internet que dizem ter fórmulas com esse poder, mas não é bem assim, frisa ele. “É importante hoje procurar informação confiável. As instituições financeiras públicas ou privadas e as cooperativas estão aptas a dar essa informação. Nesse trabalho de consultoria financeira identificamos o perfil do investidor e sugerimos as melhores alternativas”, explica o diretor.

No caso específico das cooperativas financeiras como o Sicoob, Clademir salienta que a pessoa precisa se associar, o que hoje é muito simples e prático. “Pode ser feito por meio digital, sem depender da presença física, apenas baixando um app. Dentro do cooperativismo, você vai contar com um amplo ambiente de oportunidades e vantagens inclusive no produto previdência, além dos demais serviços. É unir o útil ao agradável, participando de uma instituição que tem na sua essência ser de fato um instrumento da sociedade”, finaliza.

Sicoob União MT/MS reinaugura agência da IFMT com espaço mais moderno

26.07.2019

O Sicoob União MT/MS viveu nesta terça-feira (23 de julho) mais um momento histórico com a reinauguração da agência do Campus de Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Instalada em um prédio em frente ao antigo endereço, o novo espaço é maior - com 334m², mais funcional e acolhedor, para que os associados, além de dispor de todos os serviços financeiros da cooperativa, exercitem o relacionamento, a interação e a amizade, fortalecendo ainda mais o espírito cooperativista que norteou a idealização da antiga Coopertec.

“Nós prestamos serviços financeiros, mas nossa essência é gente. Nós gostamos de gente, queremos que as pessoas se sintam confortáveis em nosso ambiente. Não queremos que a tecnologia suplante essas relações”, frisou a presidente do Sicoob União MT/MS e presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi. Ela aproveitou para agradecer a todos que acreditaram no sonho de ter uma cooperativa dentro do IFMT e explicar que, apesar do desejo de manter a agência dentro da instituição, não havia mais como continuar ali com a dimensão que o Sicoob adquiriu.

“Esse novo espaço foi pensado para prestar o atendimento humanizado e personalizado que nossos associados merecem. Mais do que no financeiro, nós pensamos nas pessoas, está na nossa essência”, frisou o diretor executivo do Sicoob União MT/MS, José Augusto Manzano Indalécio. Segundo ele, em quase três anos é a 13º agência inaugurada ou reinaugurada, dentro de um trabalho de modernização e conforto que prossegue nesta quarta-feira (24 de julho), com a entrega da nova agência da UFMT e em agosto a de Sidrolândia (MS). “Tudo pensando no bem-estar dos nossos 12 mil associados hoje. Olhem o sonho no que se tornou. Que continuem sonhando conosco e fazendo história conosco”.

Para o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, que disse ter orgulho de participar como conselheiro da antiga Coopertec, se trata de um momento histórico. Hoje, calculou ele, dos 19 campi da instituição, 10 estão cobertos pela cooperativa nos municípios em que funcionam. Enalteceu o cuidado do Sicoob em fazer as pessoas se sentirem donas. “Isso é importante e nos faz parte do processo. Quando a gente fala e pede para que olhem com carinho, com saudosismo, para todo esse momento que nós do IFMT vivenciamos dentro do cooperativismo de crédito, é essa atenção, o carinho ímpar que nós não queremos perder. E tenho certeza que não perderemos”.

O secretário estadual de Segurança Pública Alexandre Bustamante, na oportunidade representando o Governo do Estado, como cooperativista dos mais antigos em Mato Grosso, ressaltou também a importância de fortalecer o sistema. “Cada vez mais eu vejo que a união de pessoas para cooperar faz com que o sistema cresça, se espalhe. É importante que esse conceito de cooperativa a sociedade comece a abraçar porque a solução para muitos problemas está em cooperar”, salientou o vice-presidente do União MT/MS.

Na ocasião também representando a Prefeitura de Cuiabá, o vereador Luis Cláudio de Castro Sodré lembrou do tempo em que participou da criação do Sicoob Credijud, outra instituição que ajudou a formar o União MT/MS, para falar da importância da junção de forças. “Só juntos, de mãos dadas, como o cooperativismo ensina, é que podemos alcançar sonhos maiores no futuro. Anos atrás, éramos apenas 20 pessoas, hoje juntando as outras cooperativas tenho a honra de ver a cidade de Cuiabá e o IFMT, do qual fui aluno, ganhar uma nova estrutura, mais conforto e dignidade aos seus cooperados”, comemorou.

A solenidade contou também com a participação dos conselheiros do Sicoob Central Rondon, do diretor do campus Cuiabá do IFMT, Cristóvão Albano da Silva Junior, funcionários do Sicoob União MT/MS, do padre da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Deusdete Monge de Almeida e do grupo de Flautas do Instituto Ciranda, que executou o Hino Nacional Brasileiro e se apresentou durante o café da manhã servido aos convidados.

Fotos: Helder Faria

INTEGRA: Cooperativas do Sicoob Central Rondon participam de seminário em Brasília

23.07.2019

Foram quatro dias intensos de muito trabalho, alinhamento e novos conhecimentos, durante o Seminário de Gestão Integradora – INTEGRA realizado pelo Sicoob Confederação, de 15 a 18 de julho, em Brasília/DF. O evento faz parte do Programa de Educação Executiva do Sicoob e visa o desenvolvimento dos dirigentes, executivos e gestores por meio de ações educativas.

O objetivo é fortalecer a governança corporativa, gestão estratégica e a identidade de gestão. O INTEGRA contou com a participação das Centrais do Sistema Sicoob e suas respectivas singulares.

Representando o Sicoob Central Rondon, o diretor Administrativo Financeiro, Emilio Souza, ressalta que o seminário é realizado com foco na preservação da essência das cooperativas e preza pela valorização do cooperado como “dono do negócio”.

“É um evento que tenta integrar todas as áreas, tanto administrativa quanto comercial, e trabalhar as diretrizes de administração, gestão comercial e soluções tecnológicas. Além disso, levanta questões de como fazemos negócios, como cuidamos dos trabalhos, como atendemos as necessidades tecnológicas mantendo as vistas para o cooperativismo”, disse.

O diretor enfatizou ainda que manter a essência do cooperativismo garante que o cooperado se sinta valorizado e mantem ainda o posicionamento do Sistema Sicoob perante a comunidade de forma geral.

A gerente administrativa financeira da Singular Sicoob Centro Sul MS, Patrícia Gaiofato Carneiro, esteve presente durante o evento e afirmou que o seminário foi ideal para adquirir conhecimento e conhecer outros profissionais atuantes no Sistema Sicoob.

“As palestras realizadas foram de suma importância para mensurarmos o crescimento que o sistema está tendo e o quanto fazemos parte disso como Cooperativa. Muitas vezes, não fazemos ideia da proporção do sistema Sicoob até participarmos de um seminário como este, rico em informações das quais poderemos, sim, usar para melhorar nossa realidade e visualizar maior crescimento”, ressaltou.

Quem também esteve por lá foi o diretor executivo do Sicoob Cerrado MT, Wederson de Araújo Delgado, ocupando essa posição a pouco mais de cinco meses. Ele afirma que ficou feliz em poder conhecer mais a fundo o que é o Sicoob.

“O Sicoob preza pelos princípios do cooperativismo e isso está intrínseco nas falas de todos os departamentos, então me senti acolhido. Somos muito fortes em tecnologias, nossos processos estão cada vez mais sendo melhoradas, mas fica claro que a principal preocupação do nosso Sistema é com as pessoas e isso me deixa muito feliz, pois é algo que comungo em nossa Cooperativa”, enfatizou.

Sicoob reinaugura agência da UFMT em novo endereço

26.07.2019

A agência do Sicoob União MT/MS situada na UFMT está em novo endereço. A unidade passou a oferecer mais conforto e comodidade aos seus cooperados, com atendimento mais humanizado e personalizado, dispondo ainda de um estacionamento próprio. A sede foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira, 24 de julho, na Av. Fernando Correa da Costa, 3414, bairro Shangri-la, em Cuiabá.

Para a escolha do novo endereço, a cooperativa levantou as principais necessidades que deveriam ser supridas e uma das mais importantes foi a disponibilidade de estacionamento. “Sabemos que na cidade de Cuiabá isso é algo complicado, mas quando a gente tem pensamento positivo coisas boas acontecem. Precisávamos de um local como este e coincidiu de encontrarmos uma pessoa disposta a fazer a locação. O prédio estava praticamente pronto”, comentou a presidente do Sicoob União MT/MS e Central Rondon, Aifa Naomi.

A presidente reforçou que a cooperativa está investindo na segurança do local, com a contratação de guardas, para que os cooperados possam estacionar seus veículos sem preocupações e sem custos adicionais. Outros fatores importantes que levaram à escolha da nova sede foi a localização, em uma região mais comercial, e a possibilidade de conquistar novos associados.

“As instituições bancárias nessa região estão muito distantes, algumas delas a mais de quilômetro daqui. Com isso, acreditamos que conseguiremos atender o empresário local e pessoas físicas dos bairros próximos”, enfatizou Aifa.

Segundo do diretor executivo do Sicoob União, José Augusto Indalécio, a agência é a 13ª unidade da cooperativa a ser reposicionada, reinaugurada ou inaugurada pela singular nos últimos dois anos e meio. “É uma média de R$ 8 milhões investidos no bem-estar dos associados, pensando sempre em proporcionar o melhor para cada um deles, que nos ajudam a realizar o sonho do cooperativismo e a fazer uma economia mais justa e solidária”, ressaltou.

Para Clademir Salmória, diretor executivo do Sicoob Central Rondon, é importante ressaltar que o associado faz parte do maior sistema cooperativista do país. “O Sicoob é um sistema presente em todos os estados do Brasil e Distrito Federal, que deve passar este ano de mais de três mil pontos de atendimento. Desde o início de 2018, é a quinta maior rede de agências de instituições financeiras do país. Isso é motivo de muito orgulho e satisfação”, comemorou.

Durante a inauguração da nova sede da agência do Sicoob União MT/MS, na região do Coxipó, também estiveram presentes o vice-presidente da cooperativa Alexandre Bustamante, a diretora administrativa financeira Mônica Carvalho, os diretores comerciais Rosane Herculino (MT) e Márcio Colman (MS). Além dos conselheiros Maurício Dalbian e Antônio Silva, da gerente da unidade – Isis Joaquim, do diretor administrativo financeiro da Central Rondon – Emilio Júnior de Souza, do padre da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Deusdete Monge de Almeida, presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de MT (SINPRF-MT) - Atila dos Passos Calonga e do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal - Francisco Élcio Lucena. Além de cooperados, parceiros e outros convidados.

Fotos: Helder Faria

Cooperativas do Sicoob Central Rondon destacam-se no 10º Workshop Produtor Rural

26.07.2019

As cooperativas do Sicoob Central Rondon foram destaque no 10º Workshop Produtor Rural, realizado nos dias 4 e 5 de julho, em Brasília (DF). Promovido pelo Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), o evento distribuiu vários prêmios às cooperativas integrantes do Sistema, que vem aumentando a cada ano os recursos destinados ao crédito rural e deverá disponibilizar R$ 15,2 bilhões no crédito agrícola para a safra 2019/2020.

Este ano, o evento que chegou à 10ª edição reuniu cerca de 500 convidados, dentre eles, de autoridades do Ministério da Agricultura, Banco Central e do Governo Federal. Com a temática “Agronegócio Sustentável no Sicoob”, o workshop se propôs a expor sustentabilidade não só no contexto ambiental, mas em dois pilares: econômico e social.

Dentro da premiação do 10º Workshop Produtor Rural, a Central Rondon ficou com o 1º lugar na categoria Liberação Total, no comparativo entre as safras 2017/2018 e 2018/2019 por central. Na categoria Liberação Total por cooperativa, no mesmo comparativo, o Sicoob Norte MT conquistou o 3º lugar. Já o Sicoob União MT/MS foi o grande destaque na Categoria Sou Rural #EuProtejo.

As premiações, na avaliação da presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, representam bem o momento vivido pelo sistema na região. “Os resultados mostram que estamos com as cooperativas seriamente focadas em fomentar negócios na área rural para atender uma demanda crescente que vêm dos nossos associados”, frisa.

Crédito Rural

A demanda maior tem promovido mudanças no âmbito do cooperativismo financeiro em geral, cujos recursos voltados ao crédito rural chegaram perto de dobrar, com um aumento de 9% para 17,2%. É um crescimento que vem se repetindo a cada safra, ao mesmo tempo em que há uma redução dessa participação das maiores instituições bancárias do país.

O Bancoob hoje conta com uma carteira de R$ 15,2 bilhões para o crédito agrícola, com 80% das cooperativas operando com crédito rural. São recursos bastante superiores aos disponibilizados para a safra 2018/2019, que giraram em torno de R$ 12,6 bilhões.

Sicoob União MT/MS promove ações sociais em alusão ao Dia C

19.07.2019

Dia de cooperar e ajudar ao próximo é todo dia! Em alusão ao Dia do Cooperativismo, celebrado no último dia 6 de julho, o Sicoob União MT/MS resolveu fazer diferente e promover ações sociais em datas distintas, atendendo toda a sua área de atuação nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A primeira das ações ocorreu no município de Campo Novo do Parecis (MT), no dia 17 de julho. A iniciativa visou a arrecadação de agasalhos, vestimentas (adulto e infantil), roupa de cama, toalhas de banho, calçados e até alimentos, que foram doados à Casa de Apoio à Vida Caverna de Adulão – destinada a recuperação de dependentes químicos e álcool.

A gerente da agência Sicoob no município, Adriane Luz, conta que a ação só foi possível graças à parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campo Novo do Parecis – ACIC e a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL da cidade.

“Procuramos as instituições e fizemos essa união para que pudessem nos ajudar a fazer as solicitações junto à população, para a arrecadação das doações. Campo Novo é uma cidade que nos surpreende sempre positivamente. As pessoas ajudam muito e, com isso, conseguimos bastante arrecadações especialmente de roupas e calçados”, disse.

A próxima ação do Sicoob União MT/MS acontece no dia 07 de agosto, na cidade de Santa Rita do Trivelato, a 356km da capital mato-grossense, na Casa Lar do município – responsável pelo cuidado de crianças e adolescentes vítimas de abusos e maus tratos.

Confira o cronograma completo de ações sociais da Cooperativa, participe e colabore.

SANTA RITA DO TRIVELATO / MT

Dia: 07/08 - entrega dos produtos arrecadados

Instituição beneficiada: Casa Lar do Município

Arrecadação: Alimentos, fraldas, roupas e produtos de higiene.

CAMPO GRANDE / MS

Dia: 16/08

Instituição beneficiada: Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

Arrecadação: Jogos pedagógicos de 06 a 12 anos.

CUIABÁ / MT

Dia: 17/08

Instituição beneficiada: Casa da Criança Cuiabana I

Arrecadação: Fraldas e leites em pó.

Sicoob patrocina 3ª Corrida de Rua em comemoração aos 31 anos de Campo Verde

08.07.2019

A 3ª Corrida de Rua, na cidade de Campo Verde, ocorreu no domingo e contou com a participação de família, tendo espaço até mesmo para as crianças competirem. A ação fez parte da programação de aniversário da cidade que completou 31 anos.

Com um grande envolvimento de toda a comunidade local, o Sicoob Primavera resolveu marcar presença e patrocinar a terceira edição da corrida que tem como objetivo, além de marcar as comemorações de aniversário, promover um momento de lazer à população e estimular a prática esportiva desde a infância.

“É um evento que envolve todas as famílias e busca o bem-estar, qualidade de vida, e faz parte do calendário de eventos do aniversário da cidade. Não tinha como o Sicoob ficar de fora, pois é uma forma de associarmos a marca da cooperativa à cidade, além do estímulo a um estilo de vida mais saudável”, afirmou o presidente da cooperativa Ubirajara José Gheller.

O Sicoob patrocinou a premiação e os colaboradores ainda ajudaram na organização e distribuição de água. A cooperativa também esteve presente com uma estrutura para divulgar os produtos e serviços oferecidos pelo sistema.

A premiação foi troféus, bicicletas para a categoria infantil e prêmios em dinheiro para os adultos. A partida e chegada foi na Praça 04 de Julho e o trajeto da corrida na Avenida Mato Grosso.

Sicoob participa do movimento Dia de Cooperar neste sábado (6)

04.07.2019

No próximo sábado, 6 de julho, cooperativas de todo o país participam do movimento Dia de Cooperar (Dia C), que beneficia milhares de pessoas por meio de ações de responsabilidade social, colocando em prática valores e princípios do cooperativismo.

As cooperativas filiadas ao Sicoob Rondon também aderiram à campanha e realiza em seu território de atuação ações voluntárias em instituições sociais e espaços públicos, levando música, dança, teatro e até corte de cabelo e pintura de unhas.

O evento nacional é realizado todos os anos e em 2019 recebeu o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Mato Grosso – SESCOOP/MT, que celebra também o Dia do Cooperativismo na mesma data.

