Femoda / Release

Feira de confecções soluciona lacuna de fornecedores no interior

14/06/2018

Em cidades do interior de Mato Grosso fazer negócio pode ser tarefa difícil. O principal problema enfrentado pelos lojistas na maioria das vezes é a falta de acesso aos fornecedores. As lojas Lenita, com atuação em Sorriso (396 Km de Cuiabá) e Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá), encontraram a solução para ganhar tempo e manter competitividade: participar de feiras com todos os nomes do mercado.

Cleivi Anita Zanatta Valdameri, uma das sócias responsáveis pelas lojas Lenita, planeja sua participação na 6ª edição da Femoda, feira de calçados confecções e assessórios que ocorrerá em Cuiabá entre os dias 22 e 24 de julho. Ela comentou sobre as vantagens.

“Com certeza é muito mais rápido. Se num dia normalmente eu consigo contato com dois ou três fornecedores de calçados, numa feira eu consigo trabalhar com mais de 10 fornecedores. Então eu tenho muito mais rendimento”, afirmou.

Além de ganhar tempo, Cleivi Anita entende que a reunião de vários fornecedores no mesmo espaço possibilita uma seleção melhorada das coleções. “Está tudo na vitrine. Consigo definir qual é a minha prioridade, qual marca eu preciso comprar”, comentou a empresária. Outro diferencial é trazer a fonte dos materiais ao local da futura venda.

“O fornecedor conhecer a região faz toda a diferença. Ele consegue me indicar qual o produto melhor para que eu possa comprar. Ele consegue auxiliar sobre qual o produto vai girar mais rápido na minha loja”, explicou Cleive.

A 6ª edição da Femoda, realizada pela Associação dos Representantes Comerciais de Mato Grosso (Assorep), ocorrerá no Cenário Rural, em Cuiabá, dos dias 22 a 24 de julho, das 9h às 19h. Para participar basta se inscrever pelo site www.femoda.com.br.

Femoda pauta planejamento de gigante do varejo em Mato Grosso

13/06/2018

A 6ª Feira de Calçados, Confecções e Acessórios (Femoda) é aguardada com expectativa por pequenos e grandes lojistas de Mato Grosso. Um exemplo perfeito é a Flamboyan. A gigante do varejo que atua no mercado de Mato Grosso há mais de 45 anos planeja boa parte de seu 2ª semestre pautada pelo evento.

Tiago de Oliveira Martins, diretor de compras da Flamboyan, aponta duas grandes vantagens em participar do evento. A primeira delas é a agilidade nas negociações. O velho adágio popular serve como referência: “tempo é dinheiro”.

“Essa feira é formatada pelos representantes comerciais. Alguns desses representantes comerciais falam em nome de mais de uma indústria. Então para nós, lojistas, facilita muito encontrar num único evento a síntese do que estaremos fazendo para a coleção. É claro, nós fazemos pesquisas, participamos de feiras em outros lugares, mas a Femoda é a mais produtiva para se trabalhar. Nós vamos direcionados e sabemos o que vamos fazer”, explicou.

Ainda conforme Tiago de Oliveira, a segunda grande vantagem é a regionalização do contato com os representantes. Em feiras realizadas em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, a relação acaba sendo feita de forma genérica, sem levar em conta as especificidades de MT.

“Na Femoda estão presentes gerentes, diretores e membros de indústrias nacionais. Os grandes nomes mais próximos de nós. É uma possibilidade para que eles enxerguem o mercado de forma regional, assim todos compreendem como é que funciona nosso mercado. Com isso, conseguimos melhores negociações e ações de marketing e de mídia. Esse olhar mais regionalizado do mercado favorece os clientes locais”, examinou o diretor de compras.

Feira de moda espera movimentar R$ 25 milhões oferecendo vantagens a lojistas

05/06/2018

A Associação dos Representantes Comerciais de Mato Grosso (Assorep) realiza em Cuiabá entre os dias 22 a 24 de julho a 6ª Femoda-MT - Feira de calçados, acessórios e confecções que oferece oportunidades de preços diferenciados e mercadorias exclusivas aos lojistas de todo Mato Grosso.

A última edição da feira, realizada em janeiro deste ano, movimentou significativamente a economia local. Exatos 74 estandes de 61 representantes negociaram R$ 23 milhões em mercadorias. O público do evento foi de 1.200 pessoas. Em 2018 as projeções são de números ainda maiores. A 6ª edição da Femoda já possui 75 estandes confirmados, com estimativa de negociação valorada em R$ 25 milhões. Há ainda a expectativa de que mais de 1300 pessoas circulem pela feira.

Contente com os números, João Gasparetto, vice-presidente da Femoda, comenta sobre sua experiência no setor com mais de 30 anos de atuação no mercado. “Tempos atrás estávamos acostumados a grandes feiras realizadas em estados do Sul e Sudeste. A proposta é regionalizar os eventos que se tornaram raros. Para os lojistas do Brasil central, negociar mercadoria perto de ‘casa’ é muito vantajoso”.

O varejo de calçados, vestuário e assessórios no Centro-oeste é cercado de desafios principalmente pela logística precária. A Femoda possibilita justamente que grandes marcas visitem a região. É a chance de lojistas de todos os tamanhos ficarem por dentro das tendências, prazos e condições especiais.  Além de garantir a antecipação da chegada do estoque;

Quando o lojista participa da feira tem condições de fazer o pedido de produtos de maneira mais dinâmica, ágil e sem deixar o estoque cair. O concorrente que não participa acaba ficando para trás, precisando aguardar a disponibilidade de um representante.

Para divulgar o evento, João Gasparetto já realizou visitas ao presidente da Associação Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad), Marcos Taveira, e ao presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Alessandro Morbeck Teixeira.

O evento conta com apoio também da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Mato Grosso (Core-MT), Sindicato dos Representantes Comerciais (Sirecom), Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec).

A 6ª edição da Femoda ocorrerá no Cenário Rural, em Cuiabá, dos dias 22 a 24 de julho, das 9h às 19h. Para participar basta se inscrever pelo site www.femoda.com.br.