Artigo

Um salve à afronta de ser jornalista

Feche os olhos e imagine o país liderado por um imperador, com trono, família real, monarquia, palácios e toda aquela parafernália aristocrática. Sim, esse Brasil já existiu. Hoje, não mais, embora até pareça às vezes. Em 07 de abril de 1831, Dom Pedro I renunciou ao cargo máximo de poder no país. Ok, mas o que isso tem a ver com um artigo sobre o dia do jornalista?

Continuando. A data surgiu da afronta da categoria e eu explico. O processo de renúncia de Dom Pedro I contou com episódios dramáticos, brigas, disputas de poder, muita denúncia de corrupção, e mais um monte daqueles acordos que permeiam a política desde que ela é política. Assim como a política agia como age, o jornalismo também. Giovanni Battista Líbero Badaró era um deles. Jornalista e médico, este italiano radicado no Brasil foi um dos maiores nomes da oposição ao imperador, com centenas de reportagens em que relatava os abusos da família real, liderados principalmente por Dom Pedro I, além das tentativas de censura à liberdade de imprensa. Algo que, infelizmente, volta à tona no Brasil de mitos e heróis que não honram capa alguma.

Os livros de história e também de jornalismo se dividem em afirmar se o imperador teve ou não a ver com o assassinato de Líbero Badaró, cerca de um ano antes da renúncia. O fato é que a morte dele levou também ao fim do primeiro reinado brasileiro. E jornalista, que é um povo debochado e afrontoso, dedicou a data da renúncia de Dom Pedro I para celebrar e homenagear a profissão. Daí 07 de abril ter sido escolhido.

Não é de se espantar que a imprensa seja o alvo preferido de políticos. “Mentirosos, caluniadores, inimigos do povo, comunistas, coxinhas, maconheiros, sensacionalistas, propagadores do ódio, pró-governo, do contra, hackers”. O dicionário de A a Z para xingar jornalista é lotado de verbetes. No fundo, todo jornalista sabe que será xingado em determinado momento da apuração e publicação de suas matérias. E, mesmo sabendo disso, continuamos. Seguimos, porque a vontade em escrever, e a afronta também, obviamente, está em nós. Para quem duvida, pergunte ao jornalista da roda qual sua matéria marcante. Aposto, com quase 100% de certeza, que será alguma em que foi possível desafiar alguém, um político, uma empresária, um juiz, uma prefeitura, o presidente. Gostamos disso.

Embora baleado e com várias cicatrizes, o jornalismo de verdade vive! Sua existência sempre foi, é e continuará sendo peça fundamental para a resistência de um povo. A pátria livre, que tanto lutaram para que fosse conquistada (e esperamos que assim continue), não fica em pé sem uma imprensa livre, honesta, ética e, por que não, afrontosa também.

Bruna Pinheiro é jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afrontosa e debochada, assim como qualquer mero jornalista. Escreve também na Pau e Prosa Comunicação, que pelo nome é outra afrontosa.

 

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Pau e Prosa e Femoda, juntos há quatro edições

A 9ª edição da Feira de Calçados, Confecções e Acessórios (Femoda), realizada pela Associação dos Representantes Comerciais de Mato Grosso (Assorep-MT), aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, no Cenarium Rural, em Cuiabá (MT), antecipando as tendências da coleção Outono/Inverno 2020.

Já é a quarta vez que a Pau e Prosa faz a assessoria de imprensa deste evento. Nesta edição, os serviços realizados foram:

– produção de releases;
– disparo de releases para veículos de interesse em Mato Grosso;
– reforço por follow (contato com cada jornalista/veículo);
– cobertura jornalística e fotográfica;
– alimentação do site da Femoda com notícias do evento.

A feira vem crescendo a cada edição. O evento registrou números crescentes tanto de visitantes como de negócios fechados, com um aumento considerável também na abrangência dentro do estado e até fora dele.

Na avaliação do presidente da Assorep-MT, João Gasparetto, o movimento de visitantes foi 30% maior em relação à anterior e o volume de negócios deve ter um incremento de 15%, sendo que a meta fixada para esse aumento de público era de 10%. “Esta Femoda foi um sucesso em todos os sentidos, os clientes gostaram, aprovaram as coleções, os lançamentos e todas as marcas. Os expositores e os gerentes que estiveram aqui acompanhando os representantes também ficaram bastante satisfeitos”, comemorou.

O resultado de publicações em jornais, sites e outros veículos de comunicação também não foi diferente:

Foram encontradas 42 notícias relativas ao período de 08/12/2019 até 07/02/2020 para a consulta Femoda, publicadas por 15 veículos distintos.

Veja em detalhe: http://bit.ly/2w7ltRo

A Pau e Prosa agradece a Femoda por, mais uma vez, confiar em nosso trabalho.
Até a próxima 😉

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