Além do sábado, o Sicoob União MT/MS organizou ações referente ao Dia C em outras datas também em diversas cidades nos dois estados. Receberão as iniciativas a Casa Apoio à Vida Caverna de Adulão, em Campo Novo do Parecis, Casa Lar de Santa Rita do Trivelato, Associação Pestalozzi de Campo Grande (MS) e Casa da Criança Cuiabana e Projeto Nosso Lar em Cuiabá e Várzea Grande.

Confira a programação:

Dia 6 de Julho

Sicoob Integração – Cuiabá
Local: Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá

Sicoob Norte MT– Sinop
Local: Colégio Objetivo Albert Sabin

Sicoob Cerrado MT – Rondonópolis (Ação Multicoop na Comunidade)
Local: Praça Central do Bairro Alfredo de Castro

Sicoob Ipê – Campo Grande/MS
Local: Parque Airton Sena

Sicoob Centro Sul MS – Dourados/MS
Local: Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão

 

 

Sicoob União MT/MS

Campo Novo do Parecis/MT: 17/07
Instituição Beneficiada: Casa Apoio à Vida Caverna de Adulão

Santa Rita do Trivelato/MT: 4/08
Instituição Beneficiada: Casa Lar do município

Campo Grande/MS – 16/08
Instituição Beneficiada: Associação Pestalozzi

Cuiabá e Várzea Grande/MT – 17/08
Instituição Beneficiada: Casa da Criança Cuiabana e Projeto Nosso Lar

Sicoob União MT/MS amplia agência anexa ao Fórum de Várzea Grande

03.07.2019

 

Inaugurada há 19 anos, a agência do Sicoob União MT/MS localizada anexa ao Fórum de Várzea Grande, que atende associados do poder judiciário e cidadãos do município, foi repaginada. Com instalações mais modernas e amplas, a unidade reabriu suas portas no dia 27 de junho.

O diretor executivo da cooperativa, José Augusto Manzano Indalécio, afirmou que a agência já faz parte da história do Sicoob União. “Queremos presentear os associados que estão conosco há quase duas décadas, com instalações mais confortáveis para que pudessem ter o atendimento personalizado e humanizado que merecem”, ressaltou.

José Augusto disse ainda que as expectativas para este segundo semestre, após a reinauguração da unidade, é que haja um aumento na carteira. “Visamos a ampliação da atuação no município de Várzea Grande e também dentro do Poder Judiciário, trazendo novos associados e gerando resultados para a economia”, reforçou.

A presidente do Sicoob União MT/MS e do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, agradeceu o apoio da comarca de Várzea Grande. “Sempre estivemos muito ligados com toda a administração do Fórum, que sempre nos tratou com muito carinho. Quero agradecer esse apoio, pois, se estamos sendo aceitos neste local há 19 anos é porque existe uma parceria e grande confiança em nosso trabalho”, disse.

Também estiveram presentes durante a solenidade de reinauguração da agência, o diretor executivo do Sicoob Central Rondon, Clademir Salmória, a diretora comercial do Sicoob União MT/MS, Rosane Gonçalves e a diretora administrativo e financeiro da cooperativa, Mônica Carvalho. Além dos conselheiros em função da singular - Antônio Oliveira, José Luiz Leite, Marta Maria Alves Fraga e Elineide Filsinguer, e dos membros do conselho fiscal – os suplentes Mauricio Pedroso Daubian, Patrícia Renata Ferreira da Silva e Conceição Aparecida de Paula Aleixo.

Representando o diretor do Fórum de Várzea Grande, Dr. Eduardo Calmon – a gestora geral Sra. Elci Furquini, e na figura do Poder Judiciário, o Dr. Alexandre Elias Filho, dentre outros convidados como associados e parceiros.

A unidade de atendimento está situada ao lado do Fórum de Várzea Grande, na Av. Castelo Branco, bairro Água Limpa.

 

Foto: Junior Silgueiro

Consórcios estão em alta no país. Vantagens são maiores para cooperados

10/06/2019

 

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) mostram que o segmento registrou aumento de 24,6% em negócios no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Quer dizer que as pessoas estão cada vez mais identificando no consórcio uma opção interessante para adquirir bens e serviços. Entre as vantagens estão os custos, inferiores aos dos financiamentos, por exemplo.

O consórcio é uma modalidade de compra parcelada e programada, sem incidência de juros, em que pessoas e/ou empresas se reúnem em grupos e contribuem, mensalmente, com quantia e em prazo determinados para que todos alcancem seus objetivos. Os participantes de um grupo contam com condições comerciais mais atrativas para adquirir uma moto, trocar o carro ou ainda comprar um imóvel, por exemplo.

“Ter um plano de consórcio estimula o consumo responsável e a disciplina em poupar recursos”, explica Orleans Cichaczewski, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicoob. Segundo ele, comparado às operações normais de crédito, o consorcio se destaca com boa opção para os consumidores que possuem condições de planejar a aquisição de bens e imóveis, sem o acréscimo de juros consideráveis de uma operação de financiamento. Como o bem sai em sorteios ou quando alguém oferece um lance, a modalidade é recomendada para quem pode esperar
 
No financiamento tradicional, a instituição que financia a compra do imóvel ou do veículo quita o bem e o comprador fica responsável por pagar a ela as parcelas até a quitação. “Como compensação, a pessoa paga os juros e as correções monetárias previstas no contrato. Quando não há limite de renda, os juros são mais elevados, o que compromete ainda mais o orçamento familiar”, alerta Orleans.

No consórcio, a pessoa faz parte de um grupo e pode ser contemplada por meio de sorteios ou pode dar um lance. Quem oferecer o maior valor é contemplado com a carta de crédito. Há também o lance embutido, que é a possibilidade que o consorciado tem de utilizar até 25% de sua própria carta de crédito para fazer a oferta, informa o gerente.

De acordo com Orleans, após a contemplação, a carta de crédito poderá ser utilizada para compra de automóveis novos ou usados no país, para a compra de um imóvel (urbano ou rural), para construção ou reforma de um imóvel urbano, ou ainda para quitação de um financiamento imobiliário (junto à Caixa Econômica Federal). Ou ainda para a realização de uma prestação de serviços como viagens, cirurgias plásticas, aquisição de móveis planejados, etc, respeitando sempre as regras do grupo de consórcios escolhido no momento da adesão.

O gerente ressalta que há ainda mais vantagens para quem está associado a uma cooperativa como o Sicoob. As taxas aplicadas sobre a venda são bem mais competitivas e acessíveis ao consorciado, que ainda pode contar com um atendimento consultivo e diferenciado, pois é sócio, dono de sua própria Cooperativa. “O Consorcio Sicoob possui a sua Administradora de Consórcios (Ponta Administradora de Consórcios Ltda) que atua há mais de 40 anos, sendo pioneira no mercado. O portfólio é um dos mais atualizado do mercado e conta com praticamente todas as modalidades disponíveis hoje.

Como tornar o seu prêmio da Mega-Sena mais rentável

 

Quem nunca fez aquela “fezinha” na loteria e sonhou com o prêmio da Mega-Sena? Além de pagar todas as contas, você já pensou em como poderia investir esse dinheirão? Recentemente, um apostador sozinho levou o prêmio de R$ 289,4 milhões. Este foi o maior prêmio entre os concursos regulares da história até o momento, sem contar Mega da Virada.

Já nesta semana, o prêmio acumulou e está estimado em R$ 12 milhões milhões. E quem não sonha com este dinheiro? Pensar em investimentos como uma forma de obter uma vida mais confortável no futuro ou para conseguir uma aposentadoria mais tranquila é algo bem comum, inclusive a empolgação ao ganhar um dinheiro alto. A dica é colocar os pés no chão e fazer planos. Gastar o necessário e, claro, se dar o direito ao luxo de forma moderada, auxiliar familiares e outras pessoas é sempre uma boa ação, mas calma!

A assessora de negócios do Sicoob, a educadora financeira Emanueli Silva, dá dicas de como investir essa bolada. “É importante que haja uma diversificação da carteira conforme o objetivo de vida de cada um. Se o seu objetivo foi viver de renda a dica é aplicar em negócios que possuem boa rentabilidade e riscos reduzidos”, afirma. 

Diversificando a carteira você diminui os riscos de perder seu dinheiro aplicado e aumenta suas chances de ter bons rendimentos, conquistando ainda a tão sonhada independência financeira.

Confira algumas dicas da educadora financeira para aplicar o prêmio da Mega-Sena

1 – Aplicações em renda fixa oferecem bons retornos e são excelentes alternativas em relação à poupança. Esses investimentos funcionam como um empréstimo do seu dinheiro para o emissor. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade fixa, que é definida no momento da compra. Além de ganhar dinheiro, ainda auxilia no crescimento de instituições e setores importantes para a economia.

2 – Fundos de Investimentos é uma espécie de "condomínio" de investidores gerido por um administrador responsável por alocar os recursos buscando maior rentabilidade possível para os valores aplicados. Ele cobra uma taxa de administração pelo serviço.

3 – Ações: ao optar em alocar parte dos recursos em ações, o ideal é escolher aquelas que distribui dividendos, uma vez que você se tornará uma espécie de sócio, portanto, procure por companhias com bons históricos de resultados passado. Com isso, terá direito a receber a distribuição de lucros aos acionistas por meio dos dividendos e juros sobre o capital.

4 – Previdência Privada também chamada de previdência complementar, é uma forma de poupar dinheiro para complementar a aposentadoria ou atingir objetivos a longo prazo, como pagar a faculdade dos filhos. Esse tipo de investimento é oferecido por seguradoras, que se comprometem de, no final do período de contribuição, dar ao investidor a opção de comprar uma renda por toda a vida ou sacar o dinheiro gradualmente.

Na comemoração dos 12 anos, Sicoob Integração investe na alta performance dos funcionários

 

Os 12 anos do Sicoob Integração foi comemorado com um almoço de confraternização dos funcionários e uma tarde de palestras e reflexão sobre o desempenho da cooperativa, além da responsabilidade de cada integrante da equipe para o resultado final do trabalho.

Com quase 15 mil cooperados, o Sicoob Integração comemora um ciclo de investimento em expansão com a reforma de agências em Cuiabá e Várzea Grande, a incorporação de duas cooperativas e a abertura de quatro novas agências no interior de Mato Grosso. “Investimos em expansão e reestruturação de agências, agora nosso foco é o resultado líquido tão aguardado pelo cooperado”, afirmou o presidente do Sicoob Integração, Maurício Nantes.

Para esta nova etapa, explica o diretor executivo Milton Jurandi, é preciso celebrar o caminho percorrido e direcionar a atuação que a cooperativa se propôs de agora em diante. “É tempo de celebrar com o olhar voltado para o que queremos para o Sicoob Integração daqui em diante, com foco na qualidade que o nosso associado merece. E para o nosso funcionário, vamos mostrar que é possível ter uma boa carreira, crescer profissionalmente e que ele faz parte de uma grande instituição financeira”.

Uma instituição financeira completa – Para avaliar os números conquistados pelo Sicoob Integração e orientar a atuação da equipe, Débora Ingrisano, gerente de produtos e apoio comercial do Bancoob foi convidada a palestrar. Experiente e com amplo conhecimento sobre instituições financeiras, a palestrante analisou o histórico das soluções oferecidas pela cooperativa.

“Embora o sistema Sicoob esteja organizado há 22 anos e o Sicoob Integração tenha 12 anos, o esforço comercial do Sicoob começou há dois anos. Até então ainda tínhamos muitas restrições governamentais, de sistema e de produtos. Entre 2014 e 2015 passamos a ter condições de dizer para o cooperado que podemos atendê-lo plenamente, que nós temos uma carteira de produtos e serviços completa, que ele não precisa mais ter conta em várias instituições financeiras. Isto é, passamos a ter condições de adotar um perfil mais agressivo comercialmente pelo bem do cooperado”.

Aliar essa visão comercial mais arrojada ao atendimento humanizado das necessidades do associado foi o foco da palestra da coach comercial Cléria Del Barco. “Minha missão foi apresentar estudos, cases e levar informações inspiradoras e motivadoras para os colaboradores junto com a apresentação de técnicas para aprimorar a conexão entre a equipe do Sicoob e o associado que vai em busca de soluções”.

Funcionário do Sicoob, Vagner Vieira Lemos, gerente de relacionamento e negócios da agência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) também é cliente da cooperativa e tem 13 produtos financeiros oferecidos pela cooperativa. “O ambiente instiga uma  competição saudável para o alcance de metas, avaliou Vagner. Para ele, ser cliente dos produtos que oferece como solução financeira para os cooperados é um diferencial que proporciona conhecimento para entender o que vai atender a necessidade deles”, avaliou.

 

Atuação social – A atuação social do Sicoob conquistou proporções maiores com a criação do Instituto Sicoob, em 2018, que foi apresentado por Fábio Lima durante o evento. Ele apresentou os programas e projetos desenvolvidos atualmente nas comunidades. “Nossa instituição tem a atuação na área financeira sempre aliada ao desenvolvimento da comunidade, ao atendimento das necessidades das pessoas que vivem ali, gerando um impacto social positivo, desenvolvendo a cidadania na área financeira e incentivando o cooperativismo e empreendedorismo sustentável”.

Evelin Cordeiro, gerente de relacionamento e negócios da agência da Assembleia Legislativa, saiu otimista da palestra. “Os números mostram que estamos no caminho certo. Se focarmos no trabalho estratégico e em equipe, nosso resultado será ainda mais surpreendente. Temos o mesmo portifólio de outras instituições financeiras, mas com o diferencial de sermos uma cooperativa, de pensarmos também no desenvolvimento da comunidade que fazemos parte”.

 

 

Foto: Helder Faria

Sicoob inaugura agência em Rio Brilhante

 

 A inauguração da nova agência do Sicoob Centro Sul MS, na cidade de Rio Brilhante, contou com cerca de 300 pessoas em uma grande festa aberta à população. A unidade de atendimento possui aproximadamente 100 m² e as instalações modernas e inovadoras seguem o padrão Sicoob em todo o país.

 De acordo com o presidente da cooperativa, Sérgio Braga, a festa de inauguração ocorreu em frente à nova unidade e houve uma grande aceitação por parte do público, superando todas as expectativas. “Contamos ainda com a presença dos melhores comerciantes de Rio Brilhante, que também levaram suas famílias. Esse contato foi muito bom”, disse.

 O presidente revelou que durante o evento foi realizado um show de música ao vivo com sorteios de brindes personalizados Sicoob, como coolers, caixas térmicas, jogos de facas e cheques no valor de R$ 500,00.

 A abertura da unidade contou ainda com a presença da presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, do diretor executivo do Sicoob Central MT/MS, Clademir Salmória e dos Conselheiros administrativos e fiscais do Sicoob Centro Sul MS. Além do primeiro presidente do Sicoob Centro Sul MS, Noel Fukuda, e de autoridades locais, como o presidente da Câmara Municipal de Rio Brilhante, José Maria Caetano de Souza (Nô) e o chefe de Gabinete da prefeitura do município, Aleson Alípio Cândido – representando o prefeito Donato Lopes da Silva.

 O Sicoob

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 4,2 milhões de cooperados, 2,769 pontos de atendimento distribuídos em todo o Brasil, sendo a quinta maior rede entre as instituições financeiras do pais. É

composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, máquinas de cartão, dentre outros.

Sicoob Central Rondon

O Sicoob Central Rondon tem se destacado nos estados de atuação e, além de estar em franca expansão no número de agências, também cresceu em mais de 30% na quantidade de associados e empregados. Atualmente conta com 51 agências. Em janeiro de 2019, chegou a R$ 1 bilhão de ativos, o que representa um crescimento de 290% em apenas três anos. Isto representa um desenvolvimento consistente e garante a sustentabilidade do negócio, com um impacto direto bastante positivo na oferta de produtos, serviços e crédito.

Instituto Sicoob: Palestras de educação financeira superam expectativas de 2018

 

Após a nacionalização do Instituto Sicoob, incorporado pelo Sistema Sicoob, realizou-se o primeiro Relatório de Impacto que apresenta resultados acima da expectativa para o ano de 2018. Um desses resultados é referente à Cidadania Financeira – com a realização de palestras de educação financeira para cooperados e não cooperados, a fim de disseminar conhecimentos para a melhoria da relação do cidadão com o seu dinheiro.

“A incorporação do Instituto pelo Sistema é um marco para o Sicoob em um momento em que não é mais possível fazer negócio sem considerar uma relação orgânica e equilibrada com a sociedade”, enfatiza o presidente do Instituto, Marco Aurélio Almada.

Os programas do eixo Cidadania Financeira visam promover o bem-estar financeiro, desenvolvendo no cidadão a capacidade de fazer escolhas seguras. Iniciativas nesta vertente foram adotadas em diversas cooperativas. Ao todo, em todo o país, 11.431 pessoas foram beneficiadas com a capacitação, um aumento de 75% em relação a 2017. Além disso, o público por palestra também aumentou em 104%.

O Sicoob é uma instituição capaz de falar com propriedade sobre educação financeira. As palestras são ministradas por voluntários da cooperativa, capacitados pelo Instituto, e acontecem em associações comunitárias universidades, escolas públicas e privadas, empresas e a todos os públicos que as solicitarem.

O Sicoob Central Rondon foi uma das cooperativas do Sistema que adotou o programa e, no último ano, aderiu à Semana Nacional de Educação Financeira, coordenada pelo Banco Central. Segundo a presidente da Central Rondon e membro efetivo do Conselho Fiscal do Instituto Sicoob, Aifa Naomi, 2018 foi um ano de preparação.

“Agora é dar sequência e colocar em prática as ações, projetos e programas beneficiando as comunidades onde atuamos. São grandes as expectativas do Instituto junto às cooperativas filiadas a esta Central”, disse.

Além da capacitação financeira, o Instituto Sicoob desenvolve ainda os programas Cooper Jovem, Cooperativa Mirim, Se Liga Finanças, Concurso Cultural, Clínicas Financeiras, Voluntário Transformador, Expresso Instituto Sicoob e palestras de Educação Cooperativista.

Relatório de Impacto Instituto Sicoob

O Instituto Sicoob é o núcleo de estratégia social sistêmica que atua com foco na geração de valor compartilhado. O relatório de impacto é o documento que apresenta as iniciativas sociais do Instituto e demonstra o desempenho dos seus programas no período. Além dos resultados, é compartilhado ainda as principais atividades do exercício e informações relevantes à gestão e operação, com o intuito de atender o propósito de disseminar o cooperativismo, contribuir com a cidadania financeira e desenvolvimento sustentável.

POUPANÇA: Cooperativa incrementa serviço e proporciona prêmios à poupadores

 

Liquidez, esta é uma das principais vantagens de se investir na caderneta de poupança, já que os valores depositados nas contas podem ser sacados a qualquer momento, não há taxas administrativas ou tributos incidentes nos ganhos da conta. A melhor maneira de garantir o futuro é começar a poupar agora e ter uma rentabilidade garantida.

A poupança é o investimento favorito dos brasileiros. Pensando nisso, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) incrementou esse serviço com vantagens ainda maiores, por meio da Poupança Premiada. Ao aderir a uma conta poupança no Sicoob, o poupador participa da campanha e a cada R$200 reais aplicados ele recebe um número da sorte para concorrer a prêmios, que vão desde vale-poupança à automóveis.

De acordo com o assessor de negócios do Sicoob Central Rondon, Orleans Cichacazewski, o grande objetivo da campanha não é só proporcionar prêmios, mas criar uma cultura de poupança para que as pessoas possam se programar e evitar imprevistos. “Esse é o grande ganho sistêmico e um bem que conseguimos proporcionar para essas pessoas. A poupança é regulamentada pelo Banco Central, com fundo garantidor, então não há riscos na aplicação e ainda existe uma garantia no valor de até R$250 mil”, disse.

Segundo Orleans, a Poupança Premiada do Sicoob irá distribuir até o final do ano 544 prêmios, que equivalem a mais de R$ 4 milhões. “Ao todo são 470 vale-poupança no valor de R$2 mil e outros 22 vales de R$20 mil. Além de grandes prêmios de R$200 mil (vale-presente), 37 automóveis, 11 motocicletas e 11 Kits Casa Nova de R$14 mil”, revelou.

Os sorteios são semanais, mensais e ao final da campanha. A Poupança Premiada é uma promoção realizada juntamente com o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

Sob liderança feminina, cooperativa é case de sucesso no cenário nacional

 

O Sicoob Central MT/MS experimenta um momento histórico desde a criação, há 25 anos, junto com o sucesso da cooperativa está o destaque para a economista Aifa Naomi Uehara de Paula, que vem sendo referência no país como exemplo da força feminina dentro do cooperativismo financeiro. Ela é a única mulher no comando de uma central do sistema – que hoje somam 16 -, englobando os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com previsão de chega a Rondônia no mês de abril.

Aifa comemora o crescimento de cerca de 300% em três anos, alcançando R$ 1 bilhão em ativos e ainda a chegada, recentemente, à marca dos 50 mil associados. O Sicoob Central MT/MS foi um dos que mais cresceu em estrutura, com a inauguração de novas agências, além de buscar a ampliação de sua área de atuação, com plano de filiação da cooperativa rondoniense Sicoob Fronteiras.  

A marca é importante porque os ativos são recursos que a cooperativa administra, o dinheiro em conta, empréstimos concedidos e demais movimentações. “A conquista retrata um desenvolvimento consistente, sólido, sustentável, além de representar um impacto direto na oferta de produtos, serviços e crédito. O aumento de ativos reflete uma maior confiança do associado na instituição financeira”, analisa Aifa Naomi.

Sob seu comando, a instituição experimentou nos últimos anos um crescimento histórico, o que lhe garantiu status de case de sucesso em âmbito nacional. A instituição conquistou tais avanços em pleno cenário de crise econômica, virando exemplo hoje “exportado” para outras integrantes do sistema. Única mulher presidente de uma central do Sicoob, a executiva orgulha-se de ter participado ativamente dessa transformação.

“Esses resultados refletem um trabalho de anos, com a modernização e profissionalização de processos, ações concretas de expansão e investimento na estruturação tanto da Central como das cooperativas e suas agências”, ressalta. Forma-se, assim, um círculo virtuoso, define. O maior volume de movimentação aumenta a participação das cooperativas na economia dos dois estados e permite que ganhem fôlego para investir ainda mais em crescimento.

Em 2018, foram inauguradas várias agências novas, além da reestruturação ou ampliação das outras já existentes. “Assim podemos atender melhor o associado e fazer frente ao movimento de adesão que vem se intensificando nos últimos anos”, frisa. Somente no ano de 2018, a Central MT/MS contou com um aumento de 30% no volume de cooperados. Em um ano, portanto, cresceu praticamente o equivalente a um terço do que se verificava no período anterior.

Aifa retoma o assunto ativos para ressaltar que no ano passado, mesmo diante de um quadro econômico desfavorável, a Central experimentou um aumento de 57% em relação ao exercício anterior. Já o patrimônio líquido teve um incremento de 28%, com 22% a mais de sobras à disposição dos associados.

“Isso foi possível porque mais pessoas estão acreditando e fazendo suas movimentações com o Sicoob. Esse crescimento nos ativos aumenta a nossa participação no mercado enquanto sistema cooperativo frente às instituições bancárias. As pessoas que movimentavam apenas com um banco começam a fazer seus negócios com a cooperativa e isso é importante para consolidar a posição do cooperativismo nos estados em que atuamos”, reforça.

Empoderamento feminino

Aifa Naomi contabiliza mais de 20 anos de atuação no cooperativismo financeiro de Mato Grosso, sendo sócia fundadora e diretora do Sicoob União MT/MS. Foi funcionária do Poder Judiciário de Mato Grosso por 30 anos sempre atuando na área financeira e de planejamento. Economista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é pós-graduada em Gestão de Cooperativas e possui MBA em Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de certificada pelo Programa de Educação Executiva da Fundação Dom Cabral.

Sicoob inaugura primeira agência na cidade de Castanheira

07/03/2019

Localizada a 790 quilômetros de Cuiabá, a cidade de Castanheira recebeu na última sexta-feira (8) a primeira agência Sicoob, o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil. A agência contará com uma estrutura moderna e terá atendimento voltado para a base econômica do município: pecuária, agricultura e extrativismo vegetal.

A agência estará ligada ao Sicoob Integração, uma das maiores cooperativas do estado, e faz parte da estratégia de expansão traçada para 2019. O presidente do Sicoob integração Mauricio Lúcio Nantes ressaltou durante a inauguração que esta agência foi um pedido da população de Castanheira por isso o projeto de 156,93 metros quadrados foi executado com muito zelo e no momento exato. Ele destacou ainda que o Sicoob Integração chegou para fomentar com a economia do município e associados.

 “O município possui fortes requisitos para receber uma agência da cooperativa pela base de sua economia. Além disso, Castanheira já contava com um grande número de associados, o que foi o fator determinante para abertura da agência. Temos certeza que a cidade fará história”, afirmou.

O Sicoob irá ofertar para os associados uma variedade em atendimento de serviços bancários, o mesmo portfólio sugerido para trabalhar em grandes cooperativas, além de serviços com menores taxas e mais facilidades em comparação a todos os bancos do Brasil.

Getúlio Vilela, pecuarista e sócio fundador da agência, disse que essa agência será um diferencial para os produtores. “A chegada do Sicoob em Castanheira vai favorecer muito toda comunidade e também, todas as indústrias de derivados de leite”.

A nova agência está localizada na Rua Gílio Rezzieri, 598, região central da cidade. O horário de atendimento presencial será das 9h às 15h.

O Sicoob

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 4,4 milhões de cooperados, 2,8 mil pontos de atendimento distribuídos em todo o Brasil, sendo a quinta maior rede entre as instituições financeiras do pais. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, máquinas de cartão, dentre outros.

Sicoob MT MS

O Sicoob Central MT/MS tem se destacado nos dois estados de atuação e, além de estar em franca expansão no número de agências, também cresceu em mais de 30% na quantidade de associados e empregados. Atualmente, são mais de 37 mil associados, além de 41 agências em funcionamento nos dois estados.

Colaboradores terão até 20% de desconto na Unic de Primavera do Leste

07/03/2019

Os funcionários do Sicoob da unidade de Primavera do Leste poderão ter de 5% a 20% de descontos nas mensalidades dos cursos na Unic localizada no município. Os descontos são variáveis e dependem do curso escolhido pelo funcionário.

Esta é uma parceria estabelecida por meio de convênio entre a cooperativa e a faculdade que também prevê indicação de estudantes para vagas de estágio, além da possibilidade da realização de palestras e seminários sobre educação financeira. 

Além de descontos e a ajuda na demanda de contratação de estagiários, o convênio abre as portas da faculdade para que possamos difundir a educação financeira em palestras e seminários para os estudantes.

As palestras de educação financeira proporcionam aos participantes uma reflexão em alguns pontos e atitudes no dia a dia, como agir e prevenir, além de preparar para possíveis imprevistos financeiros que impeçam a realização de um sonho.

O Sicoob Primavera conta atualmente com duas agências, uma no município de Primavera do Leste e outra em Campo Verde.

Presidente da Central MT/MS apresenta case de sucesso na Cecresp

06/02/2019

A presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, proferiu palestra no Sicoob Central Cecresp, em São Paulo, para expor o trabalho realizado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Aifa explica que a palestra foi um convite feito pela Cecresp, interessada no case de sucesso da Central MT/MS. Segundo a presidente, durante uma hora expôs aos presentes o processo de mudança experimentado pelas singulares nos dois estados com o objetivo de promover a expansão, o aperfeiçoamento da gestão e a adequação às regras e normas vigentes no âmbito do cooperativismo financeiro.

A presidente da Central MT/MS considera a participação muito benéfica e significante. Houve uma boa participação dos representantes da Cecresp, que se mostraram bastante curiosos em relação às estratégias utilizadas, lembra. Apesar de contar com cerca de 120 cooperativas, a central paulista possui muitas singulares pequenas que precisam passar por um processo de adequação, conta.

A Cecresp, fundada em 14 de outubro de 1989, foi uma das primeiras centrais de cooperativismo de crédito do Brasil, desdobrando-se de outras entidades regionais que surgiram a partir de 1960.

Balanço de 2018 do Sicoob União é apresentado em reunião do Conselho

26/12/2018

O Conselho Administrativo do Sicoob União reuniu-se na última sexta-feira (21) para compartilhar o balanço de ações e crescimentos da cooperativa dos últimos dois meses e também durante o ano de 2018. As reuniões são realizadas sempre uma vez ao mês de acordo com as normas do regimento do Conselho.

A presidente do Sicoob União, Aifa Naomi, essa é mais do que uma reunião legal, é momento de preparar uma retrospectiva de 2018, o que foi feito e os desafios de 2019. “A nossa cooperativa em particular a gente tem vivido uns desafios que é a expansão, abrimos muitas agências nos últimos dois anos e isso tem sido o motivo de traçar um 2019 com assertividade para que a gente colha frutos dessa expansão feita nos últimos 2 anos”, afirma.

Além de confraternizar, os conselheiros votaram os assuntos pendentes do dia a dia, e puderam ter a real percepção de como está a cooperativa ao longo deste ano. Um dos pontos positivos apresentados durante a reunião foi a superação de várias metas, principalmente a de consórcios, que apenas em um dia foram feitos 200% a mais do estabelecido para o ano todo, e no total foi cumprido mais de 1000% da meta.

O diretor executivo do Sicoob União, José Augusto Manzano, afirma que o objetivo da reunião não é só mostrar os resultados dos últimos dois meses, esse encontro em específico tem a finalidade de fazer o fechamento do ano.

“Agora é a hora de mostrar as conquistas e os desafios que tivemos durante 2018. Foi um ano muito produtivo, na campanha nacional de vendas, nós batemos praticamente todas as metas, apenas uma com 90% de atingimento, vamos dar um gás nessa última semana para bater a totalidade das metas. Queremos comemorar os números desse ano e apresentar os desafios de 2019”, comenta.

Luiz Antonio Martinez, membro do conselho, afirma que a participação efetiva é sempre satisfatória. “É muito bom ver a participação, harmonia. Temos que manter essa energia e os resultados que estão muito bons”. Emerson Ferreira, também membro do conselho, destaca a importância de controlar as ações. “É importante para saber qual a finalidade da cooperativa e em qual situação a cooperativa está. Se está solida, se precisa apertar o cinto, investir em qual área”.

Para Marta Fraga, as reuniões são fundamentais para traçar estratégias. “É importante porque as estratégias e planejamentos são traçadas nas reuniões, além de sabermos o que está sendo desenvolvido em cada agencia, cada diretoria. Na reunião eles trazem todos os assuntos, os obrigatórios e os extras e acompanhamos o crescimento, dificuldades, o que pode melhorar, dar sugestões. As decisões são tomadas no conselho e a diretoria segue diretrizes do conselho”, finaliza.

Sicoob União premia mães com mais de R$ 3 mil em concurso cultural no Tribunal de Justiça

21/06/2018

O Sicoob União entregou na quinta-feira (7) a premiação do concurso cultural “Amor maior do mundo”, realizado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A presidente da singular, Aifa Naomi Uehara de Paula, e o diretor executivo, José Augusto Manzano, marcaram presença no evento que ocorreu no gabinete do presidente do órgão, Rui Ramos.

Uma cerimônia emocionante. É como pode se descrever o evento que resultou na entrega de cartões-presentes no valor de R$ 500, dado pelo Sicoob União, para as seis pessoas que venceram a campanha desenvolvida para todas as mães servidoras efetivas, comissionadas, terceirizadas, credenciadas ou estagiárias junto ao Poder Judiciário de Mato Grosso. Para participar bastava enviar uma foto com o filho ou filha.

O Sicoob atua desde 1999 com uma agência dedicada ao TJMT. Segundo Aifa, a política empregada sempre valorizou os colaboradores. “A cooperativa tem esse princípio, de valorizar as pessoas, de valorizar o ser humano e tudo que a gente faz é em prol da comunidade onde atuamos. Para nós, se as pessoas estão satisfeitas, se estão sendo valorizadas, é exatamente o que desejamos. Poder executar ações como a de hoje, contribuindo para a satisfação, é excelente”, salientou Aifa.

O presidente do TJMT se mostrou feliz pela parceria com o Sicoob União. “Para qualquer tipo de organização é preciso ter um lado humano. Nossos servidores são nossos cooperadores, nossos companheiros diários. Sempre abrimos e desenvolvemos atividades para que exista essa valorização. Tudo isso não só para que exista uma confraternização diária, mas para que o Poder Judiciário seja uma instituição cada vez melhor”, explicou Rui Ramos.

Foram sorteadas Evelyne Segatto Mendes Silva, mãe de Bernardo Apolonio Mendes Silva, Letícia Campos Guedes Ourives, mãe de João Manoel Guedes Ourives, Tálita Jacielle Matos dos Santos Galindo, mãe de Maria Luísa Matos Galindo, Valdete Luiza Ascari Salvalaggio, mãe de Lucas Ascari Salvalaggio, Luana Aparecida Ascari Salvalaggio e Lara Rita Ascari Salvalaggio, Margareth Traquimas da Silva, mãe de Thiago Henrique Traquimas Bonfim, Bianca Traquimas Bonfim e Vitoria Carolina Traquimas Bonfim, Márlia Joaquina Leite Soares Cecconello, mãe de Roberto Luiz Cecconello Júnior e Mateus Leite Cecconello.

A mãe Letícia Campos agradeceu pela premiação com muita emoção. Ela economizou palavras e segurou as lágrimas após ouvir o relato de seu, filho João Manoel Guedes, 9 anos. “A minha mãe tem um poder, ela é super-protetora, é por isso que eu tanto amo ela. Ela merecia ganhar esse prêmio por ser a flor mais linda do meu jardim”, afirmou a criança.

José Augusto Manzano encerrou o evento agradecendo Rui Ramos pela disponibilidade sempre empregada nas parcerias juntos ao Sicoob. “O Rui Ramos é um dos nossos parceiros mais valiosos, com muito respeito e carinho sempre”, finalizou o diretor executivo.

Palestra sobre educação financeira

Ainda na quinta-feira o assessor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Sicoob Central MT/MS, Fabio Cesar Lima, proferiu palestra sobre educação financeira para os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Mais de 50 pessoas receberam dicas sobre consumo consciente, planejamento financeiro, cuidado com o crédito, reservas financeiras e investimentos. “O cooperativismo é uma filosofia sustentável que tem o objetivo de unir desenvolvimento econômico e inclusão social”, explicou Fábio.

Diretor executivo do Sicoob apresenta cooperativismo a produtores de Juína

13/06/2018

Clademir Salmória, diretor executivo do Sicoob Central MT/MS e com mais de 29 anos de experiência no mercado financeiro, realizou em Juína, no dia 12 de maio, uma palestra para produtores rurais para demonstrar as possibilidades do cooperativismo no agronegócio.

O evento realizado pelo Sicoob Integração aproximou a singular dos empresários presentes no evento e que buscar diversificar ou modernizar sua produção. O cooperativismo se apresenta como uma opção de relação entre capitais humano, social e empresarial, fatores fundamentais para a promoção do desenvolvimento local. O empenho do Sicoob busca justamente pela melhoria da qualidade de vida do produtor.

Conforme informado por José Aparecido, gerente de expansão do Sicoob Central, o evento foi uma parceria com o Sindicato Rural em Juína. “Foi um evento muito bom, cerca de 60 pessoas participaram. Discutimos o papel da cooperativa e as possibilidades na economia regional”, salientou Aparecido.

A cooperativa disponibiliza soluções que atendem da agricultura familiar à empresarial. Com linhas de comercialização, custeio e investimento, o Sicoob tem a flexibilidade necessária para contribuir com a competitividade na cadeia produtiva dos seus associados.

“O Sicoob pretende ajudar os produtores fornecendo crédito, taxas de juros baixas, trazendo sempre palestras de educação financeira e dando musculatura a um círculo de informação. A cooperativa, como organismo social de ajuda mútua, precisa levar todo esse trabalho ao cooperado”, finalizou José Aparecido.

O Sicoob trabalha com linhas específicas de financiamento, seja por meio de repasse e recursos próprios, do BNDES ou do Fundo Constitucional do Centro Oeste.

Presidente do Bancoob ministra palestra durante Norte AgroShow em Sinop

06/06/2018

O presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, estará no dia 7 de junho em Sinop para a palestra “Pense Grande, Faça História”. Será durante a Norte AgroShow, que passa a substituir a antiga Exponop, no Parque de Exposições da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte).

Tema do Movimento Sicoob MT/MS, “Pense grande. Faça história” propõe foco na geração de novas atitudes e no aumento da proatividade. Em sua fala, Almada ressaltará como é importante se concentrar na vitória e pensar grande para garantir o sucesso. Segundo ele, é preciso se planejar, criar estratégias que tornem possível a realização plena de nossos anseios.

Ele lembra ainda que estamos vivendo um momento extraordinário de mudanças em todo o planeta e elas influenciam também na forma como lidamos com questões econômico-financeiras. “Se mudarmos o nosso modelo mental conseguiremos entrar no futuro”, garante.

O presidente do Bancoob construiu uma sólida trajetória profissional ligada ao Sistema Financeiro Nacional, em especial ao cooperativismo de crédito. Foi superintendente de projetos e marketing do banco até abril de 2002, quando aceitou participar da constituição da Confederação Sicoob Brasil.  

Por intermédio do Bancoob, as cooperativas do Sicoob podem oferecer aos seus associados produtos e serviços e empréstimos oriundos de recursos próprios e governamentais. Esse portfólio permite que elas atuem no mercado financeiro em condições de igualdade com os bancos convencionais e, em muitos casos, com vantagens competitivas.

Atualmente, o Sicoob é a quinta maior rede de atendimento no Brasil com 2,7 mil agências em todo país, além de ser o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 4 milhões de cooperados.

O evento – Realizada de 6 a 8 de junho, pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrinorte) e o Sindicato Rural de Sinop, a Norte AgroShow é uma feira voltada à difusão de conhecimento, tecnologia e inovações para o campo. Além de palestras, ciclos de debates, leilões e rodadas de negócios, o evento contará com uma programação voltada ao público em geral.

Sicoob oferece as melhores soluções em Cobrança Bancária

04/06/2018

O Sicoob possui um serviço de Cobrança Bancária para empresas e pessoas físicas com soluções modernas e competitivas que se encaixam perfeitamente nas necessidades dos associados. Além destas vantagens e do atendimento personalizado, que é uma marca do Sicoob, ao utilizar o produto o cooperado ajuda a incrementar o resultado financeiro da cooperativa, gerando receitas que retornam para ele.

Com preços que são compatíveis com os praticados no mercado, a Cobrança Bancária Sicoob coloca à disposição do associado um software moderno, seguro e gratuito para administração de sua carteira. Ele garante uma gestão eficiente e moderna dos recebimentos e o controle é disponibilizado on-line. O envio eletrônico de boletos por e-mail ao sacado permite redução de custos operacionais e de material e o cooperado pode ainda obter a segunda via de boletos por meio do site www.sicoob.com.br.

A cobrança Sicoob é segmentada em carteiras divididas em modalidades. Na “Carteira Simples” os valores são creditados no prazo definido em contrato e é permitida a inserção de instruções de alteração de vencimento e concessão de abatimento para títulos com registro. Na “Carteira Garantida” a cooperativa poderá antecipar (descontar), vincular ou caucionar o valor dos títulos por meio de uma operação de crédito.

O Sicoob oferece também serviço de protesto de títulos. Ele é prestado por meio de convênio com o banco correspondente e é possível, inclusive, realizar protestos de forma automática.

Além disso, o Sicoob possui uma grande rede de atendimento, formada por cooperativas e, também, por correspondentes cooperativos contratados. Em situações de títulos vencidos, é disponibilizada ferramenta on-line para emissão de segunda via com data e valores atualizados, possibilitando o pagamento em qualquer instituição financeira. Adicionalmente, existe ainda a opção de emissão por meio do banco correspondente, que possui grande capilaridade no território nacional.

Com a Cobrança Bancária Sicoob o associado tem a possibilidade de um maior planejamento financeiro, redução da inadimplência e de antecipação de recursos para os momentos de grande necessidade. Ele usufrui de um sistema moderno, eficiente e com a tecnologia de ponta do Sicoob, com a vantagem de agregar renda à sua cooperativa.

Servidores do TJMT aprendem sobre educação financeira em palestra do Sicoob

O Sicoob União realizou na quinta-feira (07) palestra sobre educação financeira no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Fabio Cesar Lima, assessor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Sicoob Central MT/MS, direcionou seu conhecimento aos servidores do órgão. Mais de 50 pessoas estiveram presentes.

O sistema cooperativista prega o bem-estar social. Além do bom funcionamento dentro da singular, é importante que toda a comunidade se sinta feliz economicamente. No caso do Sicoob União, a preocupação foi ainda maior. Ciente do contexto, o papel de Fábio Lima foi trazer possibilidades para sensibilização e oxigenação das finanças.

“São dicas para melhorar a vida econômica de nossos parceiros. Conhecer os vilões, os inimigos do futuro. Nós focamos em pontos como consumismo e independência financeira. A maior parte do que falamos são dicas simples, que todos sabem, mas acabam deixando de lado”, afirmou o palestrante.

A presidente da singular, Aifa Naomi Uehara de Paula, e o diretor executivo, José Augusto Manzano, estiveram presentes. Ambos pregaram que o consumo deve ser equilibrado e alinhado ao padrão de vida. Segundo Aifa, é preciso não se deixar cair nas armadilhas, ler com criticidade a informação recebida e muitas vezes até fazer cálculos e negociações em situações de parcelamento.

“O cooperativismo é uma filosofia sustentável que tem o objetivo de unir desenvolvimento econômico e inclusão social. Como não tem fins lucrativos, as cooperativas oferecem aos seus associados melhores condições de crédito, encargos menores e rendimentos mais vantajosos nas aplicações”, complementou a presidente.

Outras dicas durante a palestra realizada no auditório Gervásio Leite trataram sobre planejamento financeiro, cuidado com o crédito, reservas financeiras e investimentos. Pessoas relapsas acabam enfrentando problemas financeiros por não possuírem um fundo de emergência.

Aifa Naomi, José Augusto e Fabio Cesar Lima enceraram o evento com sorteios e interações com o público num jogo de perguntas e respostas. Diversos prêmios foram entregues. A agência do Sicoob União atua no TJMT desde 1999.

Sicoob inaugura agência em Alta Floresta e projeta mais uma unidade para a região

18/05/2018

A cidade de Alta Floresta, na região Norte do estado, passa a contar com uma nova agência do Sicoob. Inaugurada no dia 14 de maio, ela faz parte do planejamento estratégico traçado pelo Sicoob Norte MT para 2018, que inclui a expansão, ainda este ano, para Guarantã do Norte. Com instalações amplas e modernas, a nova unidade fica na Avenida Ariosto da Riva, no centro financeiro do município, próximo à agência central dos Correios.

“Superou todas as expectativas. Foi mais um importante passo para o Sicoob Norte MT e todo o Sistema”, comemorou o presidente da cooperativa, Norival Curado. Segundo ele, isso ficou claro na forte presença de autoridades, empresários e sociedade local. Compareceram os prefeitos de Alta Floresta, Marinéia da Silva Munhoz (em exercício), e de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves, além de secretários municipais e vereadores das duas cidades.

O evento também foi prestigiado por representantes do Sicoob Central MT/MS, como a presidente Aifa Naomi e o diretor administrativo e financeiro, Emílio Junior de Souza. Além de conselheiros e diretores do Sicoob Norte MT.

O Sicoob Norte MT chega à cidade com projeções de crescimento e o objetivo de participar ativamente da economia da região. “Inauguramos na mesma semana em que começaram as comemorações pelo aniversário de Alta Floresta. Estamos participando das festividades com o oferecimento de produtos diferenciados e com um stand do Sicoob. Nossa expectativa é de que em seis meses a agência se torne autossuficiente, apresente boa rentabilidade. Além disso, nosso objetivo é abrir outra agência ainda este ano, em Guarantã do Norte, o que está dentro da proposta do Sicoob Norte MT de abrir duas agências por ano”, salientou Norival Curado.

“A força na economia do Norte do estado já foi reconhecida em nível nacional. Nos tornamos destaque em todo o país pela contribuição financeira principalmente quando o assunto é agronegócio. Nós, cooperativistas, devemos nos aproximar do setor para oferecer nossa especialidade em gerenciamento mútuo e sustentável”, comentou Aifa Naomi, presidente do Sicoob Central MT/MS.

O Sicoob ocupa o quinto lugar no país entre as redes de atendimento. São quatro milhões de cooperados, 2,7 mil pontos espalhados pelo Brasil e cerca de R$ 43 bilhões em operações de crédito. A expansão do Sicoob Norte MT foi iniciada no ano passado, com a entrega de uma nova estrutura em Sinop e a chegada a Colíder.
 

Sicoob Dourados aprova relatório de 2017 com recorde da participação

O Sicoob Dourados realizou no dia 22 de abril a sua Assembleia Geral Ordinária, aprovando de forma unânime o relatório de balanço referente ao exercício de 2017. O evento foi marcado ainda pelo recorde de associados presentes: mais de 400 pessoas estiveram reunidas fiscalizando a situação financeira da singular e discutindo estratégias para os próximos anos.

Sergio Braga, presidente do Sicoob Dourados, comandou a Assembleia e fez questão de destacar a felicidade de perceber o dever cumprido. “Chegamos aos 10 anos em 2017 com a fortuna de poder comemorar a importante marca com os melhores resultados em relação aos exercícios anteriores”, destacou.

Conforme exposto durante o evento, as operações de crédito atingiram o montante de R$ 32 milhões. Os ativos totais da cooperativa somaram R$ 55 milhões. Já os depósitos totais chegaram a marca de R$ 49 milhões. O patrimônio líquido do Sicoob Dourados atingiu R$ 8,3 milhões. As sobras ficaram em R$ 2,6 milhões e os recursos totais da cooperativa atingiram R$ 54 milhões.

Sergio Braga interpretou o relatório para enfatizar o crescimento alcançado. “A Assembleia mostra dados bastante relevantes, como um crescimento acentuado em nosso patrimônio líquido, que fechou 2017 em R$ 8,3 milhões, crescimento de 58% em relação ao fechamento de 2016 que era de (R$ 5,3 milhões). Em recursos totais crescemos 42,6% em relação a 2016 chegando a R$ 54 milhões”, afirmou.

Ainda na Assembleia geral foram eleitos membros do conselho fiscal da cooperativa. Elmar Miller (efetivo), Almir Rogério (suplente) e José Carlos (suplente) foram escolhidos para ocupar os importantes postos.

Os associados

Em 2017 o Sicoob Dourados atingiu a marca de 2300 associados. Segundo Alessandro Silva, diretor Executivo do Sicoob Dourados, em vista ao grande número, uma verdadeira campanha para convocar à assembleia foi realizada.

“Contratamos uma empresa para chamar os associados. Mais de 400 estiveram presentes. É um número recorde. Fizemos o esforço por saber que as assembleias são o momento máximo de participação dos associados na cooperativa”, afirmou Alessandro.

Ainda segundo Alessandro, foi decidido que as sobras de R$ 2,6 milhões serão divididas entre os associados.

Cocresul aprova relatório de balanço durante Assembleia Geral

Os associados do Sicoob Cocresul aprovaram por unanimidade o balanço referente ao ano de 2017 durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 19 de abril. Conforme relatório de gestão apresentado, os números foram positivos e a cooperativa tem muito o que comemorar.

As operações de crédito atingiram R$ 4,93 milhões. Os ativos totais alcançaram a quantia de R$ 12,24 milhões e os depósitos totais chegaram a R$ 10,68 milhões. Wanderley Ben Hur da Silva, presidente do Sicoob Cocresul, mostrou-se contente com o balanço de 2017. “A satisfação é grande em ver que colocamos nosso Sicoob Cocresul mais uma vez nos trilhos e os resultados apareceram”.

Ainda segundo o relatório, o patrimônio líquido do Sicoob Cocresul é de R$ 1,38 milhão. Os recursos totais durante 2017 atingiram R$ 12,15 milhões e as sobras foram estimadas em R$ 14,27 mil. O resultado foi destinado para para quitação de pequenas dívidas.

Os números significam crescimento de 67% em operação de crédito, 134% em ativos totais, 261% em depósitos totais, 25% em patrimônio líquido, 147% em sobras e 196% em recursos totais.

Ben Hur seguiu salientando o caráter de ajuda mútua do Sicoob durante a Assembleia. “As cooperativas são gestões democráticas, controladas pelos seus membros, que devem participar ativamente nas políticas internas e a AGO é um dos momentos mais importantes dentro deste processo. Momento em que prestamos contas, mas também nos reunimos para pensar no futuro da cooperativa”.

As assembleias são o momento máximo de participação dos associados: transparência, democracia, honestidade e participação são valores do cooperativismo e regem o modo de agir do Sicoob.

O encontro ocorreu na nova agência, recém-inaugurada, na Avenida Mato Grosso, número 3195, no centro de Campo Grande (MS).

Assembleia marca primeiro ano do Sicoob Aliança com crescimento de associados

O Sicoob Aliança realizou em Campo Grande (MS), no dia 5 de abril, a assembleia para apresentação do relatório de balanço referente ao ano de 2017. Para a singular recém-criada, o encontro marcou a oportunidade de ajustar estratégias visando um crescimento ainda maior em 2018.

Omar Pedro de Andrade, presidente da singular, esteve presente na assembleia. “Nossa cooperativa vem num processo de crescimento de associados e com um ano mais que triplicamos, saindo dos 60 sócios-fundadores para fechar 2017 com 180 associados e já em fevereiro deste ano passado dos 200”, comentou.

A prestação de contas foi aprovada sem questionamentos por parte dos cooperados presentes. “Se uma cooperativa é o resultado da união de forças e sua capacidade de apoio aos cooperados é proporcional a seu crescimento, podemos dizer que estamos no caminho certo”, falou Henrique Soares, gerente da agência do Sicoob Aliança.

Os ativos totais da empresa fecharam o ciclo de 2017 valorados em mais de R$ 3,6 milhões. E os depósitos totais finalizaram o ano em R$ 2,9 milhões. Todas as deliberações foram aprovadas de forma unânime. É importante ressaltar que os associados puderam participar de um momento histórico da cooperativa, que foi a primeira AGO desde a fundação do Sicoob Aliança, que teve início em 2016.

Além de conhecer e fiscalizar os números, os associados presentes puderam ainda deliberar sobre o estabelecimento da fórmula de cálculo a ser aplicada no rateio, eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Cooperativa, honorários e gratificações dos membros do Conselho.

Sicoob Central MT/MS realiza palestras sobre educação financeira

O Sicoob Central MT/MS iniciou nessa quarta-feira (16) uma série de palestras voltadas aos funcionários das singulares como parte da Semana Nacional de Educação Financeira, que está dentro da programação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), coordenada pelo Banco Central do Brasil.

O objetivo da ação, conduzida pelo assessor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Sicoob Central MT/MS, Fabio Cesar Lima, é torná-los multiplicadores junto aos cooperados da cultura do consumo consciente e do planejamento. São posturas que estão em sintonia com o cooperativismo de crédito, cujo objetivo é unir desenvolvimento econômico e inclusão social, promovendo a chamada “justiça financeira”.

A primeira palestra, cujo título é “Dicas para Melhorar a Sua Vida Financeira “, foi direcionada aos funcionários do Sicoob União na cidade de Campo Novo do Parecis. O evento ocorre nesta quarta-feira (16), às 19h, na Associação Comercial da cidade (Rua Rio Branco nº. 744, bairro Nossa Senhora Aparecida), entidade parceira da ação na cidade do Médio Norte mato-grossense.

Fabio Cesar explica o papel do evento. “São dicas para melhorar a vida financeira de nossos parceiros. Conhecer os vilões, os inimigos do futuro. Nós focamos em pontos como consumismo e independência financeira. De maneira geral achamos que guardar dinheiro, deixando de comprar no ‘agora’, é uma coisa ruim, capaz de gerar perda. Mas não é verdade. E queremos mostrar isto para nossos colaborares”.

Na quinta-feira (17), será a vez dos funcionários do Sicoob Primavera, com palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. E para fechar a programação, no dia 18, o local será o Sicoob Central MT/MS, em Cuiabá (MT).

Segundo Fabio, todos precisam ter domínio sobre sua realidade financeira. “Precisamos colocar o dinheiro para trabalhar, planejando e acompanhando nosso orçamento. Sabendo de onde vem e para onde vai nosso dinheiro podemos planejar para que ele sobre no fim do mês. Este pensamento deve nos acompanhar até que seja suficiente para proporcionar uma independência financeira”, finaliza Fabio Cesar.

Sicoob propõe semana de educação financeira e dá dicas aos cooperados

Informação divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no mês de fevereiro de 2018 revela que o salário mínimo ideal deveria ser de R$ 3.752,65, quase 4 vezes o valor em vigor. O cenário conturbado para a maioria dos brasileiros força a ocorrência de uma educação financeira. Ter consciência de como gastar e investir no presente é essencial. Refletir sobre o assunto é o que o Sicoob Central MT/MS propõe nesta semana.

De 14 a 20 de maio ocorre a Semana Nacional de Educação Financeira, que está dentro da programação da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), coordenada pelo Banco Central do Brasil, criada em 2010 para ser uma política de Estado de caráter permanente que conta com a mobilização de diferentes setores da sociedade brasileira. O Sicoob, preocupado com o bem-estar de seus cooperados, aderiu à iniciativa.

Aifa Naomi, presidente do Sicoob Central MT/MS, explica sobre a semana, período que considera de grande importância por representar o combate ao endividamento. “As ações visam diminuir uma ocorrência que já ganhou status de epidemia no país. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, em abril deste ano mais de 60% das famílias estavam endividadas”, afirmou a presidente, embasada em pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O Sicoob é uma instituição capaz de falar com propriedade sobre educação financeira. Na base das cooperativas estão ordenamentos de adesão voluntária, gestão democrática, princípios de autonomia e independência para ajuda mútua.

Ainda segundo Aifa, o Sicoob também tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

“O cooperativismo é uma filosofia sustentável que tem o objetivo de unir desenvolvimento econômico e inclusão social. Como não tem fins lucrativos, as cooperativas oferecem aos seus associados melhores condições de crédito, encargos menores e rendimentos mais vantajosos nas aplicações”, esclareceu.

Confira algumas dicas do Sicoob de educação financeira:

Consumo consciente

O consumo deve ser equilibrado e alinhado ao padrão de vida, ir além de suas condições pode lhe deixar endividado. É preciso não se deixar cair nas armadilhas, ler com criticidade a informação recebida e muitas vezes até fazer cálculos e negociações em situações de parcelamento.

Planejamento financeiro

Com a vida financeira na ponta do lápis você traça melhor a conquista de seus objetivos. O planejamento financeiro é um pilar essencial da Educação Financeira, pois é a base para decisões que envolvem estratégias de consumo, poupança, investimento e proteção contra riscos.

Cuidado com o crédito

O crédito é uma fonte adicional de recursos que não são seus, mas obtidos de terceiros (bancos, financeiras, cooperativas de crédito e outros), que possibilita a antecipação do consumo para a aquisição de bens ou contratação de serviços. É muito importante para sua vida financeira saber escolher a modalidade de crédito mais adequada para cada situação.

Reservas financeiras

Muitas pessoas acabam enfrentando problemas financeiros por não seguirem uma ideia simples: fazer uma reserva financeira (ou fundo de emergência). A reserva impede, por exemplo, a necessidade de recorrer ao crédito como fonte adicional de renda.

Investimentos

Empresas e o governo investem principalmente no aumento de sua capacidade de produzir bens e serviços. As famílias fazem isso, por exemplo, quando investem na educação dos seus membros. Normalmente, também dirigem sua renda não consumida a aplicações financeiras, remuneradas por taxas de juros e voltadas ao aumento de sua renda futura.

Sipag investe em tecnologia para atender adeptos da “moeda de plástico”

13/04/2018

Consultoria realizada pela empresa Boanerges & Cia, especializada em varejo financeiro, revela que até o ano de 2020 as transações utilizando cartões de débito e crédito superarão o dinheiro. O futuro próximo acaba forçando o desenvolvimento tecnológico e a concepção de condições vantajosas para quem prefere a “moeda de plástico”.

Ciente das necessidades de quem precisa atender aos consumidores, o Sicoob oferece a Sipag, máquina de cartão que permite realizar vendas aceitando pagamentos por meio de cartões de débito e crédito de qualquer emissor (das bandeiras Mastercard, Cabal, Visa, Sorocred, Elo, American Express).

Além de atender todas as bandeiras, o Sicoob se preocupa em prestar o serviço sem aquelas conhecidas “travadinhas” que atrapalham na hora da venda. Os associados têm à disposição várias opções de tecnologia. A Sipag sem Fio (POS Wireless Outdoor - POO) é ideal para quem procura mobilidade para chegar até seu cliente, como restaurantes com equipe de garçons, lojas com vendedores e microempresários. Sua conexão é feita por meio de chip das principais operadoras de telefonia, sem a necessidade de linha telefônica.

Frederico Antônio Teodoro Lampier, proprietário do Arena Gourmet e Arena Pub, faz parte da gama de associados satisfeitos. “A máquina é boa, bem rápida. Não temos problema e é muito fácil de ser manipulada, inclusive para antecipar crédito. Sou muito satisfeito, tanto é que temos 12 unidades nas empresas”, afirmou.

Ainda sobre as tecnologias disponíveis, a Sipag com Fio (Point of Sale - POS), por exemplo, é indicada para estabelecimentos fora da área de cobertura das operadoras de celular e que efetuam as suas vendas exclusivamente no balcão.

Já a Sipag TEF (PinPad) é a solução para associados que utilizem sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, utilizando os principais integradores de TEF do mercado brasileiro. Em todos os casos o valor é creditado diretamente na conta corrente do associado na cooperativa, de forma ágil e segura.

Rosivete Metelo, diretora financeira da MR3 Mineração, aprova o serviço prestado. “Desde que começamos a usar é simples de operar. Aceita todos os cartões e a plataforma que utilizamos na internet para consulta é intuitiva, rápida e fácil de operar. É muito simples antecipar os recebíveis. Temos nove máquinas que circulam nos caminhões da empresa e são manuseadas pelos motoristas. Melhorou nossas vendas e o atendimento aos clientes”.

Além da tecnologia

A maquininha Sipag possui condições mais vantajosas. O associado também tem controle total dos recebíveis de qualquer lugar, por meio de extratos on-line. Além disso, é possível vender a prazo e receber à vista, com as melhores taxas.

A Sipag pode ser adquirida de forma simples, sem a necessidade de aprovação de crédito e sem a incidência de IOF. O valor líquido das vendas realizadas utilizando a maquininha do Sicoob é creditado diretamente na conta corrente do associado na cooperativa.

Sicoob União inova em feira e oferece crédito para equipamentos de energia solar

10/04/2018

O Sicoob União está presente na 11ª Parecis SuperAgro, feira que vai até o dia 14 de abril em Campo Novo do Parecis (390 Km de Cuiabá). O objetivo é aproveitar a oportunidade – uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil - e realizar negócios, atendendo antigos e novos cooperados.

Entre os produtos financeiros expostos, a cooperativa oferecerá linhas de crédito para a aquisição de equipamentos de energia fotovoltaica (energia solar). As fontes fotovoltaicas são as que mais crescem no mundo. Além de ser a mais “limpa”, a energia solar pode diminuir em quase 100% o saldo das faturas ao final do mês.

José Augusto Manzano Indalécio, diretor executivo do Sicoob União, está ansioso para o evento. A ação é considerada inovadora. “É o primeiro ano que participamos da Feira, estamos felizes em levar o nome do Sicoob e ter a oportunidade de apresentar a nossa cooperativa para um número maior de pessoas, numa feira de grandeza e porte que é a Parecis SuperAgro. Vamos para a feira para fazer bons negócios e apoiar o produtor rural em suas demandas”, afirma o diretor.

Além de créditos para fontes de energia, o Sicoob União atenderá os produtores rurais em várias frentes: aquisição de camionetes; colheitadeiras; tratores; implementos agrícolas; projetos de irrigação; aquisição de insumos (adubo, sementes, fertilizantes).

José Augusto destaca as taxas favoráveis como exemplo, a aquisição de camionete. “Teremos prazo de 2 anos para pagamento e as parcelas poderão ser mensais, trimestrais ou semestrais. Teremos também o consórcio que permite aquisição de veículos e implementos agrícolas com taxa de administração no período de 8% e ainda ofertamos o consórcio imobiliário que tem taxa de administração de 9,50%”, explica.

As taxas oferecidas pelo Sicoob no período da feira estão bem abaixo do mercado. Para se ter uma ideia, a média das taxas de administração do consórcio imobiliário é entre 16% e 20%.

As linhas destinam-se a produtores rurais de pequeno a grande porte, mas todas as pessoas físicas e empresas podem adquirir os créditos junto ao Sicoob.

 

Sicoob Cerrado MT realiza primeira assembleia geral ordinária

O Sicoob Cerrado MT realizou sua assembleia geral ordinária (AGO) relativo ao exercício de 2017, no dia 18 de março, no Caiçara Tênis Clube, em Rondonópolis (MT), com grande participação dos associados. A primeira AGO depois da união do Sicoob Araguaia e do Sicoob Sul, aprovada em outubro de 2017, contou com a participação do diretor executivo do Sicoob Central MT/MS, Clademir Salmória, e do presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

De acordo com a diretora executiva do Sicoob Cerrado MT, Sirley Enéas de Morais Rinaldi, os associados presentes aprovaram a prestação de contas relativa ao exercício de 2017 e também definiram a destinação do resultado apurado no período, que foi de R$ 607 mil de sobras a disposição na AGO. Ela informa que a assembleia decidiu pela destinação das sobras para a reserva legal da Singular, que são recursos destinados a reparar possíveis perdas e atender ao desenvolvimento das atividades de uma cooperativa.

São recursos que servirão para fortalecer ainda mais o Sicoob Cerrado MT, que experimentou um grande crescimento em 2017. Hoje são 6,6 mil associados e ativos totais na ordem de R$ 82,8 milhões.

Também estiveram em pauta deliberações em relação à autorização para utilização do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES); fixação do orçamento anual para 2018 (honorários, gratificação natalina, auxílio alimentação, licença remunerada, plano de saúde e seguro de vida) para a Diretoria Executiva e o valor dos honorários do presidente do Conselho de Administração e Cédulas de Presença dos membros do Conselho de Administração e Fiscal.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Sicoob cria reuniões para democratizar ainda mais participação de associados

Visando democratizar ainda mais a participação dos associados, o sistema Sicoob irá instituir reuniões de demonstração dos resultados no calendário que antecederão às Assembleias Gerais Ordinárias de balanço. A expectativa é universalizar temas para debates do encontro principal e colher apontamentos destinados a discussões futuras.

O princípio da solidariedade empregado nas cooperativas é possível justamente pela participação de todos. Cada associado é dono e tem poder de decisão sobre os resultados. Ciente das dificuldades para participação de alguns filiados nos encontros gerais, o Sicoob realizará essas reuniões nas cidades em que possui agências. A exemplo do que farão as singulares União e Dourados.

No caso do Sicoob União, elas ocorrerão em Campo Grande (MS), no dia 4 de abril e em Campo Novo do Parecis (MT), no dia 11 de abril. Já Sicoob Dourados fará na cidade de Maracaju (MS), no dia 3 abril.

Assembleias Gerais

Além das reuniões, os eventos de assembleias gerais são obrigatórios por estatuto e representam a oportunidade para membros participarem da criação de estratégias que nortearão as cooperativas.

Na ocasião, os seguintes assuntos são tratados: demonstração dos resultados; balanços elaborados no primeiro e no segundo semestres do exercício social anterior; parecer da auditoria externa e do conselho fiscal sobre as demonstrações financeiras do exercício findo.

Os associados presentes poderão deliberar sobre: a destinação das sobras apuradas; estabelecimento da fórmula de cálculo a ser aplicada na distribuição de sobras, eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Cooperativa; honorários dos membros dos Conselhos e Diretoria.

 

Central MT/MS aprova contas de 2017 e elege novo Conselho de Administração

O Sicoob Central MT/MS realizou Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária nesta sexta-feira (23 de março), em que foram deliberadas a aprovação da prestação de contas do exercício de 2017, a destinação das sobras apuradas no período e a eleição dos membros do Conselho de Administração para o quadriênio 2018/2022.

A AGO/AGE foi aberta pela presidente Aifa Naomi, que a definiu como a mais importante no novo ciclo experimentado pela Central MT/MS e ressaltou o desempenho satisfatório mesmo diante de um quadro econômico difícil no ano passado. Segundo ela, 2018 chega com desafios ousados no entanto mensuráveis, e destacou a importância de um cuidado especial com os funcionários nas singulares, que estão na ponta e terão papel primordial na conquista dos resultados esperados.

O diretor executivo, Clademir Salmória, fez a apresentação dos números gerais do Sistema Sicoob a nível nacional e da Central MT/MS, mostrando uma evolução considerável em relação a 2016. Em seguida, o diretor administrativo e financeiro do Sicoob Central MT/MS, Emílio Junior de Souza, apresentou as demonstrações financeiras e contábeis, que foram aprovadas pelo Conselho. Também foi deliberado pelo órgão máximo do Sicoob Central MT/MS que as sobras de 2017 fossem destinadas em 100% para o Capital Social.

Eleição

Os presentes elegeram, por aclamação, os membros do Conselho de Administração para o quadriênio 2018/2022, com a seguinte composição:

Aifa Naomi Uehara de Paula - presidente (Sicoob União Pantaneiro)

Maurício Lucio Nantes – vice-presidente (Sicoob Integração)

Ubirajara Gheller (Sicoob Primavera MT)

Wanderley Ben Hur (Sicoob Cocresul)

Naiara Reis Machado (Sicoob Cerrado MT)

Salim Raidan Neto (Sicoob Dourados)

Norival do Rosário de Campos Curado (Sicoob Norte MT)

Omar Pedro de Andrade Aukar (Sicoob Aliança MS)

Outras deliberações

Em regime de AGE os presentes deliberaram quanto à Reforma Estatutária, aprovaram o Regulamento Eleitoral e Regulamento das Atividades de Auditoria Interna, bem como as Políticas Institucional de Sucessão de Administradores, de Controles Internos e Conformidade.

Sicoob Central MT/MS finaliza campanha “Indicou, ganhou” e entrega prêmios a associados

16/03/2018

“Precisamos agradecer nossos cooperados”. Foi com esse sentimento que o Sicoob Central finalizou a campanha “Indicou, ganhou”, premiando filiados que indicaram novas pessoas para a cooperativa. O evento ocorreu na noite de quarta-feira (7).

Foram 27 recompensas distribuídas: televisões, tablets e cafeteiras. O agradecimento, liderado pela presidente Aifa Naomi Uehara, destacou o trabalho diferenciado do sistema. “Queremos prestar um serviço financeiro valorizando a necessidade dos associados. Esses prêmios são a forma de agradecer quem acredita no nosso trabalho e indica pessoas. Nossa ‘propaganda’ é o investimento no associado”, afirmou Aifa.

O regulamento da campanha previa que seis indicações efetivadas valeriam um tablet. Já 12 indicações corresponderiam a uma cafeteira Dolce Gusto. O total de 20 indicações daria direito a uma Televisão 40 polegadas.

O cooperado Mauro Prado suou a camisa de demonstrou o orgulho que tem da cooperativa. Foram 118 indicações durante o ano de 2017, garantindo 5 televisores e 1 cafeteira. O esforço significou mais que os novos objetos. “Eu acredito nesse modelo de gestão financeira”, afirmou.

“Essas indicações que eu fiz, são todas de empresas. Eu sou empresário. Nesse modelo financeiro, podemos participar ativamente da gestão, nas assembleias. Sou cooperado há 15 anos. Tenho um bom capital investido. Indiquei por realmente acreditar no trabalho do Sicoob”, complementou Mauro Prado.

Para o diretor executivo do Sicoob Central, Clademir Salmória, as indicações foram materializadas em prêmios, mas significam a satisfação pela qualidade do serviço prestado.

“Ninguém, vai indicar para o irmão, amigo, o que não é proveitoso. (...) O principal motivador é provocar esse sentimento de pertencimento no quadro de associados. Quem já é cooperado pode indicar alguém do círculo de convivência, do círculo de amizade. A maneira de retribuir é com esses prêmios. As pessoas indicam aquilo que acreditam, que vivenciam”, finalizou Clademir.

Sicoob Central MT/MS implanta programa de participação nos resultados

14/032018

A melhor celebração é aquela em que todos participam. Essa é a essência do cooperativismo e do Programa de Reconhecimento e Recompensa (PRR) do Sistema Sicoob. Apresentado oficialmente pelo Sicoob Central MT/MS nesta quarta-feira (7), num café da manhã para os colaboradores, recebidos com música, eles chegaram ao auditório já com os recursos relativos à participação nos resultados referentes ao ano de 2017 em suas contas.

“Estamos aqui neste dia comemorativo porque queremos agradecer a todos vocês pelas conquistas que obtivemos no ano de 2017. E foram muitas! Eu nunca me senti tão realizada quanto estou agora aqui com vocês nesse trabalho”, frisou a presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi. Ela contou que as cooperativas dos dois estados foram destaque na premiação da 1ª Campanha Nacional de Vendas (CNV) realizada pelo Bancoob, sendo elogiadas pelos presentes.

“Nunca o Sicoob Central MT/MS esteve tão em evidência de forma positiva como desta vez. O importante não é só isso, é o esforço reconhecido e a maneira como as pessoas nos veem hoje, uma empresa com profissionais competentes, dedicados e focados em atingir as metas. Focados em crescer”, ressaltou. Aifa salientou também a importância do trabalho realizado pelo diretor executivo, Clademir Salmória, e pelo diretor administrativo e financeiro, Emílio de Souza, que capitanearam essa guinada. “Agora o desafio é manter isso. As pessoas esperam que façamos ainda melhor. Contamos com vocês”, finalizou a presidente.

Homenagens

Os executivos foram surpreendidos com uma homenagem em vídeo preparada pelo Sicoob Central MT/MS. “Fiquei muito feliz, estou emocionado. Acima de tudo por ver esse engajamento, esse comprometimento do time MT/MS que muito me orgulha”, declarou Clademir. Segundo ele, é importante que esse esforço da equipe seja recompensado. “Trazer esse reconhecimento para cada uma das pessoas no individual é o que nos faz mais felizes”, acrescentou, referindo-se à implantação do PRR.

“É um momento também de agradecimento pela confiança e oportunidade que a Sra. Aifa, o Sr. Maurício (Nantes) e todo o Conselho da Central nos deram, principalmente à equipe que realmente comprou a ideia e está trabalhando para fortalecer as cooperativas e levar um modelo cada vez mais humano para atender as necessidades e aspirações de nossos associados”, disse Emílio. Segundo ele, a ideia é ser uma solução diferente para a sociedade, ser um mecanismo de transformação. “E hoje o que nós estamos vivenciando é a primeira colheita desse processo de mudança”, enalteceu.

Dia Internacional da Mulher

O Dia 8 de Março também foi comemorado. “Lembrando que amanhã é o Dia Internacional da Mulher, fico muito feliz em ver o público feminino crescendo. Essa participação só tem aumentado e as mulheres têm mostrado que conseguem sim dar conta de todas as jornadas”, declarou Aifa. Cumprimentando-as, o vice-presidente Maurício Nantes externou a alegria de ver destacado no evento de premiação nacional o fato da Central MT/MS ser a única entre as 16 do país a ser comandada por uma mulher. “Isso é uma coisa fantástica. E foi a que mais subiu no palco também para receber prêmios”, lembrou ele.

Custos nas vendas com cartões de crédito e débito são reduzidos com Sipag

15/02/2018

As máquinas de cartão são hoje uma necessidade para qualquer estabelecimento ou mesmo empreendedor individual. Afinal, ninguém quer perder vendas numa economia em que o chamado “dinheiro de plástico” está cada vez mais presente. Com tantas empresas que prestam esse serviço, a dica é buscar aquela que traga mais vantagens e ajude a alavancar os negócios.

O associado do Sicoob tem à disposição a maquininha Sipag, que permite realizar vendas aceitando pagamentos por meio de cartões de débito e crédito de qualquer emissor (das bandeiras Mastercard, Cabal, Visa, Sorocred, Elo, American Express). Há também a possibilidade de oferecer ao cliente parcelamentos em até 12 vezes. Assim, fica muito mais fácil aumentar os negócios de uma forma segura.

Como a maquininha Sipag possui condições mais vantajosas do que as principais alternativas de mercado, é possível reduzir custos com vendas. O associado também tem controle total dos recebíveis de qualquer lugar, por meio de extratos on-line disponibilizados pela Sipag em um portal de serviços exclusivo via internet.

Além disso, com a Sipag o associado pode vender a prazo e receber à vista, com as melhores condições de mercado. Tudo de forma simples, sem a necessidade de aprovação de crédito e sem a incidência de IOF. O valor líquido das vendas realizadas utilizando a maquininha do Sicoob é creditado diretamente na conta corrente do associado na cooperativa.

E tem mais, a cooperativa é comissionada sobre todo o volume de vendas (com cartões de débito e crédito das bandeiras Cabal, Mastercard e Visa) realizadas pelo associado utilizando a Sipag. Isto quer dizer que o uso da maquininha Sipag fortalece a cooperativa, que passa a contar com novas fontes de receita e aumenta a possibilidade de participação no resultado.

Tecnologia

Os associados têm à disposição várias opções de tecnologia. A Sipag com Fio (Point of Sale - POS), por exemplo, é indicada para estabelecimentos fora da área de cobertura das operadoras de celular e que efetuam as suas vendas exclusivamente no balcão, como bancas de jornal, lanchonetes e pequenos comerciantes. Para isto, utiliza-se a linha telefônica fixa.        

A Sipag sem Fio (POS Wireless Outdoor - POO) é ideal para quem procura mobilidade para chegar até seu cliente, como restaurantes com equipe de garçons, lojas com vendedores e microempresários. Sua conexão é feita por meio de chip das principais operadoras de telefonia, sem a necessidade de linha telefônica.

Já a Sipag TEF (PinPad) é a solução para associados que utilizem sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, utilizando os principais integradores de TEF do mercado brasileiro. Em todos os casos o valor é creditado diretamente na conta corrente do associado na cooperativa, de forma ágil e segura.

Sicoob passa a ser a quinta maior rede de atendimento do país

15/02/2018

Cooperativa também registrou marca histórica de 4 milhões de cooperados

O Sicoob passou a ser a quinta maior rede de atendimento no Brasil, com 2.697 agências. Enquanto as instituições financeiras tradicionais fecharam mais 1.400 agências, o Sistema expandiu 5,7% em 2017 comparado com o ano anterior.

Em 2017, o Sicoob inaugurou 165 agências em mais de 140 municípios brasileiros. Destes, metade não possuíam agências do Sicoob. Nos últimos cinco anos o crescimento da rede de atendimento foi de 29%. Além disso, o Sicoob é a única instituição financeira em cerca de 200 municípios brasileiros.

Aliado a capilaridade do Sistema, o Sicoob também cresceu em número de cooperados, alcançando a marca histórica de 4 milhões. No último exercício, a evolução foi de 12,8% em relação ao ano de 2016, o que representa aumento de 456 mil cooperados.

O crescimento do número de cooperados pode ser atribuído a expansão da rede de atendimento, a maior difusão do cooperativismo no Brasil, e pela busca das pessoas por serviços financeiros mais justos, com juros mais baixos, investimentos mais rentáveis e atendimento humanizado. Além disso, o Sicoob conta com um portfólio completo de produtos e serviços no universo digital que facilitam a vida dos cooperados.

A expansão no número de cooperados foi expressiva em todas as regiões do país com destaque para as regiões Sudeste e Sul, que juntas somaram mais de 380 mil cooperados, equivalente a 84,2% do crescimento total.

A evolução no número de cooperados Pessoa Física foi de 10,6%. Já os cooperados Pessoa Jurídica tiveram um incremento ainda mais expressivo (26,4%).

Sicoob em Várzea Grande está em novo endereço

08/02/2018

A agência do Sicoob em Várzea Grande está em novo endereço. Na noite desta terça-feira (07/02), com a presença de associados, da diretoria da cooperativa e autoridades do município foi inaugurada a nova sede mais confortável e com novos serviços que, em breve, serão oferecidos aos servidores municipais.

“Nos últimos sete meses, o Sicoob Integração inaugurou duas novas agências em Mato Grosso e investiu em novas sedes para outras três agências: duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande”, destacou o presidente do Sicoob Integração Maurício Nantes. E nos próximos 10 dias, uma nova agência será reinaugurada no Centro de Cuiabá, na rua Barrão de Melgaço.

Liderando a equipe de colaboradores, a gerente Maria Angélica Campos de Oliveira afirma que o endereço antigo já não comportava o movimento de associados da agência que conquistou nos últimos três anos os melhores resultados líquidos do Sicoob e foi premiada em 1º lugar como melhor agência em resultados gerais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e está entre as 50 melhores do Sicoob no Brasil em performance de cartões de crédito. “Os números apresentados por esta agência são resultados de um trabalho de excelência desenvolvido por toda equipe”, analisa a gerente.

O Sicoob receberá uma aplicação de R$ 3 milhões da Prefeitura de Várzea Grande e mais R$ 3 milhões do Instituto de Previdência do Município. O anúncio foi feito pela prefeita Lucimar Sacre de Campos. “A cidade precisa de parcerias como a que o Sicoob representa para os cidadãos e para o desenvolvimento de Várzea Grande”.

Crédito consignado - Na solenidade de inauguração também foi assinado o protocolo de intenções para que o Sicoob ofereça, no prazo de até 60 dias, empréstimo consignado aos servidores ativos e inativos da prefeitura com taxas exclusiva do sistema financeiro da cooperativa que é mais baixo que as dos bancos tradicionais.

Cooperativas oferecem taxas de juros mais baixas no Cheque Especial


29/01/2018

Juntamente com as taxas cobradas no rotativo dos cartões de crédito, os juros do cheque especial estão entre os maiores do mercado e podem se tornar uma grande dor de cabeça para os clientes que precisam utilizar esse tipo de empréstimo. Uma boa alternativa, neste caso, é buscar instituições financeiras que pratiquem juros menores, como no caso das cooperativas de crédito.  

As cooperativas financeiras, na verdade, já vêm fazendo há bastante tempo o que os bancos decidiram fazer recentemente, pressionados pelo Governo Federal. Há uma grande preocupação com o aumento do endividamento da população e o Cheque Especial foi identificado como um dos grandes vilões, ao lado do rotativo dos cartões de crédito.

Para se ter uma ideia da grande diferença entre os bancos convencionais e as cooperativas, é só fazer uma comparação simples. Para pessoa física, a taxa média no Sicoob em novembro de 2017 foi de 6,7% a.m. e 117,7% a.a., enquanto que no Sistema Financeiro Nacional ficou em 12,8% a.m. e 323,7% a.a. Quer dizer, os bancos cobram o dobro do valor em relação às cooperativas do Sistema Sicoob.

Os juros para pessoa jurídica ofertados pelo Sicoob equivalem a um terço do valor cobrado pelo SFN, registrando 4,5% a.m. e 68,6 a.a. nas cooperativas do Sistema enquanto que no SFN a taxa cobrada foi de 13,1% a.m. e 339,9% a.a.

A prática de taxas inferiores sempre foi um dos diferencias das cooperativas financeiras. “As cooperativas se destacam ainda mais no atual cenário econômico com taxas que podem atingir até a metade do valor cobrado pelos bancos no cheque especial. Cabe ressaltar que o setor oferece ainda uma ampla linha de crédito com taxas mais baratas como alternativa para utilização do uso de cheque especial”, destaca Henrique Castilhano Vilares, presidente do Sicoob.

A oferta de taxas de juros mais baixas nas instituições financeiras cooperativas contribui diariamente para o trabalho do Banco Central do Brasil na Agenda BC+ que tem como objetivo revisar questões estruturais do BC e do Sistema Financeiro Nacional, gerando benefícios sustentáveis para a sociedade brasileira.

Movimento Sicoob União apresenta metas da cooperativa para 2018

24/01/2018

O Sicoob União deu o pontapé inicial para os trabalhos de 2018 com um dia inteiro de planejamento estratégico, no dia 20 de janeiro. Chamado Movimento Sicoob União, o evento contou com apresentação dos números de 2017 e dos desafios para 2018, lançamento de produtos e da campanha Bola na Rede, shows musicais e palestra motivacional com Marcos Pulga, além de mudanças na estrutura de trabalho.

A abertura, feita pelo diretor executivo do Sicoob União, José Augusto Manzano Indalécio, foi marcada por uma rápida retrospectiva dos números de 2017. Segundo ele, houve um crescimento exponencial da cooperativa em vários quesitos, como número de associados, recursos administrados, carteira de crédito, receitas de produtos e serviços e poupança.

Em seguida, o diretor apresentou os desafios para 2018, que se mostram ainda maiores em vista dos resultados do exercício anterior. “As metas propostas são bem ousadas, porém factíveis dentro de uma realidade que nós preparamos em 2017, tanto na parte de estrutura física das agências, como de estrutura funcional, com foco também na formação dos funcionários”, exemplifica. Houve, inclusive, uma evolução no quadro de pessoal na ordem de 40%, passando de 90 para 126.

José Augusto salienta que o mote do planejamento para 2018 é “Pessoas capacitadas e engajadas gerando resultado”, ou seja, prontas para trabalhar no sentido de fazer o Sicoob União continuar crescendo em recursos e associados. Segundo ele, também foi apresentada a nova estrutura de trabalho direto nas agências. Além do diretor executivo, dois superintendentes acompanharão os trabalhos nas agências: Márcio Colman e Rosane Herculino. Na área de Marketing, a novidade é a chegada de Luís Guilherme Mendes, que trabalhará a comunicação interna e externa da cooperativa.

Houve também um momento em que os gestores e gerentes das agências apresentaram seus planos de ação para 2018. O diretor executivo considera essa interação bastante interessante porque as ideias são compartilhadas e, como o planejamento não é estático, fechado, elas podem ser adotadas por diferentes equipes.

Novos produtos - Em outro momento foram feitos os lançamentos de produtos de seguradoras. O gerente comercial da Mapfre, Lucas Feliciano, apresentou um seguro que passará a ser comercializado pelo Sicoob União, acoplado no financiamento de veículos. Além de custos menores, ele tem uma cobertura que se estende por todo o prazo de financiamento do bem. “É um produto inovador, que poucas cooperativas no Brasil têm, nós vamos ser pilotos”, enaltece.

A Icatu Seguros, por meio do superintendente regional Leandro Missio, lançou dois novos produtos. Um deles para investimento em VGBL, que é o plano de previdência com foco em investimento. Seu diferencial é apresentar uma grande variedade de possibilidades que se encaixam nos mais diferentes perfis de investidores, dos mais conservadores aos mais agressivos. O Sicoob União também será piloto em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na comercialização do Sicoob Realiza, um título de capitalização com diferenciais de mercado, criado para atender especificamente o público do Sicoob.

Atrações musicais – Um momento de descontração serviu para dar uma relaxada no público para a continuação dos trabalhos. Foram apresentações musicais dos cantores Yuri Maizon, que participou do The Voice Brasil, e de Augusto Michel, que participa The Voice Kids. “Foram 124 pessoas participando e houve uma interação muito boa do pessoal nesse momento”, lembra José Augusto.

Etapa final - Após os shows, o diretor administrativo e financeiro do Sicoob Central MT/MS, Emilio Junior de Souza, falou sobre Gestão da Carteira de Crédito, mais especificamente algumas mudanças implementadas para cumprimento de determinações e normas do Banco Central. Depois o diretor executivo da Central, Clademir Salmória, fez o lançamento da campanha Bola Na Rede para o ano de 2018, que é uma referência à Copa do Mundo da Rússia. Ele explicou a sistemática da campanha e os desafios que o Sicoob União terá para se destacar este ano e motivou todo time em participar ativamente da campanha.

O Movimento Sicoob União foi finalizado com uma palestra magna com Marcos Pulga, que baseou sua apresentação no tópico “Excelência no atendimento e relacionamento com o associado”. “Ele usou muitos exemplos práticos, uma palestra muito dinâmica, descontraída, que o pessoal adorou. Depois tivemos um coquetel de encerramento”, destaca José Augusto.

Sicoob Primavera discute planejamento para 2018

22/01/2018

O cenário para a economia brasileira em 2018 é de retomada do crescimento, com inflação controlada e juros em patamares historicamente baixos mesmo com a incerteza gerada pela eleição presidencial. E é analisando este momento que os colaboradores do Sicoob Primavera se reuniram para realizar o planejamento estratégico deste ano.

Um dos grandes marcos para a cooperativa este ano, conta o presidente da cooperativa, Ubirajara José Gheller, será a mudança da sede da agência de Primavera do Leste para a região Central. Além de uma localização estratégica, o prédio tem uma estrutura moderna que dá mais visibilidade e irá garantir mais conforto e um atendimento de qualidade aos associados. A expectativa é de que a nova sede seja inaugurada em julho.

Gheller também está otimista com o cenário para 2018 e a reunião foi produtiva ao traçar estratégias para o cumprimento das metas colocadas pelo sistema. A ideia é trabalhar para ampliar o número de associados e para a venda dos produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob.

A capacitação dos colaboradores é outro ponto fundamental na avaliação do presidente da cooperativa. “Esta [a capacitação] é uma política que já vem sendo realizada em 2017 e agora estamos colhendo os frutos”, comentou.

O Sicoob Primavera conta atualmente com duas agências, uma no município de Primavera do Leste e outra em Campo Verde.

Sicoob tem linha de crédito para ajudar na compra de material escolar

22/01/2018

O início das aulas está chegando e o dinheiro acabou? A solução pode estar num financiamento para educação

Início de ano é, via de regra, um período em que as pessoas têm que fazer uma matemática daquelas para conseguir pagar todas as contas. Isso porque as festas de fim de ano e as férias acabam consumindo boa parte do orçamento e uma série de despesas grandes começa a vencer, como IPTU e IPVA. Para piorar, tem ainda os gastos com matrícula, material e uniforme escolares.

Muita gente acaba optando por lançar mão do cartão de crédito ou fazer um crediário para poder contornar o tradicional aperto das contas do período, ou mesmo apelando para o cheque especial, na verdade passando a despesa para frente. No entanto, existem outras possibilidades que podem ser mais vantajosas, pois essas modalidades costumam cobrar taxas de juros bem altas de quem não consegue saldar as dívidas até o vencimento.

O Sicoob, por exemplo, apresenta uma linha de crédito pessoal específica para educação, com taxas atrativas e atendimento personalizado. Com dinheiro na mão é possível, por exemplo, pechinchar e conseguir descontos para pagamentos à vista. Vale lembrar que uma lei sancionada pelo Governo Federal em 2017 permite ao setor de comércio a redução dos preços ao consumidor já que não haverá custos administrativos próprios dos pagamentos feitos com cartões, boleto ou cheque.

Para investir na carreira

Além da compra de livros e material escolar, o Crédito Pessoal Sicoob Educação pode ser utilizado para várias outras finalidades, como: MBA, pós-graduação, especialização e graduação; cursos de línguas; intercâmbio cultural; participação de seminários e congressos.

A dica, então, é informar-se sobre a disponibilidade destes produtos na sua cooperativa de crédito.

Sicoob dá dicas de como economizar na compra do material escolar

22/01/2018

A compra do material escolar costuma ser uma das grandes dores de cabeça dos pais no início do ano. É mais uma grande despesa do período, marcado pelo vencimento de contas como o IPTU e o IPVA, além da matricula. O Sicoob ajuda a deixar o momento menos traumático e o rombo no orçamento bem menor com uma série de dicas importantes.

1 – Aproveite itens dos anos anteriores

Peça para as crianças recolherem todo o material que sobrou dos anos anteriores. Além de economizar na compra você estará ensinando sobre educação financeira. Você vai ver o quanto poderá economizar em itens como lápis de cor, de cera, apontador, canetas e borrachas. Sempre sobra e é um desperdício não reaproveitá-los.

2 – Compra coletiva no atacado

Muitos pais já recorrem às compras coletivas. Entre em contato com alguns deles e pergunte se desejam participar. Quem não vai querer economizar? Juntos podem conseguir uma boa redução nos gastos.

3 - Compre apenas o necessário

Não vá pelo apelo visual do material escolar. Existem itens irresistíveis, mas que podem ser substituídos por outros mais baratos.

4 – Procure livros em sebo

Existem sebos que vendem livros em perfeito estado. Informe-se sobre isso e poderá fazer uma grande economia.

5 – Compre alguma coisa no período pós-volta às aulas

Deixe para comprar grande parte do material no período em que costumam baixar os preços. Em vez de, por exemplo, comprar as 500 folhas de papel sulfite, compre a metade. Veja com a escola o material que não vai ser utilizado logo no início.

6 – Compre pela internet

É certo que estamos em cima do início das aulas, mas é interessante avaliar essa possibilidade. Dá para economizar em combustível, estacionamento etc. Alguns sites fazem bons descontos nas compras online.

7 – Pechinche

Se você possui reservas, compre à vista e tente um bom desconto com o gerente, pois muitos clientes compram à prestação.

8 – Não leve seu filho

O movimento exagerado nessa época nas lojas não é um bom ambiente para crianças, além de que elas sempre acabam convencendo os pais a comprarem materiais mais caros.

9 – Planeje antes

Antes de sair de casa planeje e faça uma lista das lojas que pretende visitar. Busque por lojas em bairros mais simples, onde os preços são menores. Procure ir a pelo menos três lojas próximas umas das outras, pois elas geralmente tendem a baixar os preços por causa da concorrência.

10 – Não compre em um lugar só

Se o seu objetivo é economizar, procure pesquisar os preços. Existem grandes diferenças de preços em itens iguais. Você certamente fará uma boa economia se pesquisar.

Consignado é vantagem para quem precisa de crédito no começo do ano

09/01/2018

Janeiro é aquele mês em que as contas se acumulam, seja com a rematrícula dos filhos, materiais escolares ou ainda com o vencimento de impostos como IPTU e IPVA no primeiro quadrimestre do ano.

Mesmo com o décimo terceiro em dezembro, nem sempre é possível pagar tudo e uma solução prática e vantajosa é fazer um crédito consignado. E sabe por quê? A assessora de crédito e captação do Sicoob Central MT/MS, Ludmilla Vieira Parra, explica que as taxas do consignado são mais atrativas, isto porque o desconto é feito direto em folha e há uma garantia maior de recebimento por parte da instituição financeira, o que leva à taxa mais vantajosa. 

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo pessoal destinado aos funcionários públicos federais, estaduais, municipais, empregados de empresas privadas, funcionários e dirigentes das cooperativas de crédito do Sicoob.

Ludmilla aproveita, inclusive, para desmistificar o fato de que apenas servidores têm direito ao consignado. Ela explica que o empresário pode também fazer um convênio com o Sicoob para oferecer este benefício aos colaboradores e o dono da empresa não fica responsável pelo valor das parcelas, em caso de desligamento do funcionário.

“Este é um benefício a mais que a empresa pode oferecer ao colaborador, assim como plano de saúde e seguros”, explica. Os consignados do Sicoob possuem as melhores taxas e prazos para os que aderem a esta modalidade de crédito e isto pode ser conferido em tabelas comparativas, porém, é bom saber também que as taxas são definidas de acordo com o contrato e têm variações”, explica a assessora de crédito do Sicoob.

Outra vantagem é que não precisa necessariamente ser associado para ter o cadastro aceito pelo Sicoob, que pertence ao maior sistema de cooperativas financeiras do país. A assessora de crédito do Sicoob explica também que não há cobrança da Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) e o limite do empréstimo é personalizado, pois considera uma margem razoável de comprometimento do salário, o que pode auxiliar no equilíbrio do orçamento pessoal do empregado.

As taxas competitivas e a comodidade do pagamento em parcelas mensais, debitadas diretamente na folha de pagamento do funcionário traduzem a simplicidade de se obter um empréstimo consignado no Sicoob”, finaliza Ludmilla.

Agências do Sicoob não abrem na sexta-feira (29 de dezembro)

28/12/2017

As agências do Sicoob, assim como a rede bancária em geral, não abrirão na sexta-feira (29 de dezembro), em função das festas de fim de ano. O atendimento volta ao expediente normal na terça-feira (dia 2 de janeiro). Neste período não haverá atendimento presencial, mas os clientes poderão utilizar os terminais de autoatendimento.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o último dia útil do ano é reservado para os balanços das instituições financeiras. Desta forma, as contas e pagamentos que vencem no período de 29 de dezembro de 2017 a 1º de janeiro de 2018 podem ser pagas sem multa ou correção monetária no dia 2 de janeiro.

Sicoob ocupa 1º lugar em crescimento por receita no país no setor de finanças

26/12/2017

Maior sistema de cooperativas financeiras do país, o Sicoob é destaque mais uma vez no ranking do anuário Valor Grandes Grupos, levantamento elaborado pelo jornal Valor Econômico que apresenta a radiografia das principais corporações em atividade no País. Números do terceiro trimestre do ano apresentados pelo Sicoob mostram que a Central MT/MS continua a ter importante participação nos resultados positivos experimentados.

Na edição especial da Valor o Sicoob aparece na 1ª colocação entre os grupos empresariais que mais cresceram por receita no setor de finanças. Além disso, ocupa a 5ª colocação entre as 10 empresas dos setores de comércio, indústria, serviços e finanças que mais cresceram por receita.

A instituição também ocupa outras posições relevantes do ranking: 7º entre os 20 maiores em patrimônio líquido, 7º entre os 20 maiores em lucro líquido, 10º entre os 20 melhores em rentabilidade patrimonial, 12º entre os 20 maiores da área de finanças. O Sistema avançou, ainda, 31 posições no ranking dos 200 maiores grupos empresariais do país alcançando o 55º lugar.

Mato Grosso

Números do Sicoob relativos ao terceiro trimestre de 2017 mostram que a Central MT/MS experimentou crescimento acima da média em comparação com o mesmo período do ano passado no ranking nacional. Em ativos totais a variação foi de 45%, a maior do país. O mesmo em operações de crédito, com 45,2%. Já em depósitos totais, o crescimento foi de 51,1%, o segundo maior do ranking, o mesmo em relação aos depósitos à vista (54,5%) e aos depósitos a prazo (49,6%).

Em termos de patrimônio líquido, a variação positiva foi de 24 pontos percentuais e de 26,1% no capital social. Já em relação ao resultado (sobras), houve um aumento de 176,7%, mais do que o dobro do apurado pelo segundo colocado no ranking do Sistema Sicoob. Houve incremento ainda no número de associados (22%), rede de atendimento (29,4%) e total de funcionários (60,1%).

Para o diretor executivo do Sicoob Central MT/MS, Clademir Salmória, o resultado apresentado pelo anuário Valor Grandes Grupos mostra uma consolidação do momento de expansão do Sicoob no país, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Fortalece a marca enquanto maior instituição financeira cooperativa do país. É também o reconhecimento da sociedade, que acredita no sistema financeiro cooperativista e mostra que o Sicoob tem sido assertivo em suas decisões e estratégias, bem como na definição das diretrizes que norteiam esse crescimento”, analisa.

O Valor Grandes Grupos está em sua 11ª edição e traz organogramas completos com as participações acionárias dos 200 maiores grupos empresariais brasileiros, além de projeções e análises de especialistas sobre os grandes setores.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 3,8 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 475 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).

Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.

A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no Brasil, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Com apoio do Sicoob, 7ª Corrida Saúde Cassems reúne 2.500 pessoas

30/11/2017

Cerca de 2500 pessoas participaram da “7ª Corrida Saúde Cassems” que, pela primeira vez, foi realizada no período noturno com percursos de 5 km e 10 km, além da caminhada com trajeto de 5 km. O evento contou com a participação do ex-jogador de vôlei Marcelo Negrão, que pelo segundo ano consecutivo esteve presente na corrida, e além de dar a largada da prova, também realizou a entrega dos prêmios aos vencedores.

A Corrida Cassems também promove a solidariedade ao doar mais de duas toneladas e meia de alimentos para instituições filantrópicas. O evento foi patrocinado pela Sicoob Cocresul que resolveu associar sua marca à corrida dentro dos princípios do cooperativismo de estimular o lado social, não apenas por conta das doações, mas também pelo incentivo à prática esportiva que gera benefícios à saúde.

“A corrida já é uma referência no esporte regional e colocar a marca do Sicoob Cocresul num evento como este demonstra nossa filosofia de envolvimento com a sociedade e está dentro dos princípios do cooperativismo. Além disso, a Cassems é uma associada do Sicoob e isto torna esta parceria ainda mais positiva, que já está gerando bons frutos”, afirmou Elza Aparecida Jorge, membro do Conselho Administrativo do Sicoob Cocresul.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, mais uma vez a Corrida Cassems cumpriu o seu papel ao apoiar campanhas de prevenção ao câncer. Mais uma vez o evento abraçou as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, ao erguer as bandeiras de luta contra o câncer de mama, de próstata, e contra todos os tipos de câncer que acometem homens e mulheres em todo o mundo.

A diretora também destacou o Desafio Saúde Cassems, programa que ofereceu treinamento aos beneficiários da Caixa dos Servidores.  “A Corrida está bem especial neste ano, porque é a primeira noturna, que para o nosso clima é ótimo, e também porque tem a participação dos beneficiários que fizeram parte do Desafio Saúde. Eles treinaram o ano inteiro, se tornaram atletas e entenderam a importância da prevenção. A Corrida também chama a atenção para o Novembro Azul e o Outubro Rosa, campanhas que incentivam a prevenção e o combate aos principais tipos de canceres que atingem homens e mulheres”, afirma Maria Auxiliadora.

De acordo com o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, a Corrida Saúde Cassems é uma grande festa de prática esportiva, de saúde e de solidariedade.

“Essa é a primeira corrida noturna que nós fazemos e foi uma grande festa. Além da prática esportiva, da prevenção de doenças, nós temos, mais uma vez, a presença do campeão olímpico de voleibol, Marcelo Negrão e temos também a Banda de Ontem. Quem está aqui vai realizar atividade física, ouvir música boa, enfim, uma grande festa do esporte e um momento para celebrar a vida. A Corrida é também uma grande festa da solidariedade, pois arrecadamos aproximadamente duas toneladas e meia de alimentos que serão distribuídas para instituições filantrópicas da nossa cidade”, pontua Ayache.

Sicoob Central MT/MS participa do Fórum de Cidadania Financeira

21/11/2017

A presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, participou nos dias 7 e 8 de novembro, do III Fórum de Cidadania Financeira, realizado em Vitória (ES). O evento, que faz parte do Programa Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil (BCB), visa oferecer educação, proteção e inclusão financeira a todos os cidadãos. A ideia é formar pessoas capazes de gerir bem seus recursos e de se relacionar com o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

O Fórum mostrou que o cooperativismo financeiro vem ganhando cada vez mais importância dentro do sistema financeiro do país. A programação contemplou o lançamento das diretrizes para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), com discussões em relação aos desafios e as formas de superá-los, bem como o planejamento estratégico do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Além de representantes do BCB, participaram das discussões importantes nomes do cooperativismo financeiro como o diretor operacional do Sicoob Confederação, Francisco Silvio Reposse Junior, o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, e o presidente do Conselho de Administração do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), Bento Venturim.

O Sicoob também marcou presença no painel “Iniciativas capixabas para a cidadania financeira”, com a participação do diretor executivo da Central Sicoob Espírito Santo, Nailson Dalla Bernadina.

O Fórum revelou que o Sicoob tem se notabilizado pelo pioneirismo no que diz respeito à inclusão financeira e digital. Em vários momentos estes assuntos foram colocados em discussão. O próprio ministro de Estado presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, em sua fala de abertura, ressaltou a importância do assunto, informando que, segundo o Instituto Brookings, o país ficou em segundo lugar no levantamento que analisa a evolução da inclusão financeira e digital em 26 países em desenvolvimento.

“Como o maior sistema cooperativo financeiro do país, o Sicoob é também a maior prova de que é possível conjugar inclusão financeira e inovação tecnológica. Além de termos em nosso cerne a preocupação em promover o crescimento econômico das comunidades nas quais estamos inseridos, somos pioneiros na criação de ferramentas que tornam mais fácil, prática e consciente a relação entre o associado e sua instituição financeira”, comemora Aifa Naomi.

Campanha de vendas anual tem como tema a Copa do Mundo de Futebol

21/11/2017

Em 2018, as atenções do mundo estarão voltadas para a Rússia, sede da Copa do Mundo de Futebol. Para os brasileiros, especialmente, é um momento aguardado ansiosamente e certamente este será um assunto que dominará a mídia. Para entrar no clima, foi lançado nesta sexta-feira (17/11) o “Bola na Rede Sicoob MT/MS”, com a participação de ninguém menos que o craque Túlio Maravilha.

“Aprendemos muito no dia de hoje. A dedicação de hoje vai ecoar no evento como este que será realizado em 2018”, afirmou Clademir Salmória para apresentar a campanha de vendas para o próximo ano.

Nesta nova campanha de vendas, como seleções em busca do primeiro lugar na maior competição do futebol mundial, cada cooperativa ganhou uma camisa, ou seja, será uma equipe com técnico, equipe de auxiliares e jogadores que serão responsáveis pela disputa. Ganha quem fizer mais gols, quer dizer, tiver melhores resultados nas vendas.

A disputa promete ser acirrada e quem estiver na frente durante a competição terá o direito de ostentar o troféu que, ao final, ficará com o grande campeão.

A proposta de protagonismo coletivo que deve permear toda a campanha foi protagonizada pela equipe que entrou no salão, onde foi realizado o evento, vestida de uniformes de time de futebol chamando a atenção para condutas que devem ser deixadas de lado para dar lugar a atitudes colaborativas.

A proposta da nova campanha foi recebida de forma positiva pelos participantes do evento e já criou um clima saudável de disputa pelos melhores resultados.

“Vamos traçar nossa estratégia para sairmos vitoriosos no ano que vem”, garantiu o diretor executivo do Sicoob Primavera, Leandro Viana da Silva.

“Nesta próxima campanha vocês verão Primavera do Leste no topo dos resultados positivos”, afirmou Ubirajara Gheller, presidente da singular Sicoob Primavera.

“Equipe Sicoob União, vamos faturar essa ou não vamos?”, convocou a equipe Aifa Naomi, que além de presidente do Sicoob Central MT/MS, é presidente da singular Sicoob União.

De Mato Grosso do Sul, o presidente do Sicoob Cocresul, Wanderley Ben Hur da Silva garante que a proposta da campanha foi recebida como uma missão a ser cumprida. “A campanha incorpora várias características do sistema cooperativista e nós buscaremos, por meio do planejamento, superar as metas”.

Sicoob premia os melhores da “Caça ao Tesouro”

21/11/2017

O Movimento Sicoob MT/MS 2016 promoveu uma volta aos tempos medievais para lançar um desafio às cooperativas. A missão era superar as metas estabelecidas para 2017, numa grande “caça ao tesouro”. Cada cooperativa recebeu um baú com os mapas e as instruções para a busca ao tesouro. Nesta sexta-feira (17/11), foram conhecidos os grandes vencedores, num dos momentos mais esperados do evento.

Na premiação das cooperativas, ganhou uma viagem internacional o primeiro colocado que foi o Sicoob Integração. No ranking ainda teve Sicoob Dourados em segundo lugar e o Sicoob Primavera em terceiro.

“Nós vamos chegar em 2020 com a nossa meta cumprida”, afirmou otimista e obstinado Maurício Nantes, presidente do Sicoob Integração, grande premiado da noite.

Já na premiação dos gerentes de agências, aqueles que conduziram suas equipes rumo à glória, os três primeiros que foram destaque levam pacotes de viagem nacionais. Os vencedores Agência Posto Zero – Sicoob Integração (1º), Agência 13 de Junho - Sicoob Integração (2º), Agência Carmindo de Campos - Sicoob Integração (3º).

“É um prazer receber prêmio que é resultado de trabalho e muito esforço, de muita união da equipe que acreditou em mim e nas estratégias. Agradeço o apoio que a gestão dedicou à equipe. Com pouco mais de 700 associados, nós ajustamos os objetivos, traçamos as metas e hoje temos o reconhecimento do trabalho desenvolvido”, afirmou emocionada Maria Angélica, gerente da agência Posto Zero, em Várzea Grande.

Também foi feita a entrega de troféus “Missão Dada é Missão Cumprida” e cheques aos seguintes destaques:

Destaque Evolução:
Sicoob Norte MT
Sicoob Dourados
Sicoob Cerrado MT
Sicoob Cocresul

 

Destaque Nacional Consignado
1º lugar no Grupo S2: Sicoob União

 

Destaque Campanha e Feira Consórcio
Sicoob Dourados
Sicoob Servidor
Sicoob Norte MT
Sicoob Primavera
Sicoob União
Sicoob Integração


Destaque Abertura de Agência
Sicoob União


 

Atleta paraolímpico Fernando Fernandes dá exemplo de superação

21/11/2017

A palestra magna do Movimento Sicoob MT/MS 2017 apresentou um dos maiores exemplos brasileiros de resiliência, o atleta paraolímpico Fernando Fernandes. Com uma carreira vitoriosa como modelo e bastante conhecido no país por sua participação no Big Brother Brasil da Rede Globo, ele sofreu um grave acidente que o deixou paralítico a 15 dias do que ele considerava que seria o ápice na sua carreira de modelo. Ao invés de resignar-se, ele decidiu que seria um vencedor, desta vez, no esporte.

Fernando tem no currículo três títulos de campeão mundial, além de ser bicampeão sul-americano e pan-americano em canoagem paraolímpica. É uma pessoa realizada, que conquistou o sonho de vencer no esporte. O que ele não sabia é que isso viria de maneira inusitada, após sofrer um acidente de carro em 4 de julho de 2009 e ficar paraplégico.

Ele aceitou a condição e começou a treinar quando ainda fazia reabilitação e hoje é destaque mundial na canoagem.

“Se o esporte me trouxe até aqui, é ele que vai me tirar dessa situação”, foi uma das reflexões logo nos primeiros momentos na sua nova condição de vida com a paraplegia. “Foi com o esporte que reencontrei a minha condição de capacidade”.

Cruzar a linha de chegada da corrida de São Silvestre foi o momento mais importante que aconteceu na vida dele. “Foi ali que eu vi que mesmo sentado numa cadeira de rodas eu poderia ser e fazer o que eu quisesse. Reencontrei minha capacidade na vida”, contou.

O próximo passo, segundo ele, é a conquista do primeiro lugar nas Paraolimpíadas. Fernando também tem percorrido os quatro cantos do país levando seu exemplo de luta e de superação para motivar os mais diferentes públicos. E sem perder o bom humor.

“O grande desafio é quebrar o pré-conceito da sociedade que quem está em uma cadeira de rodas, quem tem uma deficiência é incapaz. E três palavras dão o direcionamento para ultrapassar os desafios que temos na vida: planejamento, trabalho e realização”, afirmou Fernando Fernandes.

Emocionada, Francisca Auzeni da Costa, do Sicoob União, disse que a mensagem trazida pelo palestrante serve como lembrete para realizações da vida. “A gente nunca deve abandonar um sonho. Temos que juntar forças e buscar a realização”.

“Todos os dias temos que lembrar dos nossos objetivos e focar no que nos fará bem e que temos gerência para fazer”, refletiu Aifa Naomi, presidente do Sicoob MT/MS. Chegar a cem mil associados e levar o Sicoob à excelência”.

 

Dinâmicas traçam estratégias para garantir crescimento em 2018

17/11/2017

O Movimento Sicoob MT/MS 2017 contará com dinâmicas que estão alinhadas com o tema e os objetivos para 2018: “Pense grande. Faça história - Impactando os Negócios com Estratégias Inteligentes”. A ideia é identificar uma série de fatores que podem ser determinantes do sucesso ou do fracasso e, a partir dessa reflexão, elaborar o planejamento estratégico para 2018.

Serão estabelecidos ações e direcionadores estratégicos para as questões: “Como podemos explorar e utilizar nossos pontos fortes para aproveitar as oportunidades?”; Como podemos enfrentar ou minimizar os efeitos das ameaças utilizando os nossos pontos fortes?”; “Como podemos melhorar ou diminuir os impactos dos pontos fracos para aproveitar as oportunidades?”; e “Como podemos modificar ou melhorar os pontos fracos para impedir ou minimizar de uma ameaças?”.

Para dar início aos trabalhos, sob a coordenação da Alinhar Consultoria Estratégica, os participantes do evento foram divididos em cinco equipes para refletir o contexto atual e futuro que podem impactar nas atividades da cooperativa e, partir disso, estabelecer direcionadores para as áreas de crédito, produtos e serviços, pessoas, administrativo-financeiro e governança.

Sobre crédito, os direcionadores definidos são, entre outros, a divulgação do portifólio e dos diferenciais do cooperativismo. Para produtos e serviços, deve ser intensificado o treinamento para novos colaboradores e a divulgação das vantagens dos planos de previdência.

Para a área de gestão de pessoas, os direcionamentos são no sentido de revisar o plano de carreira e a revisão e padronização dos benefícios. Na área administrativa-financeira, os direcionadores apontam para o investimento em transparência e na padronização de processos.

Os direcionadores serão a base para, posteriormente, a elaboração do planejamento estratégico do Sicoob para 2018.

 

Programação do Movimento Sicoob MT/MS conta com nove palestras

17/11/2017

A programação de palestras do Movimento Sicoob MT/MS 2017 é extensa, com início às 8h e término somente às 17h40. Ao todo, são nove palestras durante o período, que tratarão dos mais diferentes temas, com a participação de representantes do Sistema Sicoob, Bancoob e Mapfre Seguros.

Quem abriu a série é o diretor presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, com o tema “Sicoob - Conectando pessoas, inspirando negócios”. O superintendente operacional do Sicoob Confederação, Angelo Eduardo Glazar Curbani, falou sobre “Relacionamento com os Associados - O Desafio do Modelo Tradicional versus o Digital”.

“Educação e Negócios: Um olhar sobre a Performance” foi o tema da palestra da superintendente educacional do Sicoob Universidade, Tatiana Matos (foto).

Para José Augusto Manzano Indalécio, do Sicoob União, as três palestras iniciais do evento trouxeram mensagens complementares. “As mensagens estão interligadas. Nesse momento de mudanças aceleradas em todos os aspectos da vida, da transformação do analógico para o digital, temos que observar a oportunidade para novos negócios e para uma nova forma de atender os associados, de maneira simples, ágil e cômoda”, comentou.

De Mato Grosso do Sul, do Cocresul, Elza Aparecida Jorge refletiu sobre a experiência já existente em Ponta Porã, em que a tecnologia proporciona o atendimento personalizado para cooperados do município sem uma agência física do Sicoob intermediado pelas plataformas digitais.

A “Geração de receitas num novo cenário” será tratada pelo gerente comercial de Produtos e Serviços do Bancoob, Ricardo de Amorim, enquanto a “Gestão de Risco de Crédito no Sicoob” será tema da participação de André Giovane Canavarros Alves, superintendente da Gestão de Risco do Bancoob.

O tema “Seguros: A lógica da oferta em nossas Cooperativas” será abordado pelo diretor comercial do Sicoob Seguradora, Guilherme Ciarrocchi Ferreira.

O diretor do Canal Cooperativas na MAPFRE Seguros, Ricardo Balbinot, explanará ao público sobre “A nova onda da personalização na oferta de seguro nas cooperativas”. Enquanto o diretor executivo do Sicoob Central MT/MS, Clademir Salmória, fala sobre “Evolução e Oportunidades”, o diretor administrativo e financeiro Emilio Junior de Souza trata do tema “Eficiência na gestão da carteira de crédito”.

Movimento Sicoob MT/MS 2017 convida participantes a fazerem história

17/11/2017

O Movimento Sicoob MT/MS 2017 foi aberto na manhã desta sexta-feira (17), na Pousada Penhasco, em Chapada dos Guimarães, e se estenderá por todo o dia com palestras, oficinas, apresentação do Planejamento Cooperativo 2018 e a premiação da “Caça ao Tesouro” lançada na edição passada. Com o tema “Pense grande. Faça história”, o Movimento deste ano dá continuidade ao processo de evolução iniciado em 2016, com foco na geração de novas atitudes e no aumento da proatividade.

Na abertura do evento, a presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, convidou os presentes a conscientizarem-se de sua importância e do Sicoob dentro do cooperativismo de crédito mato-grossense e sul-mato-grossense. Ela ressaltou que é preciso acreditar na capacidade de crescer e de que é possível ser ainda maior e melhor. O Movimento veio para fornecer as ferramentas para isso, frisou.

“É para isso que estamos reunidos neste momento, rodeados pela exuberância de Chapada dos Guimarães. Tudo isso foi pensado para que este seja um movimento inesquecível. Que mexa conosco de uma maneira especial. Desperte o grande potencial que existe em cada um, por meio de estratégias inteligentes que impactarão não apenas nossos negócios, mas também em nossas vidas”, disse Aifa.

Os participantes começaram a se movimentar já com o raiar do sol, numa caminhada por trilhas em meio à exuberante natureza de Chapada dos Guimarães. Uma forma de alimentar o público com boas energias para uma maratona de palestras. Serão nove ao todo, até as 17h40, com a participação de representantes do Bancoob, Sicoob Confederação, Sicoob Universidade, Sicoob Seguradora e Mapfre Seguros, além da Central MT/MS. Os temas vão de relacionamento com associados a gestão de carteiras, passando por gestão de riscos, eficiência e, claro, oferta de seguros.

O presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, destacou o momento extraordinário de mudanças globais, em especial as tecnológicas e as consequências dessas transformações que tocam o cooperativismo financeiro. “É preciso entender o fenômeno [da inovação tecnológica] e transformar nosso próprio jeito de ser instituição financeira. Nós do Sicoob fizemos uma história maravilhosa nos últimos 20 anos, mas não garante a nossa continuidade no mercado”.

Almada termina sua fala com um convite. “Se mudarmos o nosso modelo mental conseguiremos entrar no futuro”. Nós estamos fazendo o melhor para fazer o melhor cooperativismo do futuro e convidamos a todos para fazer parte dessa transformação”.

Após as palestras, tem apresentação do Planejamento Cooperativo 2018 e, à noite, o Movimento Sicoob MT/MS termina em grande estilo com uma palestra magna surpresa, a premiação dos melhores da Caça ao Tesouro lançada no ano passado e um coquetel de encerramento.

 

Sicoob inaugura agência em shopping de Cuiabá dia 22

A cooperativa também entrega a reforma e ampliação da agência localizada na Avenida Carmindo de Campos no dia 15 de setembro. 

Os cooperados do Sicoob terão à disposição duas agências a partir deste mês de setembro, em Cuiabá (MT). No dia 15, a agência localizada na Avenida Carmindo de Campos, que estava em reforma, será reinaugurada. E no dia 22 de setembro, uma nova agência será inaugurada no Shopping Três Américas.

A nova agência a ser inaugurada no shopping está localizada em um dos endereços mais nobres da capital mato-grossense. A agência fica no térreo, na entrada principal, localizada na Avenida Brasília, no bairro Jardim das Américas, e será a única instituição financeira com atendimento presencial dentro do Shopping Três Américas.

“Estar presente dentro do shopping significa oferecer serviços financeiros para lojistas, clientes do shopping, que estavam carentes de serviços bancários, e estar mais próximo dos cooperados que moram ou trabalham nessa região de Cuiabá”, pondera o Diretor Executivo do Sicoob Integração, Milton Jurandi dos Santos.

Na avenida Carmindo de Campos, endereço que concentra comércio moveleiro, automotivo e de serviços em Cuiabá, a agência do Sicoob foi totalmente reestruturada para oferecer mais conforto e acessibilidade aos associados.

 “Estamos ampliando a agência para oferecer mais conforto aos funcionários e aos cooperados, que também terão à disposição mais gerentes para o atendimento individual e personalizados, caixas eletrônicos e um novo layout do espaço”, afirma o diretor executivo do Sicoob Integração, Milton Jurandi dos Santos.

Para a presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, “os investimentos do Sicoob em novas agências e reformas na capital e no interior demonstram que o cooperativismo financeiro se mantém forte mesmo em tempos difíceis na economia”.

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país e mesmo em um cenário de retração econômica e crise política, o cooperativismo financeiro brasileiro tem superado as expectativas e apresenta um crescimento significativo este ano de 23,2% no número de ativos totais. Foram registrados R$ 83,4 bilhões somente no primeiro semestre, ante os R$ 67,7 bilhões alcançados no mesmo período do ano passado.

A entrega da nova agência e da reforma faz parte da política de expansão do Sicoob MT/MS. Em Mato Grosso, a cooperativa iniciou 2017 com a abertura de duas novas agências na Capital, uma no Shopping Popular do bairro do Porto, outra na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, coração financeiro e empresarial da Capital, e outras três no interior - Colíder, Nova Mutum e Campo Novo do Parecis -, além da reforma da agência localizada no Distrito Industrial de Cuiabá.

Já em Mato Grosso do Sul, a cooperativa inaugurou em agosto a quarta agência em Campo Grande e conta com outras duas no interior – Dourados e Maracaju.
 
Agenda
15 de setembro
Reinauguração da agência da Avenida Carmindo de Campos, 727-Jd California.
A partir das 18h
 
22 de setembro
Inauguração da agência no Shopping Três Américas, andar térreo
A partir das 18h
 

CADASTRE-SE

Receba nossos melhores conteúdos, sugestões de pautas e convite para eventos diretamente no seu e-mail.

CONTATO